Corpo de Bombeiros apaga incêndio de residência em Maracanaú, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Estado.
A princípio, populares acionaram os bombeiros militares por volta das 06 horas da manhã desta sexta-feira (24). Imediatamente, estes seguiram até a Rua 9. no conjunto Novo Maracanaú.
De acordo com o 2º tenente Alexsandro Moreira Lyra, “o incêndio ocorreu dentro de um guarda roupa por conta de uma vela acessa. Não houve vítima, mas o incêndio consumiu peças de roupas e uma parte do telhado”, informou o comandante do socorro.
Em outras palavras, a intervenção da equipe impediu a propagação das chamas. Como também, a proprietária que dormia no quarto no momento do Incêndio nada sofreu.
O combate e o rescaldo
Segundo o tenente Lyra,” após reconhecimento e avaliação da situação, com a utilização de um balde com água da própria residencia o incêndio foi apagado. O rescaldo se deu com a utilização de uma enxada para puxar o material queimado.
Nesse sentido, o rescaldo garantiu, após debelar as chamas, que não houvesse reignição.
Em síntese, a guarnição da 1ª Cia | 2º BBM que atendeu a ocorrência foi composta pelo: tenente Lyra, subtenente Ximenes. subtenente Araújo e soldado Sílvio.
Prevenção
De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em seu anuário estatístico ano base 2020, informa que cerca de 80% dos incêndios residenciais são provocados por curto-circuito na rede elétrica. Os ventiladores e condicionadores de ar são os aparelhos elétricos que mais causam esse tipo de sinistro.
Em síntese, por prevenção, ao sair de sua residência, sempre que possível, desligar o registro do gás de cozinha, assim como, o registro de eletricidade.
Além disso, é preciso ter cuidados para evitar acidentes com vela acessa. Ou seja, sempre colocar a vela em algum suporte para que o objeto não caia, tombe, gere fogo nos móveis ou até mesmo um incêndio. Assim como, nunca se deve colocar a vela embaixo de armários, embaixo de lençóis ou camas, em lugares onde o fogo pode se alastrar.
Ainda assim, evite dormir com as velas acesas, assim, não há riscos de quedas. Por outro lado, também não coloque as velas em lugares extremamente altos, pois, se houver queda, será difícil de conter o fogo rapidamente. Ou próximo a janelas ou fonte de vento, como ventiladores.
Por fim, em 2023, o Corpo de Bombeiros atendeu 117 incêndios em residência unifamiliar e 26 em residência multifamiliar.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.