Pular para o conteúdo principal

Prefeito Sarto fiscaliza ações de limpeza e terraplanagem no Álvaro Weyne e anuncia projeto de urbanização

  Orçadas em cerca de R$ 9,9 milhões, as obras têm prazo de execução de 12 meses   COMPARTILHAR   “A Prefeitura de Fortaleza tem um belíssimo projeto de urbanização para a área, com recurso já garantido e empresa licitada", informou Sarto (Foto: Tainá Cavalcante) O prefeito Sarto fiscalizou, nesta quinta-feira (18/04), as ações de limpeza e terraplanagem iniciadas hoje no bairro Álvaro Weyne. O local virou ponto de descarte irregular de lixo e representa um risco para a saúde, já que favorece a proliferação de mosquitos. A Prefeitura de Fortaleza elaborou um projeto de urbanização, que inclui a construção de um letreiro na entrada do bairro. As obras vão contemplar uma área de 30 mil m² localizada entre a rua José Acioli e a av. Dr. Theberge. De acordo com Sarto, a lama e o excesso de lixo representam um risco de proliferação de mosquitos. “Nós temos aqui um depósito irregular de lixo e a água está quase a um metro de profundidade, com lixo e lama, um risco iminente de epidemia de

Associação Caatinga promove o 33° Vem Passarinhar no início de agosto




O evento tem o objetivo de fortalecer a Reserva Natural Serra das Almas, em Crateús (CE), como um importante ponto de observação de aves no roteiro nacional


Entre os dias 5 e 7 de agosto, acontecerá o 33° Vem Passarinhar CE, evento que estimula a observação de aves, prática conhecida mundialmente como birdwatching (observação de pássaros). A ação faz parte do projeto No Clima da Caatinga (NCC), iniciativa da Associação Caatinga (AC) com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.


O evento será realizado na Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), unidade de conservação gerida pela AC desde 2000, e contará com caminhadas pelas trilhas da reserva para observação e registros fotográficos de aves. 

A Serra das Almas foi escolhida para receber o evento por ser um local de biodiversidade conservada e protegida. Com 6285 hectares de extensão, a área é a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Ceará e está localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI).


Além disso, a RNSA é abrigo para aquilo que mais interessa aos observadores de aves: uma fauna diversa e conservada. A área protegida pela equipe do No Clima da Caatinga abriga mais de 230 espécies de aves, muitas dessas ameaçadas de extinção e/ou endêmicas, ou seja, que só existem no bioma Caatinga. 


A 33° edição do Vem Passarinhar CE é fechada para convidados e irão participar observadores de aves da região, pesquisadores, ornitólogos, jornalistas, guias e outros profissionais. Para o público externo que tenha interesse, é possível participar de um sorteio de uma vaga para o evento. As instruções de participação do sorteio estão no instagram da Associação Caatinga (@acaatinga https://www.instagram.com/acaatinga/?hl=pt-br ) e do No Clima da Caatinga (@noclimadacaatinga https://www.instagram.com/noclimadacaatinga/?hl=pt-br ).


Samuel Portela, coordenador técnico do No Clima da Caatinga, explica que um dos objetivos da iniciativa é “incluir, cada vez mais, a Reserva Natural Serra das Almas nos roteiros dos observadores de pássaros do meio nacional e internacional, além de apresentar esse paraíso da conservação para quem ainda não o conhece”.


A Associação Caatinga faz parte do Grupo de Assessoramento Técnico do Plano Ação Nacional para Conservação das Aves da Caatinga (PAN Aves da Caatinga) e uma de suas metas como articuladora é promover ações de educação ambiental e campanhas de combate à caça e ao tráfico destas aves. A Reserva Natural Serra das Almas possui, inclusive, um guia sobre as aves da região. O material pode ser adquirido por meio do site da instituição. (https://www.acaatinga.org.br/produto/guia-de-aves-rnsa/).


A RNSA dispõe de guias e está aberta para visitação todos os dias da semana. O agendamento da visita deve ser realizado com pelo menos quatro dias de antecedência, através do telefone (88) 3691.8671 ou e-mail:  caatinga@acaatinga.org.br.


Vem Passarinhar

O Vem Passarinhar foi criado pelo Observatório de Aves – Instituto Butantan, em 2014. O objetivo da iniciativa é promover a conexão das pessoas com a natureza e, ao mesmo tempo, envolvê-las no monitoramento das aves dentro do conceito de ciência cidadã. “O Vem Passarinhar busca contribuir com a gestão de áreas protegidas por meio da sensibilização ambiental, sempre promovendo discussões sobre caça, captura e tráfico de aves, além de proporcionar aos participantes um contato maior com a natureza”, destaca Cecília Licarião, coordenadora do Vem Passarinhar CE. 


Reserva Natural Serra das Almas

A Reserva Natural Serra das Almas é a maior RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) do Ceará e resguarda quatro nascentes, sete trilhas ecológicas, exposições e réplicas de animais em tamanho real. O espaço também oferece alojamento com refeitório, dormitório e loja física para os visitantes. Além disso, o local é reconhecido pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga por abrigar uma representativa área de Caatinga preservada e pela interação com as comunidades rurais do seu entorno.


A Serra das Almas também contribui significativamente com a biodiversidade da Caatinga, pois evita o escoamento de 1,5 bilhão de litros de água e estoca quase 600 mil toneladas de carbono, além de sequestrar, anualmente, mais de 23 mil toneladas de carbono da atmosfera.


Projeto No Clima da Caatinga

O Projeto No Clima da Caatinga tem patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e atualmente está na quarta fase. Trata-se de um projeto inovador que alia ações de conservação e de desenvolvimento local sustentável, mobilizando a população local em defesa da Caatinga e gerando alternativas de geração de renda para a população do semiárido. O projeto, que surgiu em 2011, gera resultados e impactos importantes na melhoria da qualidade de vida do sertanejo, na conservação da Caatinga e na diminuição de efeitos potencializadores do aquecimento global.


Sobre a Associação Caatinga

A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.