O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará manifesta profundo pesar pelo falecimento da cadela Iara, integrante da Companhia de Busca com Cães, ocorrido na madrugada desta quinta-feira (15/01), durante o deslocamento para uma operação no interior do estado do Maranhão. Iara passou a apresentar sintomas compatíveis com torção gástrica já nas proximidades do destino final da missão. Apesar dos esforços imediatos, a cadela não resistiu e veio a óbito nos braços de seu condutor, o sargento João, companheiro de jornada e de incontáveis operações. De origem inesperada e raça inicialmente desconhecida, Iara rapidamente se destacou pelo temperamento singular, pela dedicação ao trabalho e pela forte conexão com a tropa. Ao longo de sua trajetória operacional, participou de cursos fora do estado, integrou grandes operações, a exemplo da atuação em Mossoró, contribuiu diretamente para a localização de vítimas e entrou para a história da corporação ao se tornar a primeira cadela da raça Braco Ale...
A Casa de Cuidados do Ceará (CCC) está promovendo a quarta edição de seu curso de cuidadores nos dias 18 a 22 de setembro. O curso é voltado para cuidadores da CCC, do Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) e da UCE do Hospital Waldemar Alcântara (HGWA) e tem o objetivo de preparar o cuidador para lidar com situações inerentes ao paciente dependentes de cuidados especiais e evitar uma reinternação hospitalar.
O curso tem o intuito de qualificar, treinar, desenvolver e capacitar pessoas que desejam se tornar um cuidador. “Já tivemos como resultados a formação de mais de 50 indivíduos que hoje podem cuidar de forma mais segura do seu familiar ou exercer de forma profissional a função de cuidador”, explica Aryadne Marques, coordenadora de Fisioterapia da Casa de Cuidados.
Entre os assuntos abordados estão os cuidados gerais do paciente acamado como banho, feridas e curativos, higiene de mão, prevenção de infecções,administração de medicamentos, cuidados paliativos, direitos e deveres do cuidador. Nesta edição, foi acrescentado o tema de Prevenção de Infecções para proporcionar maior segurança ao paciente no domicílio.
“A escolha das temáticas foi a partir da identificação de quais eram os principais motivos de complicações dos pacientes após a alta e verificando com os cuidadores informais quais eram as principais dúvidas e dificuldades. Tivemos ótimos feedbacks, alguns participantes relataram que conseguiram empregos como cuidador, outros relataram não ter mais dificuldades em alguns procedimentos. Independente disso, todos saem preparados para cuidar de um paciente no domicílio com muita segurança e sabendo lidar com intercorrências”, acrescenta a gestora.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.