Pular para o conteúdo principal

Aposentados têm até dia 21 para aderir ao plano de devolução Pagamento dos valores terá início a partir de 24 de julho

  Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram descontos indevidos por entidades associativas têm até a próxima segunda-feira (21) para aderir ao acordo de devolução dos recursos oferecido pelo governo federal. O beneficiário que aderir à proposta do Ministério da Previdência Social vai receber o pagamento dos valores descontados na semana do dia 24 de julho. O acordo diz respeito aos valores descontados entre março de 2020 e março de 2025. Assim, o beneficiário não precisa recorrer à Justiça. Para tanto,  aqueles que foram lesados podem acessar ao aplicativo Meu INSS ou ir a uma agência dos Correios. A adesão é gratuita e não exige envio de documentos. Os recursos serão pagos aos pensionistas e aposentados que já questionaram os valores transferidos pelas associações e, após o prazo de 15 dias úteis, não receberam retorno das entidades. O INSS recebeu cerca de 3,8 milhões de contestações, sendo que três milhões delas não receberam re...

Casa de Cuidados do Ceará promove capacitação para qualificar assistência a pacientes do equipamento

 


A Casa de Cuidados do Ceará (CCC), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza novos treinamentos para capacitar os cuidadores de pacientes que estão em processo de desospitalização na unidade. O “Programa Integração do Cuidador”, reformulado em 2024, tem o objetivo de preparar essas pessoas recém-admitidas na instituição sobre a rotina do local e atitudes seguras no manejo do paciente, tanto dentro na internação quanto no domicílio.

Entre os conteúdos abordados nos treinamentos que ocorrem periodicamente, estão alimentação do paciente, higienização, uso de curativos e aspiração. A capacitação é ministrada pela equipe de saúde da unidade e cada profissional faz a orientação de acordo com a sua especialidade. O programa aborda ainda temas como: cuidados com vias aéreas, administração segura de medicamentos, administração segura de dieta oral e enteral, mobilização do paciente no leito, prevenção de lesão por pressão e prevenção de infecções.

A cuidadora Tereza Cristina Veras participou desta edição do programa. Apesar de já ter participado de outros treinamentos, ela classificou a reformulação como mais produtiva. “Achei a explicação mais didática e com o tempo mais proveitoso. Aprendi muito sobre dieta e higienização, o que promoveu mais autonomia para nós que atuamos como cuidadores”, opina.

A analista de educação permanente da CCC, Renata Gomes, explica o que mudou com a reformulação do curso. “Tivemos algumas mudanças importantes em relação ao ano passado. Por exemplo, foi acrescentado o tema prevenção de infecções, bem como foi aumentada a frequência dos temas, que eram mensais. Agora todos os temas são abordados quinzenalmente numa imersão de 4h de aula. Além disso, também é disponibilizado um material impresso com as principais informações da Casa de Cuidados e dos cuidados com o paciente”, diz.

Em 2023, os treinamentos alcançaram resultados como a diminuição dos índices de eventos adversos e de reinternação. Para 2024, a meta é torná-los cada vez mais acessíveis aos cuidadores. “Pretendemos alcançar uma meta de 70% de adesão mensal durante todo este ano, bem como editar o material que é disponibilizado impresso para uma linguagem mais acessível, visto que muitos dos cuidadores apresentam baixo nível de escolaridade”, acrescenta a analista.

Para participar do “Programa Integração do Cuidador”, é necessário estar acompanhando algum paciente internado na Casa de Cuidados do Ceará. O projeto é coordenado pelo Núcleo de Educação Permanente da instituição.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.