O calor extremo que o Rio de Janeiro vem registrando nos últimos dias levou o governo do estado a montar uma força-tarefa para desenvolver ações em diversas áreas, entre elas a da saúde. As unidades de pronto atendimento (UPA) do estado receberam reforço das equipes para agilizar o atendimento de pessoas que chegam aos postos com sintomas decorrentes das altas temperaturas. Em coletiva para anunciar as ações coordenadas da força-tarefa, a secretária de estado de Saúde, Cláudia Mello, disse que o período do réveillon é preocupante, porque é maior o número de pessoas na cidade. Hidratação Uma das ações adotadas para minimizar os impactos das altas temperaturas é a hidratação da população, o que está sendo feito desde ontem pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae). Neste domingo (28), a companhia distribuiu 15 mil litros de água e 3,4 toneladas de gelo nas praias como Leme, Copacabana, Arpoador, Ipanema, Leblon. Hoje...
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou a soltura de animais silvestres na região do sertão central. A ação ocorreu em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama). Ao todo foram soltos 59 animais, de 13 espécies diferentes.
Os animais foram resgatados ou apreendidos por órgãos ambientais e entregues aos cuidados do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), que ficou com os animais até o dia da soltura. A ação ocorreu na última sexta-feira, (24). Abaixo está a lista completa de animais que foram soltos:
1 cágado-de-barbicha (Phrynops geoffroanus);
1 cambacica (Coereba flaveola);
3 azulão (Cyanocompsa brissonii)
1 azulão-verdadeiro (Passerina brissonii)
5 golinho (Sporophila albogularis)
1 sanhaço-cinzento (Thraupis sayaca)
1 tipio (Sicalis luteola)
1 tiziu (Volatinia jacarina)
4 galinho-da-serra (Coryphospingus pileatus)
4 galo-da-campina (Paroaria dominicana)
24 garibaldi (Chrysomus ruficapillus)
5 baiano (Sporophila nigricollis)
8 bigodinho (Sporophila lineola)
Denúncias;
A Semace possui o Disque Natureza, para casos de denúncias de crimes ambientais, que podem ser feitas por meio do telefone 0800 275 2233. As denúncias também podem ser feitas via Web, pelo endereço semace.ce.gov.br, clicando na opção “Denúncia Ambiental”, ou pelo aplicativo Semace Mobile (disponível apenas para dispositivos Android). A autoria da denúncia é preservada. O contato também pode ser feito pelo e-mail: atendimento.fauna@semace.ce.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.