Pular para o conteúdo principal

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS Suspeitos teriam repassado R$ 23,8 milhões a agentes públicos

  A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu à Justiça Federal nesta sexta-feira (9) o bloqueio de bens de mais seis empresas e oito pessoas investigadas por descontos irregulares em benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O órgão entrou com pedido de mudança na ação cautelar ajuizada na quinta-feira (8) contra as associações investigadas. A medida atende a pedido da Controladoria-Geral da União (CGU), que identificou a necessidade de incluir novas pessoas jurídicas e físicas no pedido de indisponibilidade de bens e ativos financeiros. Com base na  Lei nº 12.846/2013 , conhecida como Lei Anticorrupção, a AGU também solicitou o bloqueio das atividades financeiras e a suspensão dos sigilos bancários e fiscal dos investigados. As empresas e seus sócios que figuram no novo pedido são acusados de serem intermediárias de pagamentos de vantagens indevidas a agentes públicos vinculados ao INSS e a outras pessoas físicas a elas relaciona...

MPCE recomenda suspensão de projeto que remaneja alunos e reorganiza rede municipal de ensino em Itapipoca

 Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da 3ª Promotoria de Justiça de Itapipoca, recomendou nesta quinta-feira (09/02) que a Prefeitura de Itapipoca suspenda a implementação do projeto que remaneja alunos de escolas localizadas em distritos do município e reorganiza a rede municipal de ensino. A Recomendação, subscrita pelo promotor de Justiça Klecyus Weyne de Oliveira Costa, orienta ainda que a gestão municipal elabore um novo projeto e o submeta à comunidade, discuta amplamente o tema com a sociedade, comprove que as escolas que receberão novos alunos estão preparadas e apresente informações sobre transporte escolar e deslocamento dos estudantes para terem acesso pleno e seguro à educação.  

Neste ano, a Secretaria de Educação de Itapipoca publicou a Portaria Nº 034/2023, que define a “reorganização” de algumas escolas de Educação Básica situadas em distritos do município, com remanejamento de turmas entre unidades escolares. O remanejamento proposto pelo município apresenta, em certa medida, impactos sociais semelhantes ao de uma nucleação, que consiste em deslocar crianças e jovens da rede pública de ensino das escolas rurais, em comunidades com baixo número de matrículas, deixando de ofertar algumas séries em determinadas escolas. A medida pode acarretar uma série de consequências, como dificuldade no acesso dos alunos à educação.  

Vale salientar que a decisão da gestão foi tomada sem a devida e prévia participação da sociedade, uma vez que as comunidades interessadas não foram ouvidas. Também não houve participação do Conselho Municipal de Educação, órgão normativo do sistema de ensino local, conforme recomenda a legislação. Outra questão é que o documento não detalha informações sobre transporte escolar fornecido às comunidades afetadas.  

Nesse contexto, o Ministério Público recomendou ao prefeito e ao secretário de Educação do Município que suspendam a implementação do projeto de reorganização, evitando o remanejamento de alunos entre escolas nas localidades e distritos de Itapipoca, principalmente aquelas localizadas em zona rural. Também é recomendado que a gestão elabore um projeto integral e detalhado sobre a reorganização, constando informações sobre quais escolas estão inseridas no programa, quantidade de alunos envolvidos, preparação de professores para atuação no novo projeto de escolas especialistas e adequação do transporte escolar (tipos de veículos, rotas, distâncias, trafegabilidade das vias, tempo máximo de deslocamento dos alunos).    

O MP recomendou ainda que a gestão municipal forneça documentos, plantas, fotografias das fachadas e ambientes das escolas escolhidas para se tornarem escola-polo, a fim de comprovar adequação das mesmas; que realize audiências públicas sobre o tema nas comunidades afetadas; e que o projeto final seja submetido à comunidade e ao Conselho Municipal de Educação para efetiva participação e controle social. Os requeridos devem enviar resposta sobre o atendimento à Recomendação no prazo máximo de cinco dias, tendo em vista que já iniciou o ano letivo.  

Acesso à educação  

No entendimento do Ministério Público, o ensino deve ser ministrado com base na igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, com gestão democrática do ensino público e garantia de padrão de qualidade, como reza a Constituição Federal. Portanto, os alunos devem ter acesso, em todas as etapas da educação básica, a material didático, transporte, alimentação e assistência à saúde.  

 De acordo com a Lei Nº 9.394/96, o “fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas será precedido de manifestação do órgão normativo do respectivo sistema de ensino, que considerará a justificativa apresentada pela Secretaria de Educação, a análise do diagnóstico do impacto da ação e a manifestação da comunidade escolar”. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.