Dados do Ministério da Saúde, divulgados em outubro deste ano, mostram que a sífilis continua em ritmo acelerado de crescimento no Brasil, acompanhando uma tendência mundial . A situação é mais grave entre as gestantes: entre 2005 e junho de 2025, o país registrou 810.246 casos de sífilis em gestantes, com 45,7% dos diagnósticos na Região Sudeste, 21,1% no Nordeste, 14,4% no Sul, 10,2% no Norte e 8,6% no Centro-Oeste. A taxa nacional de detecção alcançou 35,4 casos por mil nascidos vivos em 2024, o que revela o avanço da transmissão vertical, quando a infecção passa da mãe para o bebê . Segundo a ginecologista Helaine Maria Besteti Pires Mayer Milanez, membro da Comissão Nacional Especializada em Doenças Infectocontagiosas da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a luta para controlar os números da sífilis congênita se estende desde a década de 1980. “Na realidade, sempre tivemos problema com a questão da sífilis no Brasil. Ainda ...
Houve registros em todas as regiões (FOTO: Marciel Bezerra)
Choveu em cerca de 120 municípios do Ceará entre as 7h de terça (19) e as 7h desta quarta-feira (20).
Conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), houve registros em todas as macrorregiões, sendo os maiores acumulados os seguintes:
–Morada Nova (Posto: ROLDÃO): 70 mm
–São João do Jaguaribe (Posto: SÍTIO LIMA): 68 mm
–Morada Nova (Posto: EIXÃO 2): 67.2 mm
–Aiuaba (Posto: FAZENDA NOVA): 67 mm
–Quiterianópolis (Posto: ALGODÕES): 65 mm
Para mais detalhes, basta acessar funceme.br/calendario.
As atuais precipitações estão associadas à presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que é um sistema meteorológico comum nesta época de Pré-Estação.

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.