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Centro de Diagnóstico Espaço Girassol recebe visita da embaixadora do Brasil na Suécia Durante a agenda, a embaixadora Maria Edileuza Reis conheceu o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza no diagnóstico, acompanhamento e apoio às famílias de crianças e adolescentes neurodivergentes

  lhe: Segundo a diplomata, instituições como o Centro de Diagnóstico Espaço Girassol despertam interesse e podem contribuir muito para o diálogo e a cooperação entre o Brasil e nações como a Suécia (Foto: Kiko Silva) A embaixadora do Brasil na Suécia, Maria Edileuza Fontenele Reis, visitou, nesta sexta-feira (7/11), o Centro de Diagnóstico Espaço Girassol da Prefeitura de Fortaleza. A agenda, que integra a estratégia de fortalecimento das relações internacionais do município, contribuiu para a troca de experiências entre países na promoção de políticas públicas voltadas à saúde, à inclusão e ao cuidado com pessoas neurodivergentes. Durante a visita, a embaixadora reconheceu o Espaço Girassol como referência não apenas para o Brasil, mas também no contexto internacional. “Fiquei impressionada com o trabalho desenvolvido no Espaço Girassol. São raros, mesmo no mundo, centros que oferecem uma atenção tão integrada e de excelência como esta, com uma equipe multidisciplinar que atua de...

Confira como e onde receber a Carteira de Identificação para Pessoas Autistas

 Para garantir maior comodidade à população, a Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) passa a disponibilizar a lista de Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) que já estão disponíveis para recebimento no Canal de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Fortaleza. Além do contato por meio de e-mail que já é feito pela Coordenadoria Especial de Pessoas com Deficiência, a lista on-line facilitará o acesso a informações como disponibilidade e local para retirada da carteira.

Vale ressaltar que a solicitação da CIPTEA também pode ser feita de forma on-line, pelo formulário também disponível no Canal de Desenvolvimento Social, bem como de forma presencial na Coordenadoria Especial de Pessoas com Deficiência e em todas as 12 Secretarias Regionais. Quem fizer a solicitação on-line poderá escolher o local de recebimento no próprio formulário, para garantir que receberá no local mais próximo. As informações sobre todo o processo serão sempre compartilhadas pelo e-mail cadastrado no formulário.

Como solicitar

A carteira é emitida gratuitamente pela SDHDS, conforme o Decreto Municipal nº 15.399. O cadastro pode ser feito pelo próprio interessado (caso seja absolutamente capaz), pelo seu tutor (em caso de incapacidade relativa) ou pelo seu curador (em caso de incapacidade absoluta). A carteira será expedida no prazo de até 30 dias após a entrega da requisição e terá validade de cinco anos, devendo ser mantidos atualizados os dados cadastrais do identificado.

As carteiras de identificação têm como objetivo inibir atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. Ao ser apresentado o documento, torna-se obrigatório o acesso prioritário em todos os serviços públicos e privados, em especial, nas áreas da saúde, educação e assistência social.

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