Pular para o conteúdo principal

Durante patrulhamento, PMCE realiza prisão e apreende armas e munições em Pedra Branca

  Uma ofensiva da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou, na noite dessa quarta-feira (10), na prisão em flagrante de um suspeito de integrar organização criminosa, em Pedra Branca – Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20) do estado. O homem, de 19 anos, estava em posse de duas espingardas e munições calibre 12. Ele foi conduzido até uma unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e colocado à disposição da Justiça. Durante patrulhamento, os policiais militares do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) realizaram a abordagem de um indivíduo em uma motocicleta na localidade de Sítio Fundão, zona rural de Pedra Branca. No bolso do homem foram encontradas duas munições calibre 12, enquanto, na residência deste, foram apreendidas duas espingardas, dois canos de espingarda e mais cinco munições calibre 12. Diante desses fatos, o suspeito foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Tauá, unidade plantonista da Polícia Civil do Estado do...

Cajucultura. Produtores discutem novas tecnologias para fortalecer a atividade

 





Uma das atividades mais importantes para o agronegócio cearense, a cajucultura perdeu espaço nos últimos anos e viu as exportações de castanha caírem pela metade. Segundo dados do IBGE, a produção de castanhas recuou 29,6%, passando de 121,0 mil toneladas para 85,1 mil.


Com o objetivo de fortalecer a cajucultura no estado através da implementação de novas tecnologias, produtores rurais reuniram-se nesta nesta terça-feira, durante programação da Feira da Agricultura Familiar, que acontece em Santana do Acaraú. 


Segundo o produtor, Francisco Fagner Lopes, faltam políticas públicas voltadas para o pequeno agricultor. “Produzir não é difícil. O difícil é vender. Falta capacitação. O pequeno produtor não sabe vender. Treinamentos sobre precificação e acesso ao mercado são fundamentais nesse processo”, avalia o produtor de caju. 


Hoje, o agente comunitário por formação e, também, produtor já conta com 10 funcionários e sonha em expandir a produção de cajuína que mantém na pequena comunidade do Chora, em Santana do Acaraú. “Piauí soube explorar a produção da cajuína como combate à pobreza e, atualmente, é o segundo maior produtor do Brasil”, explica Fagner. 


Para melhorar a produtividade por hectare são muitos os desafios do setor. A renovação das áreas plantadas, como a substituição do cajueiro velho pelo cajueiro anão, é um deles. “Assistência técnica para o pequeno produtor deve ser permanente. Hoje a tecnologia permite o aproveitamento integral da fruta; porém, os menores também precisam ter acesso”, ressalta Fagner. 


Cajucultura em números 

No Ceará, a cajucultura gera 25.812 empregos diretos por ano e 75 mil indiretos. A estimativa é que 53 mil produtores explorem economicamente a cultura do caju. Em 2022, a área plantada total aumentou de 271,063 hectares pra 272,578. O Ceará deve fechar o ano com uma produção de 68,886 toneladas. 


Feira da Agricultura Familiar

Com objetivo de divulgar produtos e promover o empreendedorismo, teve início nesta terça-feira (01/11) a 2ª edição da Feira da Agricultura Familiar do Ceará. O evento segue até o dia 3 de novembro, em Santana do Acaraú-CE, e será paralelo à FEMUSA – Feira Municipal de Santana do Acaraú, que está em sua 34ª edição.


Para o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Santana do Acaraú, Arlene Farias, a Feira é uma oportunidade de aquecer a agricultura familiar. “Durante os três dias de festa, a expectativa é movimentar R$100 mil em comercialização de produtos, além das palestras técnicas e apresentações culturais para a população”, explica Arlene. 


Serviço

2ª edição da Feira da Agricultura Familiar do Ceará  

Período: 1 a 3 de novembro de 2022

Local: Praça São João. Avenida São João, Santana do Acaraú-CE.

Evento gratuito e aberto ao público

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.