Pular para o conteúdo principal

Copa São Paulo: Ceará é superado pelo Grêmio por 3 a 0 nas quartas de final e se despede com campanha histórica

  Retrospecto do Alvinegro de Porangabuçu na competição conta com cinco vitórias Link para compartilhamento:    Copiar Igor de Castro / Ceará SC Na manhã deste domingo, 18, o Ceará encarou o Grêmio pelas quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior no Estádio Zezinho Magalhães, em Jaú. O Mais Querido acabou superado por 3 a 0 e se despediu da competição com campanha histórica entre os oito melhores. Pela primeira vez na sua história, o Time do Povo alcançou as quartas de final da Copinha. A trajetória do Vovô na competição contou com cinco vitórias e duas derrotas, anotou 13 gols e sofreu sete tentos. Na fase de grupos, o Vovô venceu o Olímpico/SE por 2 a 0 e o Carajás/PA por 3 a 0 e, na última rodada, sofreu um revés diante do Grêmio Prudente, encerrando a primeira fase na 2ª colocação do Grupo 6. No mata-mata, o time comandado por Mateus Oliveira derrotou o Athletico por 2 a 1, na 2ª fase, o Grêmio Prudente, por 3 a 1, na 3ª fase, e o XV de Jaú, por 2 a 0, nas o...

Hospital e UPAs de Caucaia aplicam protocolo de dor torácica para diagnóstico em até dez minutos



 

A dor no peito pode significar desde um simples problema gastrointestinal até um risco de vida em casos de infarto. O paciente que procura o Hospital Dr. Abelardo Gadelha da Rocha e as UPAs de Caucaia, unidades de saúde geridas pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde - INTS, com sintomas de dor torácica passa por um novo protocolo que pretende reduzir a mortalidade por doenças cardíacas.

 

Uma das principais ações é o tempo de atendimento. O novo protocolo estabelece uma média de até dez minutos para a realização do eletrocardiograma e avaliação médica. De acordo com Thiago Mariz, diretor clínico e gerente médico do hospital, a nova conduta foi baseada em protocolos utilizados mundialmente. “Temos experiências positivas em outros países que ao realizar o exame cardíaco e diagnóstico nesse intervalo de dez minutos, temos mais chances de reduzir a mortalidade do paciente que está infartando. Entre as equipes de saúde nós costumamos dizer que “tempo é músculo”, porque quanto mais tempo eu perco, mais músculo cardíaco eu estou perdendo, então a agilidade na resposta desse tipo de doente é essencial”, ressalta.

 

No hospital, após o atendimento na recepção o paciente é direcionado para a triagem clínica e de acordo com os sintomas apresentados como dor no peito, pontadas, queimação, ou outro que sinalize dor torácica é aberto o protocolo que segue padrões e condutas. Dependendo da  gravidade do caso, o paciente poderá ser transferido pela equipe do SAMU para os hospitais de referência em atendimento cardíaco.

 

O novo protocolo passou a ser implantado no hospital em agosto e até outubro foram atendidos 280 pacientes com queixa de dor torácica. Através do processo é possível identificar também algumas alterações cardíacas e reduzir o risco futuro de infarto. “Quando se cria um protocolo a gente tá garantindo que o paciente com uma dor minimamente suspeita seja avaliado com um olhar mais cuidadoso. Às vezes o paciente não está infartando, mas ele tem uma angina (doença cardíaca que causa dor no peito) e ele precisa receber o tratamento adequado para não correr o risco de infartar no futuro. A nossa expectativa é reduzir mortalidade,” destaca Thiago Mariz.

 

Nas Unidades de Pronto Atendimento, UPAs o protocolo segue o fluxo semelhante ao do hospital. “Após passar pelo acolhimento na classificação de risco com sinais e sintomas sugestivos de infarto a equipe de atendimento abre o protocolo e preenche com todas as informações necessárias como por exemplo, o tipo de dor relatada e horário do início dos sintomas”, explica Bárbara Lellis, gestora da UPA Centro. Após realizar o eletrocardiograma e ser avaliado pelo médico, o paciente recebe a assistência de acordo com o diagnóstico.“Caso seja positivo para infarto, ou qualquer alteração cardíaca, o paciente é conduzido para o setor de observação adulto ou sala vermelha e será transferido para o hospital de referência”, disse Evilene Rocha, gestora da UPA Jurema.

 

Para capacitar os profissionais foi realizado um treinamento com toda a equipe envolvida no atendimento. O protocolo de dor torácica adotado pelas unidades de saúde faz parte do projeto de qualificação dos processos de assistência ao paciente implantado pelo INTS que desde março assumiu a gestão do hospital e das UPAs de Caucaia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.