Pular para o conteúdo principal

Brasileirão Palmeiras abre vantagem na liderança e Red Bull Bragantino também vence

  Brasileirão Palmeiras abre vantagem na liderança e Red Bull Bragantino também vence Mirassol e Santos empataram duelo entre si, enquanto Corinthians e São Paulo foram derrotados fora de casa (Crédito: Cesar Greco / Ag. Palmeiras) Publicado em 23 de agosto de 2026, às 21h37 Os seis times paulistas do Brasileirão entraram em campo neste domingo (23) pela 24ª rodada. Destaque para o Palmeiras, que goleou e voltou a disparar na liderança. O Red Bull Bragantino também venceu. Mirassol e Santos empataram duelo entre si, enquanto Corinthians e São Paulo foram derrotados fora de casa. O Palmeiras recebeu o Vasco no Nubank Parque e goleou por 4 a 1 com todos os gols no segundo tempo, marcados por Flaco López (2), Vitor Roque e Maurício. O time chegou a 51 pontos e abriu vantagem para o Flamengo, em segundo com 45 após perder para o Cruzeiro por 2 a 1 no sábado (22). Os cariocas, porém, têm um jogo a menos. O Red Bull Bragantino voltou a vencer após quatro jogos ao fazer 1 a 0 no Grêmio no...

Uece inicia execução de projeto que visa ajudar na preservação de espécies ameaçadas de extinção

 

O projeto envolverá clonagem de animal; ações para a preservação da fauna junto a instituições e sociedade; e estudo de viabilidade econômica

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) acaba de obter aprovação pelo programa Cientista-Chefe, da Funcap, para execução do projeto chamado Inovafauna, coordenado pelo professor da Faculdade de Veterinária (Favet/Uece), Vicente Freitas, que contará com equipe formada pelo professor da Feclesc/Uece e divulgador científico Hugo Fernandes Ferreira (responsável pelos subprojetos 1 e 3) e pelas professoras Luciana Magalhães Melo (Unifametro) e Maiana Silva Chaves (Funcap/CNPq).

O projeto geral será dividido em três subprojetos, que visam coordenar ações voltadas para a preservação da fauna; usar a clonagem in vitro para preservação de animal em extinção; e executar estudo de viabilidade econômica para observação de aves, respectivamente:

Subprojeto 1 – Planos de Ação Estadual para a Conservação de Espécies Ameaçadas do Ceará, o qual tem por objetivo estabelecer, aos moldes dos Planos de Ação Nacional geridos pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade), metas, ações e objetivos que possam direcionar esforços de instituições públicas, privadas, acadêmicas e da sociedade civil para a preservação das espécies categorizadas como ameaçadas de extinção na Lista Vermelha do Ceará, como o tamanduá-bandeira e o tatu-bola-do-nordeste.

Subprojeto 2 – Uso de biotécnicas da reprodução para conservação de espécies ameaçadas. Referido subprojeto irá utilizar a técnica de Transferência Nuclear de Células Somáticas interespecífica (TNCSi) para obtenção de filhotes clones de veado-catingueiro (Mazama gouazoubira).

Subprojeto 3 – Birdwatching no Ceará, a fauna que gera renda, o qual tem por objetivo promover eventos de capacitação em observação de aves para comunidades locais em áreas que tem potencial para se transformar em hot spot de observação de aves no estado. Além de implementar e difundir o turismo de observação de aves no Ceará, trabalhando em parceria com o setor de turismo do estado.

Para o coordenador do projeto geral, professor Vicente Freitas, “o Inovafauna deverá ser um marco nas atividades do meio ambiente voltadas para a conservação de espécie de nossa fauna. A Uece será um dos atores principais para assegurar o futuro de nossa biodiversidade”.

O Inovafauna será iniciado neste mês de janeiro de 2023, oferecendo o que há de moderno no quesito pesquisa e inovação voltadas para preservação de animais. Para a execução do projeto 2, a Uece utilizará muito da experiência adquirida com a clonagem de um veado-catingueiro, em 2020.

O coordenador do projeto destaca, ainda, a importância dos parceiros. “Vale ressaltar a participação do Instituto Pro-Silvestre (IPS) nas pessoas de sua presidente, a bióloga Eliziane Holanda, e a diretora, a advogada Karine Montenegro. Através do trabalho do IPS, vários animais já foram salvos do tráfico, que são recebidos no Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução (LFCR) da Favet.

O Inovafauna é o oitavo projeto desenvolvido pelo Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente, que integra o programa Cientista-Chefe, da Funcap, buscando solução de problemas na área ambiental, no apoio a pesquisadores no Ceará, na abertura de mercado para novos produtos e trabalhos, articulando ações com o setor produtivo, instituições governamentais, grupos de pesquisa em universidades públicas e privadas e demais entidades interessadas na temática ambiental.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Chacina em Maranguape

 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 *~𝐍🅾️𝐭í𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐂🅾️𝐦 ©️𝐫𝐞𝐝𝐢𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞~* *©️𝐞𝐚𝐫á 𝐧𝐚 🅿️𝐚𝐧𝐝𝐞𝐦𝐢𝐚 𝐝𝐚 🅱️𝐚𝐥𝐚*🔫 *MAIS UMA MULHER É ASSASSINADA,JÁ SÃO 2️⃣3️⃣3️⃣ MULHERES ASSASSINADAS NO CEARÁ* *A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NÃO PARA NO CEARÁ* *MARANGUAPE/CHACINA* Segundo informações quarto pessoas foram executadas no Distrito de Amanari.  Elemento pernicioso, do Fundoró, Amanari, lesionado a bala, e depois de alguns minutos veio a óbito. Segundo informes, os algozes são da GDE da Babilônia. Tbm Amanari. Estavam em uma casa, onde foi invadida e começaram a disparar em todos. 04 obitos no local,03 homens e uma mulher.  *🅰️𝐆𝐔𝐀𝐑𝐃𝐀𝐍𝐃𝐎 𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀ÇÕ𝐄𝐒* 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 🚔 *T&RÇ@-F&IR@/14/11/𝟐𝟎𝟐3*