Pular para o conteúdo principal

João Fonseca e Luísa Stefani se classificam para finais neste domingo Carioca decide título na Suíça, enquanto paulista busca taça no Japão

  A manhã e o começo da tarde deste sábado (25) foram históricos para o tênis brasileiro, com dois atletas chegando em finais importantes do circuito mundial. O carioca João Fonseca se garantiu na disputa do título do ATP 500 da Basileia, na Suíça, enquanto a paulista Luísa Stefani se classificou para a decisão do WTA 500 de Tóquio, no Japão. Os torneios de nível 500, que dão 500 pontos aos campeões, são os de terceiro maior nível do circuito, tanto masculino como feminino, atrás apenas das competições nível 1000 e dos Grand Slams (que distribuem dois mil pontos ao vencedor) . É a primeira vez que João vai a final de um ATP 500. Luísa, por sua vez, terá pela frente a terceira decisão de um WTA 500 somente este ano, após títulos em Linz, na Áustria, e Estrasburgo, na França, sempre com a húngara Timea Babos, com quem também venceu o SP Open (WTA 250 de São Paulo). Número 46 do ranking de simples da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), João encarou o espanhol Jaume Munar (42º...

Câmara Municipal de Fortaleza presta homenagem às organizações que atuam na assistência técnica em habitações de interesse social

 

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta segunda-feira (08/05), Sessão Solene em homenagem às organizações da sociedade civil promotoras de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS). A solenidade foi solicitada pela vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL), por meio do requerimento 104/2023, aprovado por unanimidade pelo Plenário da Casa Legislativa.

Adriana Nossa Cara (PSOL) iniciou sua fala destacando a emoção e alegria do momento. “Inicialmente quero dizer da nossa emoção e alegria de hoje aqui na Câmara poder reunir quem promove a partir do seu trabalho, da dimensão humana, da sensibilidade, do rigor técnico e leitura política da sociedade que a gente precisa construir, a assistência técnica para os territórios vulneráveis da nossa cidade”, celebrou.

A parlamentar destacou que a atividade desenvolvida pelas organizações é regulamentada pela Lei Federal nº 11.888/2008 e tem como objetivo garantir às famílias com renda de até três salários mínimos, em áreas urbanas e rurais, recebam assistência técnica pública e gratuita por profissionais habilitados para a elaboração de projetos, acompanhamento e execução de obras necessárias para a edificação, reforma, ampliação ou regularização fundiária de suas moradias. A iniciativa visa portanto assegurar moradia digna à população de baixa renda.

Na ocasião foram homenageadas as organizações Taramela Assessoria Técnica em Arquitetura e Cidade, Quintal Coletivo, Estúdio Travessa, Programa de Educação Tutorial do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC (ArqPet), Canto Emau, Escritório de Tecnologia Social (Etecs), Laboratório de Estudos da Habitação (LeHab), Centro de Assessoria Jurídica Universitária Popular (Caju), Núcleo de Assessoria Jurídica Comunitária – (NAJUC) e o Núcleo de Engenharia e Desenvolvimento Social (Neds).

“Essas são algumas das assessorias que colocam o conhecimento técnico ao lado dos movimentos sociais, comunidades e ocupações da nossa cidade e que fortalecem a luta por moradia e por uma Fortaleza menos desigual e que enxerguem a periferia. E queremos aqui para parabenizar e agradecer o trabalho desenvolvido por essas assessorias técnicas profissionais e universitárias aqui presentes. Sem vocês, a luta popular perderia muito”, apontou Adriana.

A co-vereadora da mandata Nossa Cara, Louise Santana (PSOL), destacou a necessidade de políticas públicas efetivas que diminuam o déficit habitacional da cidade. “Fortaleza possui um déficit habitacional em 130 mil famílias, que residem em áreas precárias e não possuem acesso à moradia adequada. Segundo levantamento feito pelo Plano Local de Habitação de Interesse Social, são 856 assentamentos precários, onde 44% da população ocupa apenas 12% do território da cidade. É muita terra vazia de gente morando. E esse número é reflexo da ausência de políticas públicas efetivas”, ressaltou.

Em nome dos homenageados falou a professora Lígia Melo, do Núcleo de Assessoria Jurídica Comunitária (Najuc). Ela ressaltou que esta homenagem e reconhecimento é importante para dar visibilidade à causa. “Na verdade é a causa da Vila Vicentina, do Planalto Pici, do Bom Jardim, do Poço da Draga, do Conjunto Palmeiras, de todos os territórios de Fortaleza que não são respeitados como integrantes de uma cidade adequada à vida de todo e qualquer ser humano. É também para mostrar que servimos para dar infraestrutura e promover o acesso ao direito e proteger”, afirmou.

A mesa foi composta pela representante da Assessoria Técnica em Arquitetura e Cidade, Tais Ponte, por Lígia Melo do Núcleo de Assessoria Jurídica Comunitária (Najuc) e Cláudia Sales de Alcântara, representando o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

Foto: JL Rosa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.