Pular para o conteúdo principal

Comissão aprova aumento de vantagens para professores da educação básica

    - Foto: Dário Gabriel Nesta terça-feira (08/05), a  Comissão de Educação Básica  da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou 13 proposições. De autoria  do Poder Executivo,  o  projeto de lei  n.º  31/24  cria e aumenta vantagens aos profissionais do grupo ocupacional magistério da educação básica no Ceará. De autoria dos deputados, foram aprovados nove projetos de lei. O de n.º  364/2023 , da deputada Lia Gomes (PDT), dispõe sobre a disponibilização de disciplina eletiva na grade escolar aos alunos do ensino médio para identificação e prevenção de situações de violência intrafamiliar e abuso sexual. O projeto recebeu uma emenda de autoria do deputado Nizo Costa (PT). O PL n.º  893/2023 , do deputado Renato Roseno (Psol), trata sobre a inclusão da temática da educação climática no programa de ensino das escolas da rede pública do Estado. De autoria da deputada Luana Ribeiro (CIdadania), o projeto de lei n.º  1036/2023  institui a campanha Leitura Solidária no estad

Visitação do 73º Salão de Abril inicia no dia 8 de setembro na Casa do Barão de Camocim

 Com mais de sete décadas de história, a edição de 2022 do Salão de Abril abre para visitação do público no próximo dia 8 de setembro, às 10h. Esta é a 73ª edição do evento de artes visuais. A iniciativa é uma ação da Prefeitura de Fortaleza, por meio da sua Secretaria da Cultura e do Instituto Cultural Iracema (ICI). O Salão ocorre no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim e ficará aberto para visitação de terça a sexta-feira, sempre das 10h às 17h, e aos sábados das 10h às 16h. O acesso é gratuito. 

“O Salão de Abril é um espaço de ousadia, de arte de vanguarda. Um evento que acolhe diversas ideias e formatos para contar uma história de arte, conduzida através do olhar sensível e experiente da equipe curatorial", contextualiza o secretário municipal da Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, que convida: “todos os anos, o Salão se torna um espaço importante de diálogo com o que ocorre no Ceará e no País, quando se fala em artes visuais. É um evento imperdível. Convidamos a todos os fortalezenses e turistas para prestigiarem as artes plurais que estarão expostas”. 

Edição número 73

Para a diretora-presidente do Instituto Cultural Iracema, Cássia Campos, ao longo da sua existência, o Salão de Abril tem se consolidado enquanto espaço plural de fruição, que ajuda a projetar e conectar as diversas produções no campo das artes visuais no Ceará. “É uma alegria imensa poder contribuir para com uma das mostras mais importantes e antigas do Brasil, que atua como um catalisador da arte sempre em diálogo com o que ocorre no país", completa.

Para esta edição do Salão de Abril, 33 projetos artísticos foram selecionados, sendo 30 do estado do Ceará e outros três dos estados: Piauí, Paraíba e Bahia. Compuseram a equipe curatorial: o cearense Jared Domício, a pernambucana Ué Prazeres e o paulista Rafael Domingos.

“A temática nos requer, enquanto equipe curatorial, um cuidado minucioso para não reproduzirmos os mitos e fundamentos de certas produções modernas que foram criadas e difundidas por e para um grupo muito específico do sudeste do Brasil”, contextualiza Ué Prazeres. Para o curador Jared Domício, o formato desta mostra de arte é diferenciado: “ao contrário do que muita gente pensa, um salão não está relacionado com um aval de trabalhos bons ou ruins, até porque com a quantidade de projetos inscritos, em cada salão, seria até ingênuo pensar que ótimos trabalhos não ficam de fora”.

Sobre os diferentes olhares no processo de seleção dos trabalhos, Rafael, terceiro curador desta edição, aponta a importância da diversidade e a pluralidade: “para mim, o mais importante é a diversidade e a pluralidade. Há critérios estabelecidos, que são incontornáveis, como a coerência conceitual, a qualidade formal e poética, e o caráter inovador dos trabalhos. Somado a isso, considero fundamental que a curadoria assegure uma seleção plural, em todos os sentidos, que seja capaz de apresentar ao público não apenas um, mas muitos perfis diferentes”.

Confira aqui a lista de artistas de trabalhos selecionados

Homenagens

A temática desta edição dialoga com o centenário de um dos períodos disruptivos da cultura brasileira, a Semana de 22, e homenageia também os centenários de Antônio Bandeira (1922 - 1967) e Aldemir Martins (1922 - 2006). Marco histórico, polêmico e que, nesta homenagem, receberá uma abordagem diferenciada e propositiva, o movimento cultural ocorreu em São Paulo, entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, no Theatro Municipal da Cidade. 

O evento reuniu artistas das mais diversas linguagens e abordagens, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Heitor Villa-Lobos, Di Cavalcanti, entre outros. A Semana de 22, ou Semana de Arte Moderna, reverbera até hoje, sendo um movimento que abriu possibilidades para movimentos como a Tropicália. 

Entre os homenageados cearenses, Bandeira foi um dos maiores artistas visuais do Estado e do Brasil, figura que dialoga com o Salão desde sua origem, tendo sido o primeiro vencedor da mostra, no ano de 1943. Bandeira, junto de outros artistas da época, como o também artista plástico cearense Aldemir Martins, grande nome das artes no País e no exterior, integravam a Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), que, em 1946 assumiu a realização do Salão de Abril. 

Aldemir foi pintor, gravador, desenhista e ilustrador, atuou em diversas frentes, mobilizando artistas e abrindo frentes. Teve participação em eventos nacionais e internacionais em países como Espanha, Peru, Suécia, Paris, Suíça e Japão.

O Salão ficará aberto para visitação durante todo o mês de setembro e em parte de outubro, indo até o dia 22 deste mês. Os catálogos de outras edições do evento, bem como o mapeamento de artistas e obras que já participaram estão disponíveis no site do Salão de Abril.

Serviço
Abertura: 08/ de setembro
Horário: 10h
Funcionamento: de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados das 10h às 16h
Local: Centro Cultural Casa Barão de Camocim: Rua General Sampaio, 1632 - Centro
O acesso é gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.