Pular para o conteúdo principal

Governo de SP, prefeitura e MME pedem rompimento do contrato com Enel Decisão foi tomada após reunião entre governador, prefeito e ministro

  O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o prefeito da capital, Ricardo Nunes, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciaram que vão levar à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) um pedido de caducidade do contrato de concessão de distribuição de energia elétrica que a Enel detém na capital paulista e em outros 23 municípios da região metropolitana.   Na última semana  milhões de clientes da distribuidora ficaram sem energia elétrica  por mais de cinco dias após a queda de árvores sobre a rede de fios, que destruiu cabos e postes. Segundo Tarcísio, o governo fez um levantamento profundo das falhas reiteradas da prestação de serviço, e já vinha trocando informações com o Ministério de Minas e Energia e com a Aneel, para que providências sejam tomadas.  “É insustentável a situação da Enel em São Paulo, ela não tem mais condição de prestar serviço, tem um problema reputacional muito sério, tem um problema de deixar a nossa populaçã...

Parceria entre TJCE e Enel visa dar maior celeridade às demandas por meio da conciliação pré-processual

 Uma parceria do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Enel possibilitará que casos envolvendo a companhia de distribuição de eletricidade sejam solucionados com maior celeridade por meio da conciliação, antes de se transformarem em processos judiciais. “A iniciativa, inédita no Ceará, foi construída buscando levar ao consumidor uma alternativa à judicialização das questões envolvendo as empresas parceiras, oportunizando a solução da controvérsia em menor tempo, sem custos, de forma remota e consensual”, explica a coordenadora do Nupemec, juíza Ana Paula Feitosa Oliveira.

A reclamação pré-processual visa a solução de problemas por meio da conciliação. Havendo acordo entre as partes envolvidas, a decisão é homologada pelo Judiciário. No serviço, a Enel se compromete em viabilizar, no prazo de até 48 horas corridas, a suspensão do corte ou fazer a religação do fornecimento de energia elétrica, bem como suspender cobrança, juros e multa. A medida deve ser mantida enquanto durar a análise da reclamação pela distribuidora, que tem até 30 dias, contados a partir do recebimento do e-mail, encaminhado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

Para que a questão seja contemplada pelo novo serviço, é necessário que o caso não esteja tramitando no Judiciário e que seja apresentado pelo titular da conta de energia elétrica. Além disso, deverá ser demonstrado o protocolo de atendimento anterior que não tenha sido resolvido administrativamente pela Enel. A novidade não abrange as situações em que o consumidor já tenha mais de 60 dias em atraso, cabendo à empresa avaliar a possibilidade de suspender a cobrança ou o corte, bem como prosseguir a demanda pela via pré-processual.

A chefe de assuntos jurídicos da Enel Ceará, Erika Aguiar, afirma que as expectativas para o projeto são altas. “Queremos evitar que as pessoas tenham um litígio com a distribuidora que, muitas vezes, é algo simples, que a gente pode resolver através da mediação. Nossa ideia é agilizar o atendimento e evitar que o Judiciário tenha ainda mais demandas.”

COMO PARTICIPAR

Os  interessados em iniciar o procedimento pré-processual, devem preencher o formulário de atendimento disponível AQUI, explicando brevemente sobre o conflito existente e anexando a documentação necessária para o cadastro. Depois, o Cejusc ficará responsável por receber a demanda e classificá-la como ação pré-processual no sistema. Após o recebimento da solicitação, a Enel avaliará o caso e poderá suspender o corte ou as cobranças. Em até 30 dias, a distribuidora fornecerá uma resposta ao Cejusc, que comunicará ao cliente sobre os resultados, seja por e-mail ou por meio de audiência de conciliação.

NUPEMEC

O Núcleo é responsável por planejar, efetivar e fomentar a utilização de métodos alternativos de solução de conflitos, como a conciliação e a mediação, para proporcionar à sociedade serviço judicial mais célere, efetivo e que solucione os conflitos de forma preventiva, contribuindo para a pacificação social. A supervisora é a desembargadora Vanja Fontenele Pontes.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.