UFC inaugura Centro de Excelência em Pesquisas Educacionais (CEnPE); órgão articula universidade e educação básica
Centro de Excelência em Pesquisas Educacionais (CEnPE) da Universidade Federal do Ceará foi oficialmente inaugurado, em evento realizado no Auditório Cândido Pamplona, do Centro de Tecnologia, na última sexta-feira (31). A solenidade inaugural contou com a participação de educadores, pesquisadores, gestores da área educacional e autoridades acadêmicas.
O CEnPE é um órgão suplementar da Reitoria da UFC concebido com a finalidade de propor, acompanhar, implementar, avaliar e difundir programas e políticas educacionais, sobretudo em educação básica. As atividades do Centro irão funcionar no bloco 918, do Centro de Ciências, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.
Para o coordenador-geral do CEnPE e cientista-chefe de Educação Básica da Fundação Cearense ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Prof. Jorge Lira, inaugurar o Centro representa “uma alegria inenarrável e uma emoção também indescritível”. Na mesa de abertura da cerimônia, Lira, que é professor titular do Departamento de Matemática da UFC, comentou sobre a atuação do CEnPE.
“É um casamento entre universidades e o ensino básico, o ensino público, que requer soluções práticas, científicas e embasadas, mas que cheguem ao chão da sala de aula. O CEnPE é uma casa que nasceu para ser aberta, não é um nicho de pesquisa encastelado, mas é algo poroso, que está em comunicação permanente com a educação básica”, explicou Lira.
Veja outras imagens do evento de inauguração do CEnPE no Flickr da UFC
O coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social da Universidade de São Paulo (LEPES/USP), Prof. Daniel Domingues dos Santos, destacou a importância das parcerias com o CEnPE e as políticas públicas com pauta de pesquisa e de produção de conhecimento. O coordenador do LEPES, que possui escritórios em Ribeirão Preto (SP), Fortaleza e Sobral, também elogiou o Programa Cientista-Chefe como um exemplo para o restante do País. “É uma alegria muito grande estar no Ceará, onde reconhecidamente tem sido um Estado que, além de ter feito muita coisa pela educação no Brasil, sempre esteve aberto ao uso da evidência científica para melhorar as suas políticas públicas”, comentou.
GESTÃO – Como representante da vice-governadora do Ceará Jade Romero, a secretária- executiva de Políticas para Mulheres do Governo do Estado do Ceará, Liliane Araújo, colocou à disposição as diversas instâncias do executivo estadual para pesquisas e ações no segmento educacional. “É através do conhecimento que a gente leva o que o Ceará e a UFC têm de bom para outros lugares. Nós estamos em um ano fundamental para a educação, e não só a educação acadêmica, mas a educação como um todo, porque só a educação move o mundo”, declarou.
A secretária-executiva de Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC-CE), Jucineide Fernandes, destacou a relevância do trabalho colaborativo do CEnPE com gestores da educação no contexto cearense. “É importante que a gente tenha um centro de pesquisa que possa nos apoiar com dados, informações e evidências para que as políticas públicas sejam pensadas para a melhoria da educação básica. Parabenizo a todos pelo Centro, e contem com a SEDUC para as parcerias e as pesquisas que possamos desenvolver em prol da educação pública no nosso Estado”, pontuou.
Para a presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE) e integrante do Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, desde os anos 1990 o Ceará conseguiu melhorar seus indicadores educacionais, diminuindo significativamente a repetência na fase da alfabetização. “Eu tenho uma enorme admiração pelo Ceará, de longa data. É uma honra para mim estar aqui, e é muito bom ver que um Estado como o Ceará dá tanta importância à educação básica”, compartilhou.
Veja outras imagens dos ambientes do CEnPE no Flickr da UFC
A pró-reitora de Graduação da UFC, Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro, que representou no evento o reitor Cândido Albuquerque, saudou os demais membros da mesa, que, segundo ela, “transpirava o desejo por uma educação de qualidade”. Na fala da gestora, a educação pública foi retratada como um espaço de prática e pesquisa, no qual a academia pode contribuir na busca de soluções para os temas educacionais.
“Como legítimos produtores de conhecimento e formadores de profissionais que vão atuar em diversas áreas, inclusive nas escolas públicas, nós nos sentimos bastante orgulhosos de nesta tarde estarmos inaugurando as instalações do CEnPE da UFC. O Centro nasceu da necessidade da Universidade melhor articular-se com a escola da educação básica, conhecer os seus problemas, seus dilemas e suas potencialidades”, avaliou a pró-reitora.
PROGRAMAÇÃO – Após a mesa de abertura, o evento teve continuidade com o Seminário de Educação CEnPE/LEPES, com a mesa-redonda “Universidades e políticas públicas educacionais: aproximação por meio de parcerias com redes de ensino”, tendo como palestrantes o gestor do Programa de Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann, Rogers Mendes, e o secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima, sob a mediação do Prof. Daniel dos Santos, do LEPES/USP.
Na sequência, houve a mesa-redonda “Os desafios e novos modelos de Avaliação Educacional”, com o coordenador-geral do CEnPE, Prof. Jorge Lira, e o diretor do Instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (IEDE), Ernesto Faria, com a mediação de Maria Helena Guimarães de Castro. No encerramento, foi exibido o documentário Esquecidos! Crise nos Anos Finais do Ensino Fundamental, com debate sobre os impasses desta fase escolar.
Confira vídeo com o coordenador-geral do CEnPE, Prof. Jorge Lira:
ESPAÇO INOVADOR – Instituído em 2021, o CEnPE é integrado por laboratórios e núcleos que, agora, ganham instalações centralizadas, possibilitando um maior compartilhamento de saberes, agregando ainda mais os pesquisadores, pós-doutorandos, pós-graduandos da UFC e de instituições parceiras; professores/pesquisadores das redes públicas de ensino básico e especialistas em tecnologia da informação e comunicação (TIC) e tecnologias educacionais.
Fazem parte do Centro os seguintes núcleos e laboratórios: Núcleo de Políticas Públicas e Análise de Dados Educacionais; Laboratório de Economia e Complexidade em Educação; Núcleo de Processamento de Sinais e Inteligência Artificial em Educação; Laboratório de Mídias Educacionais; FAB-Learn em Linguagens, Ciências, Computação e Matemática; Núcleo de Desenvolvimento de Plataformas de Aprendizagem; Laboratório de Ciência de Dados Educacionais; Núcleo de Educação Matemática e Científica; Núcleo de Formação Inicial e Continuada de Professores; Núcleo Educacional do LOGIA - Grupo de Lógica e Inteligência Artificial; Núcleo Educacional do GREAT - Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas; Núcleo Educacional do CRAb - Grupo em Computação Gráfica, Realidade Virtual e Animação; Núcleo Educacional do ARIDA - Grupo de Pesquisa em Bancos de Dados.
Desde a instituição do CEnPE, já foram executados cerca de R$ 10 milhões em projetos, frutos de parcerias. Os principais projetos, atualmente em execução no CEnPE, têm como parceiros Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC), Ministério da Educação (MEC), Instituto Unibanco, Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES), Instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (IEDE), secretarias da Educação de municípios como Fortaleza, Sobral e Eusébio, além de outras instituições governamentais, do terceiro setor, institutos de pesquisa e universidades.
PRESENÇAS – Participaram da solenidade o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Rodrigo Porto; o vice-coordenador do CEnPE, Prof. Joaquim Bento Cavalcante Neto; o diretor do Instituto UFC Virtual, Prof. Gabriel Paillard; o diretor do Centro de Tecnologia da UFC, Prof. Almir Holanda; a diretora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Profª Edite Colares Marques; a vice-diretora do Centro de Tecnologia da UFC, Profª Cristina Azevedo; o vice-diretor do Centro de Ciências da UFC, Prof. Wandemberg Paiva Ferreira; a cientista-chefe de Proteção Social da FUNCAP, Profª Márcia Tavares Machado; o cientista-chefe de Cultura da FUNCAP e docente do Curso de Filosofia da UFC, Prof. Custódio Almeida; a gerente de Políticas Educacionais da Organização Não Governamental Todos pela Educação, Ana Gardennya Linard; a secretária municipal de Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha; e o secretário municipal de Educação de Eusébio, Júlio César da Costa Alexandre.
Fonte: Centro de Excelência em Políticas Educacionais (CEnPE) – e-mail: cenpe@cenpe.ufc.br
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.