Dia C: Prefeitura de Fortaleza realiza 600 procedimentos em segundo mutirão de Cirurgias Ação da rede municipal integra mobilização do Governo do Ceará que tem o objetivo de alcançar mais de três mil procedimentos em todo o Estado Compartilhe: A mobilização envolveu 15 unidades da Rede Municipal de Saúde, entre equipamentos próprios e contratualizados, e foram contempladas 15 especialidades. (Foto: Marcos Moura) A Prefeitura de Fortaleza promoveu, neste sábado (22/11), o segundo mutirão de cirurgias eletivas de 2025, com a realização de 600 procedimentos em um único dia. A iniciativa integrou o Dia C de Cirurgias, mobilização do Governo do Ceará que contemplou mais de três mil procedimentos em todo o Estado. Durante a ação, o Prefeito Evandro Leitão destacou o esforço permanente da gestão municipal para ampliar o acesso da população aos serviços cirúrgicos do Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir o tempo de espera por atendimentos. O prefeito também agradeceu a parceria com o Go...
O projeto envolverá clonagem de animal; ações para a preservação da fauna junto a instituições e sociedade; e estudo de viabilidade econômica
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) acaba de obter aprovação pelo programa Cientista-Chefe, da Funcap, para execução do projeto chamado Inovafauna, coordenado pelo professor da Faculdade de Veterinária (Favet/Uece), Vicente Freitas, que contará com equipe formada pelo professor da Feclesc/Uece e divulgador científico Hugo Fernandes Ferreira (responsável pelos subprojetos 1 e 3) e pelas professoras Luciana Magalhães Melo (Unifametro) e Maiana Silva Chaves (Funcap/CNPq).
O projeto geral será dividido em três subprojetos, que visam coordenar ações voltadas para a preservação da fauna; usar a clonagem in vitro para preservação de animal em extinção; e executar estudo de viabilidade econômica para observação de aves, respectivamente:
Subprojeto 1 – Planos de Ação Estadual para a Conservação de Espécies Ameaçadas do Ceará, o qual tem por objetivo estabelecer, aos moldes dos Planos de Ação Nacional geridos pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade), metas, ações e objetivos que possam direcionar esforços de instituições públicas, privadas, acadêmicas e da sociedade civil para a preservação das espécies categorizadas como ameaçadas de extinção na Lista Vermelha do Ceará, como o tamanduá-bandeira e o tatu-bola-do-nordeste.
Subprojeto 2 – Uso de biotécnicas da reprodução para conservação de espécies ameaçadas. Referido subprojeto irá utilizar a técnica de Transferência Nuclear de Células Somáticas interespecífica (TNCSi) para obtenção de filhotes clones de veado-catingueiro (Mazama gouazoubira).
Subprojeto 3 – Birdwatching no Ceará, a fauna que gera renda, o qual tem por objetivo promover eventos de capacitação em observação de aves para comunidades locais em áreas que tem potencial para se transformar em hot spot de observação de aves no estado. Além de implementar e difundir o turismo de observação de aves no Ceará, trabalhando em parceria com o setor de turismo do estado.
Para o coordenador do projeto geral, professor Vicente Freitas, “o Inovafauna deverá ser um marco nas atividades do meio ambiente voltadas para a conservação de espécie de nossa fauna. A Uece será um dos atores principais para assegurar o futuro de nossa biodiversidade”.
O Inovafauna será iniciado neste mês de janeiro de 2023, oferecendo o que há de moderno no quesito pesquisa e inovação voltadas para preservação de animais. Para a execução do projeto 2, a Uece utilizará muito da experiência adquirida com a clonagem de um veado-catingueiro, em 2020.
O Inovafauna é o oitavo projeto desenvolvido pelo Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente, que integra o programa Cientista-Chefe, da Funcap, buscando solução de problemas na área ambiental, no apoio a pesquisadores no Ceará, na abertura de mercado para novos produtos e trabalhos, articulando ações com o setor produtivo, instituições governamentais, grupos de pesquisa em universidades públicas e privadas e demais entidades interessadas na temática ambiental.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.