Pular para o conteúdo principal

Vítimas de tragédias esperam cobranças ao Brasil após audiência na OEA Episódios geraram mais de 500 mortos e centenas de desabrigados

  O pedido para que o Brasil seja cobrado a apresentar respostas no âmbito judicial e legislativo deu o tom das intervenções das vítimas de tragédias que participaram da audiência realizada na sexta-feira (12) pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA). Na ocasião,   estiveram em pauta cinco episódios : os rompimentos das barragens em Mariana (MG) e em Brumadinho (MG), os incêndios da Boate Kiss e o Ninho do Urubu e o afundamento de bairros em Maceió. Essas tragédias, que juntas geraram mais de 500 mortes e deixaram centenas de feridos e desabrigados, são decorrentes da exploração de atividades econômicas privadas e, até o momento, não resultaram em nenhuma responsabilização na esfera criminal. O assunto foi discutido no 190º Período de Sessões, que teve início no dia 8 de julho e se encerra na próxima sexta-feira (19). Nessa fase, a CIDH realiza ao todo 34 audiências públicas. O propósito é receber informações sobre a

MPCE acompanha implantação do marco regulatório da educação básica em Juazeiro do Norte

 O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da Promotoria de Justiça com atribuição extrajudicial na área de Defesa da Educação em Juazeiro do Norte, promoveu reunião em 19 de abril para tratar da implantação do Marco Regulatório da Educação Básica no âmbito do Sistema Municipal de Juazeiro do Norte. O encontro aconteceu na sede da unidade ministerial e contou com a participação do Conselho Municipal de Educação de Juazeiro do Norte. 

Na reunião, também foram debatidos assuntos relacionados ao sistema de educação municipal, tais como merenda escolar, segurança nos estabelecimentos de ensino, receitas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e processos de credenciamento e recredenciamento de unidades escolares, públicas e privadas. 

Segundo o promotor de justiça José Carlos Félix da Silva, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, “o encontro foi bastante proveitoso no sentido de estreitar os laços institucionais entre a Promotoria de Justiça e o Conselho Municipal de Educação, acompanhar de perto a tramitação das importantes mudanças a ocorrer com a implementação da norma básica municipal, além de permitir ao Ministério Público Estadual conhecer da minuta do projeto de lei e, deste modo, contribuir com eventuais sugestões para garantir um ensino e educação para os munícipes com eficiência e qualidade”. O acompanhamento da implementação está sendo feito pelo Ministério Público, através de um Procedimento Administrativo em tramitação na 3ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte. 

Na ocasião, o presidente do Conselho, José Marcondes Macêdo Landim. afirmou que “o colegiado do órgão normativo municipal iniciou os estudos para implantação do Marco Regulatório da Educação Básica no segundo semestre de 2022, tendo a minuta sido distribuída aos conselheiros em janeiro de 2023”. Em fevereiro e março, nas discussões plenárias, ficou estabelecido o prazo de 14 de março deste ano para apresentação de emendas. 

Na semana passada, após intenso debate entre os conselheiros, o tema foi levado à plenária e a minuta do projeto de lei foi aprovada, com a finalidade de instituir em Juazeiro do Norte o Marco Regulatório da Educação Básica. A minuta segue para a administração municipal fazer os ajustes que entender necessários, inclusive com a colaboração de ideias de demais segmentos educacionais. Após isso, o projeto será encaminhado à Câmara Municipal de Juazeiro do Norte para ser votado. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.