Pular para o conteúdo principal

Ceará faz treino apronto um dia antes de enfrentar o Operário

  Alvinegro luta pela terceira vitória seguida no Campeonato Brasileiro Link para compartilhamento:    Copiar (Foto: Gabriel Silva/CearaSC) O elenco do Ceará finalizou, na manhã deste sábado (18), no CT do Caju, em Curitiba, a preparação para o próximo desafio da temporada. Amanhã (19), o Alvinegro visita o Operário/PR, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa/PR, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O grupo iniciou o dia com um trabalho de ativação na academia do CT do Caju. Depois, o técnico Vagner Mancini orientou uma atividade tática visando o confronto diante da equipe paranaense. Por último, os atletas participaram do já tradicional rachão de pré-jogo. Com oito pontos nas cinco primeiras partidas da competição, o Time do Povo vai em busca de mais uma vitória no campeonato para entrar no G4 da Série B. Departamento de Comunicação - CSC

Contendo normas próprias na área de fomento, Lei Orgânica da Cultura do Ceará atualizou as políticas de investimento no setor cultural do estado

 


Marco na legislação cultural dos cearenses, as normas contidas na Lei n.º 18.012 são referência para quem planeja acessar editais, dentre outros mecanismos de aporte protagonizados por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará)

Fomento origina do verbo “aquecer”. Com o tempo, também tornou-se sinônimo de estimular, desenvolver e encorajar. Tanto na cultura, como em outras esferas da administração pública, esta palavra é usada para determinar políticas de investimento. Assim, fomentar é promover meios e condições necessários à efetivação de resultados ao bem comum da população.

A Lei Orgânica da Cultura do Estado do Ceará (Lei n.º 18.012) conta com normas específicas para incentivo e fomento à arte e cultura no estado. Em vigor desde abril de 2022, a legislação estabeleceu uma nova era no setor com a efetivação de um Regime Próprio de Fomento à Cultura.

Segundo o artigo 50, o Ceará executará as políticas públicas de fomento cultural por meio do regime estabelecido nesta Lei. A partir desta conquista, a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) passou a contar com diversos mecanismos específicos de investimento no campo cultural.

A Lei também orienta e exige a diversidade de pautas e populações atendidas por estas políticas estaduais de aporte em cultura. Outro destaque é a atualização dos processos de inscrição, seleção, pagamento e prestação de contas. Em agosto deste ano, o Governo do Ceará publicou decreto que regulamenta os contratos de fomento cultural previstos nesta legislação.

Cultura é cultivar

As normas contidas na Lei Orgânica são referência para quem planeja acessar editais, dentre outros mecanismos de aporte protagonizados por meio da Secult. O artigo 52 detalha quais são os instrumentos de execução deste regime próprio de fomento.

Quando o repasse de recursos é via administração pública, o estado conta com os termos de “Execução Cultural”, “Patrocínio Cultural”, “Premiação Cultural” e “Bolsa Cultural”. Em outra esfera, sem o repasse de recursos pela administração pública, são adotados os termos de “Ocupação Cultural”, “Cooperação Cultural” e “Patrocínio Privado Direto”.

A Lei Orgânica da Cultura do Ceará, em seu artigo 95, determina acerca do fomento via Mecenato Estadual. É quando o incentivo conjuga recursos do poder público estadual e de particulares, por meio de renúncia fiscal.

Assim, os contribuintes do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre a Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) apoiam projetos culturais mediante doação ou investimento, deduzindo o percentual legal do imposto devido no limite de até 2%.

Adentrando outros detalhes da Lei Orgânica, é fundamental citar o artigo 43, que define o Sistema de Financiamento e Fomento à Cultura. Aqui, estão previstos os mecanismos, diversificados e articulados, destinados aos recursos que serão aplicados nas políticas públicas culturais.

Conforme a legislação, o aporte voltado ao Sistema de Financiamento e Fomento à Cultura é garantido por meio de dotações orçamentárias consignadas no orçamento do estado com fontes de recursos do Tesouro Estadual, Fundo Estadual de Cultura (FEC), Mecenato Estadual, Fundo Nacional da Cultura (FNC), transferências federais, receitas operacionais geradas pelos espaços e equipamentos culturais públicos, dentre outras fontes admitidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.