Uma ação de combate ao tráfico de drogas na Região Sul do Ceará resultou no cumprimento de um mandado de prisão definitiva por tráfico de drogas, em desfavor de um homem, de 21 anos. O indivíduo foi localizado e preso por equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), na manhã desta terça-feira (11), no município do Crato, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Ceará. A ação contou com o apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI-Sul). A investigação foi coordenada pela PCCE e culminou na identificação do suspeito. Em posse das informações, os policiais civis das Delegacias de Polícia Civil do Crato e de Iguatu localizaram o alvo em um imóvel na cidade do Crato. O homem já possui antecedentes por crimes contra a administração pública, tráfico de drogas, roubo e receptação. Diante disso, o indivíduo foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil do Crato, onde foi cumprido o mandado de prisão expedido pela Comarca de Iguatu e colocado à disposiç...
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira está mais velha. O Censo mais recente aponta que em 2022, o total de pessoas com 65 anos ou mais no país chegou a 10,9% da população, com alta de 57,4% em relação a 2010, quando esse contingente era de 7,4% da população. Daí a importância de discutir sobre os impactos do envelhecimento para a saúde.
Na Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade de transição hospitalar da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), pelo menos 60% dos 110 pacientes internados são idosos. Por isso, a unidade conta com equipe multidisciplinar nos atendimentos, incluindo geriatras, além de projetos voltados para esse público.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o envelhecimento saudável como “o processo de desenvolvimento e manutenção da capacidade funcional que permite o bem-estar na idade avançada”. Ainda de acordo com a OMS, as ações de saúde devem ser planejadas, organizadas e implantadas de forma que permitam às pessoas prolongar ao máximo a sua independência e autonomia.
Para Ursula Wille Campos, diretora da CCC, o acompanhamento com vários profissionais de saúde é forte aliado para quem busca um envelhecimento saudável. “Na Casa de Cuidados, nosso paciente é assistido por profissionais de fisioterapia, terapia ocupacional, enfermagem, psicologia, nutrição, fonoaudiologia e serviço social, cada um atuando com sua especialidade para atender à necessidade do paciente, fazendo toda a diferença em sua recuperação”, diz.
O geriatra da CCC, Rafael Pinheiro, acrescenta ainda a importância de dar atenção à saúde mental do idosos. O assunto tomou destaque principalmente após o isolamento social provocado pela pandemia. “O isolamento social junto ao sentimento de solidão fez com que casos de depressão e ansiedade tivessem um aumento entre os idosos. Por isso é importante promover atividades em que eles se sintam acolhidos e que também promovam a socialização”, explica.
Diversos projetos da Casa de Cuidados promovem bem-estar aos pacientes idosos. Confira:
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.