Pesquisa realizada pelo Instituto Butantan e mais 23 instituições definiu nova nomenclatura para as linhagens do vírus da dengue. As denominações já começaram a ser utilizadas desde setembro de 2024 pelos participantes do estudo, entre eles a Universidade Yale, nos Estados Unidos, a Universidade Oxford, no Reino Unido, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantan, no Brasil. “Por ter sido desenvolvido de forma consensual por várias instituições nacionais e internacionais, [a adoção da nova nomenclatura] não depende de aprovação formal da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entretanto, espera-se que a OMS e redes regionais de vigilância passem a utilizá-lo como referência, como já ocorreu com outros vírus”, destaca o bioinformata do Centro para Vigilância Viral e Avaliação Sorológica (CeVIVAS) e do Laboratório de Ciclo Celular do Instituto Butantan (LCC), Alex Ranieri. Segundo o instituto, o objetivo da nova nomenclatura é facilitar a vigilância das mutaçõe...
Presidente Rholden Queiroz reitera importância do trabalho conjunto entre os órgãos para fortalecer o controle externo O fortalecimento das parcerias institucionais foi o mote das visitas realizadas nesta segunda-feira (29/1) ao Tribunal de Contas do Ceará. Pela manhã, o secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes Santos, esteve com o presidente da Corte de Contas, Rholden Queiroz, e destacou a importância do trabalho que vem sendo realizado pelo TCE Ceará. Durante a conversa, que contou com a presença dos secretários executivos da pasta, Liana Machado, Márcio Cardel e Guilherme França, o presidente Rholden Queiroz falou do trabalho complementar entre os dois órgãos. “A Sefaz arrecada e o Tribunal de Contas analisa os gastos. É preciso, tanto na área de arrecadação quanto na área de controle, estar atento para aperfeiçoar os procedimentos. O objetivo principal é zelar pelo uso correto dos recursos públicos em benefício da sociedade.” À tarde, o procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley de Carvalho Filho, e a promotora Daniele Carneiro, estiveram no gabinete do presidente Rholden Queiroz. Entre os temas abordados estão as eleições municipais deste ano e o uso da inteligência artificial para otimizar os trabalhos de análise. “Em conjunto, os órgãos conseguem prestar um melhor serviço à sociedade,” disse o Procurador-Geral. Consensualismo, auditorias conjuntas entre o Estado e a União, compartilhamento de dados e capacitações foram temas discutidos pelo Presidente do TCE e o secretário do TCU no Ceará, Roberto Sérgio do Nascimento. “Nosso objetivo é melhorar o contato entre as instituições e, ao mesmo tempo, fazer parcerias de tecnologias”, disse Roberto Sérgio. Rholden destacou projetos que serão prioritários em 2024, como a auditoria voltada para a Primeira Infância e o monitoramento das Eleições Municipais. Também reiterou a participação do TCE Ceará na seleção a ser feita pelo Tribunal de Contas da União para o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU). “Além de contribuir com uma causa relevante, que é a realização das auditorias financeiras da ONU, teremos uma grande oportunidade de trocar experiências com auditores do mundo todo.” Segundo Roberto Sérgio, a busca pela atuação ativa da sociedade, um dos pilares destacados pelo presidente Rholden Queiroz para sua gestão, vai ao encontro da atuação do ministro Bruno Dantas, presidente do TCU. “A intenção é que o cidadão participe, até mesmo, dos processos de auditoria, nos fornecendo, de forma antecipada, ideias sobre a atuação do TCU nos Estados.” Saiba mais em https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/5831-presidente-rholden-queiroz-reitera-importancia-do-trabalho-conjunto-entre-os-orgaos-para-fortalecer-o-controle-externo
O fortalecimento das parcerias institucionais foi o mote das visitas realizadas nesta segunda-feira (29/1) ao Tribunal de Contas do Ceará. Pela manhã, o secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes Santos, esteve com o presidente da Corte de Contas, Rholden Queiroz, e destacou a importância do trabalho que vem sendo realizado pelo TCE Ceará.
Durante a conversa, que contou com a presença dos secretários executivos da pasta, Liana Machado, Márcio Cardel e Guilherme França, o presidente Rholden Queiroz falou do trabalho complementar entre os dois órgãos. “A Sefaz arrecada e o Tribunal de Contas analisa os gastos. É preciso, tanto na área de arrecadação quanto na área de controle, estar atento para aperfeiçoar os procedimentos. O objetivo principal é zelar pelo uso correto dos recursos públicos em benefício da sociedade.”
À tarde, o procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley de Carvalho Filho, e a promotora Daniele Carneiro, estiveram no gabinete do presidente Rholden Queiroz. Entre os temas abordados estão as eleições municipais deste ano e o uso da inteligência artificial para otimizar os trabalhos de análise. “Em conjunto, os órgãos conseguem prestar um melhor serviço à sociedade,” disse o Procurador-Geral.
Consensualismo, auditorias conjuntas entre o Estado e a União, compartilhamento de dados e capacitações foram temas discutidos pelo Presidente do TCE e o secretário do TCU no Ceará, Roberto Sérgio do Nascimento. “Nosso objetivo é melhorar o contato entre as instituições e, ao mesmo tempo, fazer parcerias de tecnologias”, disse Roberto Sérgio.
Rholden destacou projetos que serão prioritários em 2024, como a auditoria voltada para a Primeira Infância e o monitoramento das Eleições Municipais. Também reiterou a participação do TCE Ceará na seleção a ser feita pelo Tribunal de Contas da União para o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU). “Além de contribuir com uma causa relevante, que é a realização das auditorias financeiras da ONU, teremos uma grande oportunidade de trocar experiências com auditores do mundo todo.”
Segundo Roberto Sérgio, a busca pela atuação ativa da sociedade, um dos pilares destacados pelo presidente Rholden Queiroz para sua gestão, vai ao encontro da atuação do ministro Bruno Dantas, presidente do TCU. “A intenção é que o cidadão participe, até mesmo, dos processos de auditoria, nos fornecendo, de forma antecipada, ideias sobre a atuação do TCU nos Estados.”
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.