Pular para o conteúdo principal

Fadiga pode ter contribuído para queda de avião da Voepass, diz MTE Auditoria aponta tempo de descanso reduzido nas escalas de trabalho

  Um relatório do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) aponta que fadiga dos pilotos pode ter contribuído para o acidente com o avião da Voepass/Passaredo , ocorrido em 9 de agosto de 2024 e   que matou 58 passageiros e quatro tripulantes . Segundo o relatório,  as escalas não tinham tempo suficiente de descanso para a tripulação , o que  pode ter levado a erros humanos por fadiga . "A conclusão foi que a empresa montou escalas que reduziram o tempo de descanso da tripulação, o que pode ter causado cansaço em um nível capaz de prejudicar a concentração e o tempo de reação dos profissionais. Esse fator, somado a outras possíveis causas, pode ter contribuído para o acidente com o voo 2283", diz o documento.  A  auditoria concluiu ainda que a empresa não realizava controle efetivo da jornada de trabalho  dos funcionários,  descumpria o tempo de descanso  estabelecido na Lei dos Aeronautas e  violou as cláusulas da Convenção...

Casa de Cuidados do Ceará promove capacitação para qualificar assistência a pacientes do equipamento

 


A Casa de Cuidados do Ceará (CCC), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza novos treinamentos para capacitar os cuidadores de pacientes que estão em processo de desospitalização na unidade. O “Programa Integração do Cuidador”, reformulado em 2024, tem o objetivo de preparar essas pessoas recém-admitidas na instituição sobre a rotina do local e atitudes seguras no manejo do paciente, tanto dentro na internação quanto no domicílio.

Entre os conteúdos abordados nos treinamentos que ocorrem periodicamente, estão alimentação do paciente, higienização, uso de curativos e aspiração. A capacitação é ministrada pela equipe de saúde da unidade e cada profissional faz a orientação de acordo com a sua especialidade. O programa aborda ainda temas como: cuidados com vias aéreas, administração segura de medicamentos, administração segura de dieta oral e enteral, mobilização do paciente no leito, prevenção de lesão por pressão e prevenção de infecções.

A cuidadora Tereza Cristina Veras participou desta edição do programa. Apesar de já ter participado de outros treinamentos, ela classificou a reformulação como mais produtiva. “Achei a explicação mais didática e com o tempo mais proveitoso. Aprendi muito sobre dieta e higienização, o que promoveu mais autonomia para nós que atuamos como cuidadores”, opina.

A analista de educação permanente da CCC, Renata Gomes, explica o que mudou com a reformulação do curso. “Tivemos algumas mudanças importantes em relação ao ano passado. Por exemplo, foi acrescentado o tema prevenção de infecções, bem como foi aumentada a frequência dos temas, que eram mensais. Agora todos os temas são abordados quinzenalmente numa imersão de 4h de aula. Além disso, também é disponibilizado um material impresso com as principais informações da Casa de Cuidados e dos cuidados com o paciente”, diz.

Em 2023, os treinamentos alcançaram resultados como a diminuição dos índices de eventos adversos e de reinternação. Para 2024, a meta é torná-los cada vez mais acessíveis aos cuidadores. “Pretendemos alcançar uma meta de 70% de adesão mensal durante todo este ano, bem como editar o material que é disponibilizado impresso para uma linguagem mais acessível, visto que muitos dos cuidadores apresentam baixo nível de escolaridade”, acrescenta a analista.

Para participar do “Programa Integração do Cuidador”, é necessário estar acompanhando algum paciente internado na Casa de Cuidados do Ceará. O projeto é coordenado pelo Núcleo de Educação Permanente da instituição.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.