Pular para o conteúdo principal

Comitê da Petrobras dá aval a indicação de Magda Chambriard Indicação de engenheira foi feita pelo Ministério de Minas e Energia

  Comitê de Pessoas do Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta quarta-feira (22) a indicação de Magda Chambriard para a presidência da estatal, em substituição a Jean Paul Prates. O comitê entendeu que a engenheira cumpre os requisitos para assumir os cargos de conselheira de administração e de presidente.   "O Comitê de Elegibilidade (Celeg) considerou que a indicação de Magda Chambriard preenche os requisitos necessários previstos nas regras de governança da companhia e legislação aplicável e está apta para ser apreciada pelo Conselho de Administração, sendo, portanto, elegível para os dois cargos", diz nota da empresa.    A reunião do conselho está marcada para esta sexta-feira (24).   A nota diz ainda que “como já informado ao mercado, uma vez nomeada, Magda Chambriard servirá no Conselho até a primeira Assembleia Geral que vier a ocorrer, não sendo necessária a convocação de Assembleia de Acionistas com esta finalidade”. O Ministério de Minas e Energia (MME)

Pesquisadores do LABOMAR vencem edital do CNPq e desenvolverão ação inédita de divulgação científica

 Pesquisadores do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará estão entre os vencedores da Chamada Pública nº 61/2022 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), cujo resultado foi divulgado recentemente. Agora, uma equipe da unidade vai liderar um projeto de divulgação científica para o grande público.

A proposta intitulada “Universidade Azul na costa semiárida: divulgação científica e educação oceânica na Década dos Oceanos” foi uma das 10 vencedoras, entre mais de 70 projetos participantes da chamada. O grupo de pesquisadores receberá o aporte de R$ 387,9 mil para realizar atividades ao longo dos próximos 36 meses.

Imagem: Mergulhador próximo a corais e peixes, no fundo do mar (Foto: Marcus Davis/Divulgação)
A proposta coordenada pela UFC foi uma das 10 vencedoras, entre mais de 70 projetos participantes da chamada (Foto: Marcus Davis/Divulgação)

UFC será a líder da rede Universidade Azul. Coordenados pela equipe do LABOMAR, integrarão o projeto 22 pesquisadores de diversas unidades da Universidade (como o Departamento de Biologia e o Instituto de Cultura e Arte). Também fazem parte da iniciativa a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e universidades internacionais como a Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha) e a Universidade de Salento (Itália).

O projeto contará ainda com a participação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para atividades de divulgação e popularização no Parque Nacional de Jericoacoara, o segundo parque mais visitado do Brasil, atrás apenas do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.

INTEGRAÇÃO MULTIDISCIPLINAR – “Como coordenador estou bem animado com a ação. Precisamos fazer ciência de qualidade, mas também comunicá-la para a sociedade e melhorar a formação de gestores públicos. No projeto teremos vários bolsistas de cursos como Ciências Ambientais, Publicidade e Propaganda, Cinema e Audiovisual e Oceanografia. Será legal essa interação entre diversas áreas do saber com foco na divulgação da importância social dos oceanos”, afirma o Prof. Marcelo Soares, docente do LABOMAR e coordenador da proposta.

Para Hortência Barroso, pesquisadora do LABOMAR e integrante do projeto Universidade Azul, “dentre os pontos mais fortes desta proposta está a equipe multidisciplinar e o uso de diferentes estratégias de divulgação científica, o que possibilitará atingir diversos públicos que podem ter interesses e conhecimentos distintos sobre o oceano”.

Conforme ressaltam os pesquisadores, a ação humana vem modificando os oceanos rapidamente, com graves consequências sociais, econômicas e ambientais, que colocam em risco a vida da humanidade e de todas as espécies do planeta.

Neste contexto, a proposta vencedora tem o objetivo de conectar uma rede transdisciplinar e multi-institucional na costa semiárida nordestina do Brasil à sociedade, usando comunicação social, divulgação científica e educação ambiental para promover o aprendizado sobre a importância sanitária dos oceanos. Dessa forma, o intuito é contribuir com “o oceano que queremos”, ideia central da Década dos Oceanos (2021-2030), proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU).

AÇÕES – Através de atividades de educação oceânica voltadas para público geral, professores, alunos de licenciatura, órgãos de gestão ambiental, entre outros, o projeto visa gerar mudanças de comportamentos e tomadas de decisões embasadas no conhecimento científico que resultem na conservação dos oceanos. Para isso, as ações ocorrerão em espaços de educação formal e não formal, como, por exemplo, o Museu do Mar (localizado em Parnaíba, no Piauí), o Parque Nacional de Jericoacoara e a Área de Proteção Ambiental do Rio Pacoti, situada entre os municípios de Aquiraz, Eusébio e Fortaleza.

A Universidade Azul também ofertará cursos para professores dos estados brasileiros e alunos de licenciatura, bem como oficinas para gestores públicos. Além de exposições fixas e itinerantes, haverá ainda uma ampla produção de conteúdos digitais para uso em salas de aula e plataformas de redes sociais digitais.

SAIBA MAIS – A Universidade Azul é resultado do fortalecimento da rede de colaboradores de três estados da costa semiárida (Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte) e do exterior, a partir do programa Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD) Costa Semiárida do Brasil – financiado pelo CNPq e pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.