Foto: Divulgação/MEC O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será no domingo, 16 de novembro, quando os participantes resolverão questões de ciências da natureza e matemática. Os procedimentos de segurança seguem os mesmos adotados no primeiro dia de exame. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e se encerram às 18h30 (30 minutos mais cedo em relação ao primeiro domingo). A aplicação segue o horário de Brasília. A saída dos participantes será autorizada a partir das 15h30, sem a prova. Já aqueles que quiserem levar consigo o caderno de questões poderão deixar o local de prova a partir das 18h, 30 minutos antes do final da aplicação regular. Tempo adicional – O participante com solicitação de tempo adicional aprovada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Mi...
Conselho Federal e Regional de Serviço Social esperam três mil participantes, entre assistentes sociais, estudantes de Serviço Social e outras categorias profissionais
Entre os dias 31 de março e 2 de abril, o Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, será palco de um dos maiores eventos para assistentes sociais do país. Profissionais estarão na capital para o ‘6º Encontro Nacional de Serviço Social e a Seguridade Social que defendemos’.
Organizado pelo Conselho Federal de Serviço Social (Cfess) e o Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região (Cress Ceará), o evento contará com três mesas centrais e doze plenárias simultâneas, para fazer um debate ampliado sobre o trabalho de assistentes sociais não só nas políticas do tripé Saúde, Assistência Social e Previdência Social, mas também em outras áreas e temas que perpassam a Seguridade Social, como educação, habitação, meio ambiente, direitos humanos, acessibilidade, LGBTQIA+.
Elaine Pelaez, assistente social e diretora do Cfess, defende que neste momento em que um novo governo assume o país, é fundamental organizar coletivamente uma agenda de ações e propostas de reconstrução das principais políticas sociais, para que a população tenha acesso aos seus direitos mais básicos, como saúde, educação, assistência social, previdência. Ela reforça que assistentes sociais de todo o país que estão na elaboração, coordenação e execução de programas e projetos sociais estarão no Encontro Nacional e têm muito a contribuir para este processo de reconstrução.
Para Crizeuda Freire, presidenta do Cress Ceará, “o evento assume uma importância enorme, considerando o agravamento da desigualdade social e do desmonte das políticas públicas na região Nordeste durante o período pandêmico e decorrente das medidas restritivas de direitos dos governos anteriores”.
Na programação do evento, além das presidentas do CFESS e Cress Ceará, representantes da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO), estarão presentes nas mesas e plenárias nomes de referência para a Seguridade no Brasil e para os debates que atravessam esse tema, como Marcelo Braz, assistente social e professor da UFRN, Raquel Gouveia, assistente social e professora da UFRJ, Renato Roseno, deputado estadual do Ceará, Maria Inês Souza Bravo, assistente social, professora da UERJ e representante da Frente Nacional Contra Privatização da Saúde, Maria Lucia Lopes, assistente social e professora da UNB, Silvana Mara, assistente social e professora da UFRN, Guilherme Almeida, assistente social e professor da UFRJ, Ana Elizabete Mota, assistente social e professora da UFPE, Marcia Eurico Campos, assistente social e professora da Unifesp/Baixada Santista e Benedito Barbosa Dito, militante da Central de Movimentos Populares (CMP).
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.