A Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreendeu um revólver calibre 38, seis munições intactas e uma munição calibre 12, durante uma ação realizada na manhã dessa segunda-feira (17), em Paracuru, Área Integrada de Segurança 23 (AIS 23) do Estado. O material foi localizado por uma equipe da Força Tática da 1ª Companhia do 23º Batalhão, que diligenciou em uma área de matagal onde havia ocorrido um confronto entre grupos suspeitos dias antes. A equipe localizou um acampamento improvisado e, após seguir rastros e realizar uma varredura minuciosa, encontrou o armamento calibre 38 com as respectivas munições intactas. Em outro ponto da área, também foi encontrada uma munição calibre 12. Todo o material apreendido foi apresentado na Delegacia Municipal de Paracuru, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde o caso foi registrado e os procedimentos necessários foram adotados. *Com informações da Assessoria de Comunicação da PMCE
Técnicos da Semace debatem gestão da fauna silvestre no 1º Fórum de Gestão da Fauna Silvestre no Estado do Ceará
Técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) estiveram presentes no 1º Fórum de Gestão da Fauna Silvestre no Estado, evento que acontece nos dias 3 e 4 de novembro, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ). O evento é uma parceria da Semace com o Ibama e o Ministério Público Estadual.
O fórum tem como objetivo convergir diretrizes e discutir os principais problemas na gestão da fauna silvestre em cativeiro e vida livre, além de pensar propostas e soluções com os diferentes atores envolvidos na temática.
O superintende da Semace, Carlos Alberto Mendes, parabenizou a realização do evento destacando sua importância para pensar e discutir com as instituições parceiras e soluções inteligentes. Além disso, o titular da pasta salientou sobre os desafios e gargalos que existem na gestão da fauna. “Mesmo com todo o planejamento, as dificuldades de infraestruturas existem”, observou.
Carlos Alberto finalizou sua fala celebrando a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o Ibama para ajuda de custeio do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).
A programação dessa quinta-feira (3) seguiu com o tema Gestão da Fauna Silvestre no Estado do Ceará: cenários e perspectivas. Como presidente da mesa, a diretora de Fiscalização da Superintendência, Carolina Braga, falou da importância do Fórum para o estado do Ceará, da relevância de trazer os problemas e discutir as dificuldades institucionais e soluções. “Há bastante que ansiávamos por uma oportunidade como essa”, frisou a gestora. A mesa ainda contou com a participação do fiscal ambiental e assessor técnico do setor de Fauna da Semace, Roberto Carvalho.
O evento pode ser acompanhado através do canal do Youtube do MPCE.
Saiba mais
O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre Semace e Ibama tem como objetivo estabelecer compromisso de cooperação técnica entre os órgãos visando à gestão compartilhada dos recursos faunísticos silvestres do estado, incluindo a recepção, identificação, marcação, triagem, avaliação, recuperação, reabilitação e destinação de animais silvestres recebidos nesse centro, provenientes de ações fiscalizatórias.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.