Pular para o conteúdo principal

Aluno de 16 anos é esfaqueado dentro de escola particular em Fortaleza No momento da ocorrência, pais de alunos chegaram à escola, em desespero, para retirar os filhos da unidade de ensino

  Um aluno de 16 anos de idade foi esfaqueado durante um ataque dentro do banheiro de uma escola particular em Fortaleza, na manhã desta terça-feira (2). O adolescente, conforme informado no local, levou sete facadas e precisou ser socorrido inicialmente ao Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira (Frotinha de Messejana), em Fortaleza. Foto: Reprodução / GCC De acordo com relatos de familiares à equipe de reportagem da TV Cidade Fortaleza, ele e o agressor não estudavam na mesma sala e não havia relatos de desentendimentos anteriores. A agressão teria ocorrido de forma repentina, segundo informações repassadas no local. Gcmais

Projeto (Re)conquista abre seleção para capacitação de ONGs do Sudeste e Nordeste do Brasil

 


Parceria entre Instituto Phi, Stone e Banco da Providência propõe formação com foco em empreendedorismo e redução da pobreza


Foto SOS Reviver


Movidos pela visão comum de que o empreendedorismo é uma via de inclusão social produtiva e coletiva, o Instituto Phi, Stone e Banco da Providência se unem pelo terceiro ano consecutivo no projeto (Re)conquista. Trata-se de um programa de empreendedorismo, que investe no desenvolvimento local, a fim de combater a pobreza e gerar impactos positivos na sociedade.


A iniciativa, que tem como objetivo capacitar organizações sociais sem fins lucrativos localizadas nas regiões Sudeste e Nordeste, receberá inscrições até 08 de março pelo formulário inicial de interesse em https://bit.ly/inscricaoreconquista2023.


A formação tem foco em ONGs que já atuem ou planejam atuar com a temática de inclusão social produtiva para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Com duração aproximada de seis meses, o (Re)Conquista utiliza a Metodologia das 3 Fases, desenvolvida pelo Banco da Providência e certificada como uma tecnologia social:

·     Na primeira, o objetivo é o desenvolvimento humano, com valorização do indivíduo e retomada da autoestima, pois são pessoas que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza. A ideia é que a pessoa se enxergue como agente transformador da sua própria história.

·        Na segunda, é feita a capacitação profissional em diferentes segmentos como construção civil, artesanato, corte e costura, beleza e cuidados pessoais, culinária, dentre outros.

·        E, na terceira fase, são desenvolvidas as habilidades e capacidades empreendedoras dos participantes. O objetivo é que se entenda como gerar recursos e renda com base no que foi ensinado nas fases anteriores. Essa etapa oferece mentoria de seis meses aos participantes.


Crescimento registrado ano a ano

Em 2021, ano inicial do (Re)conquista, 173 ONGs participaram do processo seletivo feito pelo Phi, e 18 foram selecionadas para o projeto. Ao todo, quase 400 pessoas participaram da capacitação, e 372 receberam capital semente para o pontapé inicial em seus negócios. No primeiro ano, o programa investiu mais de R$ 1 milhão entre capacitação (331 horas, entre formação e mentoria para implementação) e capital inicial para os participantes.


Em 2022, o programa se consolidou. Houve aumento de 22% no total de ONGs participantes da formação. Foram 27 turmas e crescimento de 17% no total de empreendedores selecionados para a fase 1, com 724 pessoas alcançadas pelo (Re)conquista na edição do ano passado.


Um dos destaques do (Re)conquista é o Instituto Visagio Iniciativas Sociais (VIS), no Rio de Janeiro, braço social da empresa de consultoria Visagio. O VIS oferece profissionalização da gestão no terceiro setor, por entender que a maturidade de gestão nessa área é um desafio no cenário brasileiro. Durante oito semanas, é disponibilizada uma formação com aulas gravadas, sessões de tira-dúvidas, exercícios propostos e workshops aos participantes da capacitação.


Após a formação no Método das 3 Fases, todas as ONGs tiveram um período de mentorias com consultores da Visagio para implementação dos aprendizados do curso. Para as próximas edições do (Re)conquista, o Reforço em Gestão do Instituto VIS foi incorporado como um módulo de formação das ONGs no início do programa.


Coworking de beleza: espaço compartilhado

Outro destaque importante é o Instituto SOS Reviver, que criou, em Nilópolis, município da Baixada Fluminense, um “coworking de beleza”, com espaço compartilhado para prestação de serviços de alunas formadas no (Re)conquista e em seus outros cursos profissionalizantes. Como forma de captação de recursos à instituição, o lugar também foi aproveitado para a venda de roupas doadas.


“O (Re)conquista se tornou um grande projeto que fomenta o empreendedorismo e impacta diretamente a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social. E, ao perceber os resultados altamente positivos dessa formação oferecida às ONGs, formando uma verdadeira rede de conexão de pessoas e organizações, queremos que o projeto cresça ainda mais, de forma estrutura e contundente. Vamos trabalhar para expandi-lo em amplitude, profundidade e perenidade, a fim de abranger um número cada vez maior de indivíduos” diz Luiza Serpa, diretora executiva do Instituto Phi.


O (Re)conquista também gerou braços importantes para o crescimento do programa. Em 2022, foi criada e pilotada a (Re)une — uma rede criada para potencializar a troca entre empreendedores sociais. Por meio dos pilares de conexões de Valor, Troca de Conhecimento e Capacitação, o objetivo é fomentar a geração de conhecimento e a inovação ao redor do tema da inclusão produtiva, bem como o fortalecimento de gestão das ONGs parceiras, com a criação de uma rede de apoio e confiança que estimula a troca e a propagação de melhores práticas.

 

Sobre o Instituto Phi

O Instituto Phi é uma organização não-governamental que atua assessorando indivíduos e empresas a fazer de maneira estratégica o planejamento de sua filantropia e, ao mesmo tempo, fortalecendo a gestão de projetos sociais e criando soluções inovadoras e customizadas para potencializar o Terceiro Setor. Em sete anos, o Phi já apoiou mais de 1300 projetos sociais em todo o país, movimentou mais de R$ 154 milhões para o Terceiro Setor e impactou a vida de mais de 2 milhões de pessoas.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.