Pular para o conteúdo principal

Mais um suspeito investigado por mortes no bairro Barroso é preso pela Polícia Civil

 📢 _AVISO DE COLETIVA_ *Mais um suspeito investigado por mortes no bairro Barroso é preso pela PCCE* Dando continuidade aos trabalhos de combate aos crimes, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu, neste domingo (23), mais um suspeito, de 22 anos, por envolvimento nas mortes registradas, na noite dessa sexta-feira (21), no bairro Barroso - Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. O alvo foi localizado no bairro Jardim das Oliveiras (AIS 7). O capturado já possui uma extensa ficha criminal por crimes de homicídios, integrar organização criminosa, roubos e tráfico de drogas. Detalhes dos trabalhos policiais serão apresentados, neste domingo (23), em coletiva de imprensa, às 16h, na sede da PCCE, no Cisp, em Fortaleza. *Serviço:* *Local:* Espaço Cultural da PCCE, Cisp – Av. Rua Professor Guilhon, s/n, Aeroporto, Fortaleza/CE *Data:* 23 de junho (domingo) *Horário:* 16h

Pesquisador do LABOMAR integra artigo sobre tubarões e raias publicado na revista "Science"

 

Pesquisador do LABOMAR integra artigo sobre tubarões e raias publicado na revista "Science"

Foi publicado no último dia 15, pela revista Science, o artigo “Widespread diversity deficits of coral reef sharks and rays” (“Déficits generalizados na diversidade de tubarões e raias em recifes de corais”, em tradução livre), que detalha o estado populacional de tubarões e raias (elasmobrânquios) nos recifes tropicais ao redor do mundo. A pesquisa é resultado de cooperação de 153 pesquisadores de diversas nacionalidades, da qual fez parte o Prof. Tommaso Giarrizzo, visitante sênior do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará.

Além da UFC, outras seis universidades públicas brasileiras colaboraram com o trabalho: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade de São Paulo (USP). 

Imagem: Tubarão no fundo do mar com sistema de monitoramento ao lado
Sistema de filmagens subaquáticas com iscas de atração (Foto: Andy Mann)

DESCOBERTAS – O estudo destaca que a sobrepesca está levando à extinção os tubarões recifais, causando drástica diminuição na diversidade de elasmobrânquios. Em particular, uma análise aprofundada com as cinco espécies mais comuns de tubarões revelou declínios populacionais de 60% a 73% na abundância dos indivíduos e que essas espécies não foram detectadas em 34% a 47% dos recifes estudados. 

À medida que os recifes ficam mais empobrecidos em tubarões, as raias se tornam dominantes nesses ambientes. Por sua vez, tubarões recifais essencialmente persistem em nações ricas ou com uma governança forte e também em áreas altamente protegidas. 

O estudo mostra ainda que a perda de funções ecológicas e de serviços ecossistêmicos causará grandes impactos nas comunidades humanas, assim como nos ecossistemas recifais. 

INOVAÇÕES – Uma das inovações do estudo é a utilização de sistemas de filmagens subaquáticas com iscas de atração (chamados de BRUVs, segundo acrônimo em inglês), uma técnica não invasiva, não destrutiva e ambientalmente sustentável. As principais vantagens do método são a ausência de interferência de mergulhadores ou robôs, a longa duração das amostras, a maior quantidade de amostragens, a profundidade e os habitats amostrados, e a não captura ou morte dos organismos. 

Além disso, as amostras em vídeo podem ser reanalisadas para verificação ou ampliação do escopo da pesquisa. O Prof.Tommaso Giarrizzo, líder do grupo de pesquisa CNPq – BRUV Brazil, foi precursor no País na introdução da técnica de amostragem com vídeos.

DADOS – A pesquisa publicada na revista Science registrou um volume expressivo de dados produzidos: 22 mil horas de filmagens de BRUVs em 391 recifes localizados em 67 países e territórios. A maioria das amostragens contou principalmente com o financiamento da Paul G. Allen Family Foundation, que apoiou durante cinco anos o projeto Global FinPrint 

No Brasil, foram realizadas 186 horas de filmagens com BRUVs em seis locais de estudo: Abrolhos, Arraial do Cabo, Recife, Ilha da Trindade e arquipélagos de Fernando de Noronha e de São Pedro e São Paulo. A maioria das amostragens no Brasil é resultado de um conjunto de projetos financiados pelos Programas Ecológicos de Longa Duração do CNPq (PELD-HCES e PELD-ILOC) e pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.