A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outras entidades protocolaram nesta segunda-feira (26) ações de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a lei de Santa Catarina que proíbe a reserva de cotas raciais para ingresso de estudantes em instituições de ensino que recebem verbas públicas do estado. Além da OAB, a norma também é questionada pelo PSOL, pelo PT, pela União Nacional dos Estudantes (Une), pela Coalizão Negra por Direitos e pela Educafro – associação que luta pela inclusão de negros, em especial, e pobres em geral, em universidades públicas ou particular, com bolsa de estudo. Confira mais informações sobre o assunto no Repórter Brasil Tarde , da TV Brasil As entidades pretendem suspender a Lei 19.722/2026 , que foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e sancionada pelo governador Jorginho Melo. A norma permite a reserva de vagas somente para pessoas com deficiência, alunos oriundos de e...
Nesta primeira edição, duas personalidades serão homenageadas: a secretária da Proteção Social, ex-primeira-dama do Ceará e idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, do Governo do Estado, Onélia Santana, e o Professor Jessé de Hollanda Cordeiro, um dos fundadores da Estácio Ceará.
A Estácio completa 25 anos de presença no Estado do Ceará, consolidando-se como uma das principais instituições de ensino superior da região. Para celebrar a data, no próximo dia 16 de junho, às 8h, no campus Centro, atual sede da reitoria, será realizado um café da manhã para compartilhar a trajetória de conquistas da instituição e reconhecer aqueles que fizeram e fazem a diferença na educação cearense.
Nesse contexto, a Estácio Ceará anuncia a entrega da Comenda Diamante da Educação, honraria que reconhece personalidades dedicadas ao desenvolvimento do ensino em diferentes níveis. Nesta primeira edição serão dois homenageados: a secretária da Proteção Social, ex-primeira-dama do Ceará e idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, do Governo do Estado, Onélia Santana, e o Professor Jessé de Hollanda Cordeiro, pela relevante contribuição para a história da Estácio Ceará, desde sua fundação e a frente da Direção Acadêmica e da Direção Geral, de 1998 a 2008.
Para marcar a data, será realizada, a palestra magna "A Educação Brasileira e a Inteligência Artificial" proferida pelo jornalista Pedro Doria. "Teremos uma oportunidade única para discutir os desafios da educação brasileira com um olhar para o futuro, além do papel da tecnologia da informação e comunicação na democratização do acesso e melhoria do ensino. Tenho certeza de que as reflexões e os debates realizados durante o evento serão extremamente importantes para a melhoria da educação em nosso Estado", explica o reitor da Estácio Ceará, Josué Viana.
O reitor destaca ainda a importância desse marco histórico, que simboliza o compromisso contínuo da instituição com a excelência acadêmica e o desenvolvimento educacional no Ceará. “Reconhecemos a dedicação e o comprometimento dos docentes, discentes, gestores, colaboradores e parceiros da Estácio Ceará, que são fundamentais para a consolidação da instituição como referência no ensino superior”, comemora.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.