Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra
Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)
Após uma série de acidentes envolvendo gás de cozinha em todo o país, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) emitiu uma nota orientando a população sobre os cuidados a serem tomados no manuseio de cilindros de gás.
Aquisição
O CBMCE recomenda que os cilindros de gás sejam adquiridos em revendedores autorizados e certificados pelo Corpo de Bombeiros. Além disso, ao comprar, o consumidor deve verificar se o cilindro está em boas condições, sem danos, amassados ou ferrugem. Então, também é importante verificar se o cilindro possui adesivos de segurança e etiqueta com instruções de uso e dados de contato do distribuidor.
Instalação
O cilindro de gás deve ser instalado em local bem ventilado, longe de captações, ralos e locais que possam acumular gás. O gás de cozinha é mais pesado que o ar e, por isso, tende a se concentrar em locais baixos. Como também, não deve ser armazenado em locais fechados, como armários, banheiros ou porões.
Mangueira e regulador
Neste sentido, a validade da mangueira e do regulador de pressão deve ser verificada. O prazo de validade é de 5 anos. Para instalar o regulador, não é necessária nenhuma ferramenta, basta parafusá-lo manualmente. O tubo não deve entrar em contato com a estrutura metálica do fogão, nem tocar na lateral ou na parte traseira, pois, se aquecido, pode derreter.
Propriedades do gás de cozinha
A princípio, o gás de cozinha, também conhecido como Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) é uma mistura de gases derivados do petróleo. O GLP é inodoro e incolor. Ou seja, não tem cheiro e não tem cor.
No entanto, por segurança, a indústria adiciona mercaptana, que são análogos aos álcoois, mas contém enxofre em lugar de oxigênio, ao gás de cozinha para proporcionar um odor característico que permite a detecção de vazamentos.
Portanto, o “cheiro de gás” que muitas pessoas reconhecem é, na verdade, o cheiro da mercaptana.
Vazamentos
Em caso de vazamento, o consumidor deve seguir os seguintes passos:
– Não ligue ou desligue interruptores, ou equipamentos elétricos.
– Ventile a área abrindo janelas e portas.
– Feche a válvula reguladora de pressão.
– Retire o cilindro do local e coloque-o em um local bem ventilado para deixar o ar escapar.
– Ligue para os bombeiros pelo número 193.
Recomendações
Por fim, o CBMCE reforça que a atenção aos detalhes e a prática de medidas preventivas são fundamentais para evitar acidentes com gás de cozinha.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.