Pular para o conteúdo principal

Às vésperas de possível extradição, Lula pede liberdade de Assange Nesta segunda-feira, tribunal britânico decide futuro do jornalista

  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a pedir neste domingo (19) a libertação do jornalista Julian Assange, preso no Reino Unido e acusado de espionagem pelos Estados Unidos da América (EUA). O fundador do  site  WikiLeaks aguarda a decisão do Supremo Tribunal de Londres nesta segunda-feira (20) que pode extraditá-lo para os EUA. Lula afirmou que o jornalista deveria ter sido premiado por revelar "segredos dos poderosos" ao invés de estar preso: "espero que a perseguição contra Assange termine e ele volte a ter a liberdade que merece o mais rápido possível." Acusação Assange enfrenta 18 acusações baseadas na Lei de Espionagem dos EUA. Se condenado, pode pegar até 175 anos de prisão. Ele é acusado por ter revelado 250 mil documentos militares e diplomáticos confidenciais que revelaram crimes de guerra e abusos de direitos humanos ocorridos nas guerras do Afeganistão e do Iraque. As autoridades estadunidenses querem condenar Assange argumentando que suas açõ

Quatro hospitais do CE ficam entre os melhores públicos do Brasil em ranking inédito

 

Iniciativa do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde, em parceria com a OPAS, o Instituto Ética Saúde e a ONA, reconheceu as instituições do SUS mais eficientes, bem avaliadas por usuários e que oferecem qualidade e segurança aos pacientes


 Uma premiação nacional inédita realizada nesta terça-feira, 8 de novembro, em Brasília (DF), revelou quais são os 40 melhores hospitais públicos do Brasil.

           A iniciativa do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a OPAS/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde), Instituto Ética Saúde (IES) e ONA (Organização Nacional de Acreditação), reconheceu as instituições hospitalares do SUS (Sistema Único de Saúde) consideradas mais eficientes, bem avaliadas pelos usuários e que se destacam pela qualidade e pela segurança proporcionada aos pacientes.

           O primeiro colocado do ranking do “Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil” foi o Hospital Estadual de Sumaré, localizado na região de Campinas, interior do Estado de São Paulo. Em segundo lugar, empatados, ficaram o Hospital Geral de Itapecerica da Serra, situado na região metropolitana da Grande São Paulo, e o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcantara, de Fortaleza, no Ceará.

O terceiro colocado na premiação foi o Hospital Estadual de Diadema, que fica na região do ABCD, na Grande São Paulo (veja abaixo a relação completa dos premiados). No Ceará, além do Hospital Dr. Waldemar Alcântara, entraram no ranking nacional o Hospital Regional do Sertão Central (Quixeramobim), empatado em nono lugar com o Hospital Regional Norte (Sobral), e o Hospital Regional do Cariri (Juazeiro do Norte), que ficou em décimo-quarto lugar.

           Foram reconhecidos os hospitais públicos que possuem atendimento 100% financiado pelo SUS. As instituições premiadas possuem diferentes formatos de gestão e estão localizados em 11 diferentes estados do país.

Participaram da seleção os hospitais com Acreditação de nível 3 (excelência) emitido pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) ou com certificação de qualidade plena internacional. No total, 136 hospitais públicos de todo o Brasil foram avaliados pela comissão julgadora, formada pelos representantes das instituições envolvidas na organização do prêmio (Ibross, OPAS/OMS, IES e ONA) e pela professora e pesquisadora Mariana Carreira, da FGV-Saúde.

Para estabelecer a pontuação foram utilizados critérios como as avaliações dos usuários dos serviços disponíveis no Google Business, tempo de certificação de cada instituição e cálculo de eficiência (produção hospitalar em relação aos recursos financeiros empregados), este último medido em parceria com a Escola de Economia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

“A intenção com esse reconhecimento inédito é estimular ainda mais que os hospitais públicos brasileiros busquem cada vez mais aperfeiçoar seus serviços e mecanismos de gestão, ganhando em eficiência, resolutividade e qualidade à população usuária do SUS”, afirma o presidente do Ibross, Flávio Deulefeu.

Segundo ele, um dos caminhos na busca pela excelência é a Certificação de Qualidade Hospitalar, pois se trata de processo de avaliação contínua, que ajuda na aprendizagem dos profissionais de saúde e gestão, além de contribuir para a melhoria dos processos internos, com objetivo de oferecer qualidade na assistência aos usuários.

“O Ibross tem compromisso sólido com o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde. Somos, por meio das Organizações Sociais de Saúde (OSS), parceiros na gestão de unidades de saúde do SUS - hospitais, unidades de atenção primária, unidades de pronto atendimento e outras - com recursos públicos. Temos tido muito sucesso, prestando assistência de qualidade, com excelentes resultados em todo o país, e os desafios são diários”, explica Deulefeu

“Vale ressaltar que os hospitais Acreditados já são serviços que buscam excelência e representam um pequeno grupo de qualidade. São menos de 400, num universo de 8.870. O IBROSS está destacando os melhores desta seleção de elite, como forma de reconhecimento e incentivo. Nós desejamos o SUS que funciona, o SUS de qualidade. Para isso nossa instituição foi criada.” afirma o Secretário Geral do Ibross, Renilson Rehem.

 

Números

           Em 2021, o Brasil tinha 8.870 estabelecimentos hospitalares, com 490.397 leitos. De um total de 6.400 hospitais (gerais e especializados), menos de 400 são acreditados (menos de 6%). Do total de hospitais certificados, 16,5% (63) são públicos e atendem exclusivamente pelo SUS.

No Brasil, hoje, são 200 “Acreditados ONA 3” (nível de excelência). Apenas 34 hospitais públicos mantêm esse último nível de Acreditação. Em relação a distribuição geográfica, observa-se maior concentração desses em São Paulo, 18 dos 34 (53%). Os demais estão assim distribuídos: três em Goiás (9%), três no Pará (9%), três no Ceará (9%), dois em Minas Gerais (6%), um na Bahia (3%) e um em Santa Catarina (3%).

Dos 47 hospitais certificados pelo sistema americano, três são públicos (6%). Dois em São Paulo (67%) e um no Rio Grande do Sul. Dos 75 hospitais pelo sistema canadense, nove são púbicos (12%). Sendo 90% em São Paulo, oito dos nove acreditados. Dos quatro hospitais certificados pelo sistema espanhol, um é público (25%).


Sobre o Ibross

O Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (IBROSS) é a entidade nacional representativa das Organizações Sociais de Saúde (OSS), instituições filantrópicas do terceiro setor, sem fins lucrativos, responsáveis pelo gerenciamento de serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país, em parceria com secretarias municipais e estaduais de saúde. Desde sua criação, em novembro de 2016, tem como objetivo disseminar o modelo de gestão de equipamentos de saúde como hospitais, ambulatórios, postos de saúde, unidades de pronto atendimento, clínicas de especialidades e serviço de atendimento móvel de urgência, realizado por meio de parcerias firmadas entre as organizações sociais e o poder público.

Atualmente, o IBROSS reúne 21 entidades sem fins lucrativos que administram hospitais e outros serviços públicos de saúde. Juntos gerenciam mais de 800 unidades de saúde e empregam 95 mil pessoas. As unidades contam com mais de 15 mil leitos e realizam, em um período de um ano, cerca de 700 mil internações e mais de 750 mil cirurgias. Também são responsáveis por mais de 40 milhões de consultas, quase 50 milhões de exames e chegam a registrar aproximadamente 10 milhões de atendimentos de urgência e emergência.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.