Pular para o conteúdo principal

Henry Borel: júri popular de Monique e Dr. Jairinho será em março Data é definida após mais de quatro anos de trâmites processuais

   Justiça do Rio de Janeiro marcou para 23 de março de 2026 o júri popular de Monique Medeiros e do ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho, acusados da morte do menino  Henry Borel , em 2021. A definição da data ocorre após mais de quatro anos de trâmites processuais e recursos da defesa dos réus. Ao comentar a decisão em rede social, o pai de Henry, Leniel Borel, que atua como assistente de acusação, destacou a dor da espera. “Tenho mais tempo lutando por justiça pelo meu filho do que o tempo que tive com ele em vida. O Henry viveu só quatro anos. Eu acordo e durmo com o mesmo pedido: que a verdade sobre o que fizeram com o meu filho seja dita diante de toda a sociedade”, lamentou Leniel. Para o pai da vítima, a marcação do júri traz um misto de esperança e sofrimento. “Ver a data do júri marcada é como reabrir uma ferida que nunca cicatrizou. Dói muito, mas também me dá esperança de que, enfim, o Henry será ouvido pela Justiça. Não é um pr...

Cajucultura. Produtores discutem novas tecnologias para fortalecer a atividade

 





Uma das atividades mais importantes para o agronegócio cearense, a cajucultura perdeu espaço nos últimos anos e viu as exportações de castanha caírem pela metade. Segundo dados do IBGE, a produção de castanhas recuou 29,6%, passando de 121,0 mil toneladas para 85,1 mil.


Com o objetivo de fortalecer a cajucultura no estado através da implementação de novas tecnologias, produtores rurais reuniram-se nesta nesta terça-feira, durante programação da Feira da Agricultura Familiar, que acontece em Santana do Acaraú. 


Segundo o produtor, Francisco Fagner Lopes, faltam políticas públicas voltadas para o pequeno agricultor. “Produzir não é difícil. O difícil é vender. Falta capacitação. O pequeno produtor não sabe vender. Treinamentos sobre precificação e acesso ao mercado são fundamentais nesse processo”, avalia o produtor de caju. 


Hoje, o agente comunitário por formação e, também, produtor já conta com 10 funcionários e sonha em expandir a produção de cajuína que mantém na pequena comunidade do Chora, em Santana do Acaraú. “Piauí soube explorar a produção da cajuína como combate à pobreza e, atualmente, é o segundo maior produtor do Brasil”, explica Fagner. 


Para melhorar a produtividade por hectare são muitos os desafios do setor. A renovação das áreas plantadas, como a substituição do cajueiro velho pelo cajueiro anão, é um deles. “Assistência técnica para o pequeno produtor deve ser permanente. Hoje a tecnologia permite o aproveitamento integral da fruta; porém, os menores também precisam ter acesso”, ressalta Fagner. 


Cajucultura em números 

No Ceará, a cajucultura gera 25.812 empregos diretos por ano e 75 mil indiretos. A estimativa é que 53 mil produtores explorem economicamente a cultura do caju. Em 2022, a área plantada total aumentou de 271,063 hectares pra 272,578. O Ceará deve fechar o ano com uma produção de 68,886 toneladas. 


Feira da Agricultura Familiar

Com objetivo de divulgar produtos e promover o empreendedorismo, teve início nesta terça-feira (01/11) a 2ª edição da Feira da Agricultura Familiar do Ceará. O evento segue até o dia 3 de novembro, em Santana do Acaraú-CE, e será paralelo à FEMUSA – Feira Municipal de Santana do Acaraú, que está em sua 34ª edição.


Para o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Santana do Acaraú, Arlene Farias, a Feira é uma oportunidade de aquecer a agricultura familiar. “Durante os três dias de festa, a expectativa é movimentar R$100 mil em comercialização de produtos, além das palestras técnicas e apresentações culturais para a população”, explica Arlene. 


Serviço

2ª edição da Feira da Agricultura Familiar do Ceará  

Período: 1 a 3 de novembro de 2022

Local: Praça São João. Avenida São João, Santana do Acaraú-CE.

Evento gratuito e aberto ao público

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.