partilhe: A intervenção integra as ações de descentralização das estruturas esportivas e de lazer da Capital (Fotos: Beatriz Boblitz) A Prefeitura de Fortaleza entregou, nesta quinta-feira (04/12), a reforma da Praça Joaquim Nogueira, no bairro Antônio Bezerra, na Regional 3. A intervenção integra as ações de descentralização das estruturas esportivas e de lazer da Capital e inclui a instalação de mais uma unidade da academia FortalFit, ampliando o acesso da população a atividades físicas gratuitas e de qualidade. "Estamos descentralizando o acesso ao esporte e ao lazer, garantindo que todas as comunidades recebam investimentos de qualidade. A reforma na Praça fortalece a convivência, a saúde e o bem-estar. E, com a nova academia, implantada em um espaço importante para a comunidade, com estrutura de alto nível e acesso totalmente gratuito, a população tem um incentivo real para praticar atividade física. Nossa gestão está nos bairros, ouvindo as demandas dos moradores, para tra...
Trabalho do antigo reitor - UFC sobe uma posição e é a 15ª instituição com mais depósito de patentes no INPI em 2023
UFC sobe uma posição e é a 15ª instituição com mais depósito de patentes no INPI em 2023
A Universidade Federal do Ceará (UFC) avançou uma posição e ficou na 15ª posição no ranking dos 50 maiores depositantes de patentes de inovação de 2023 (https://abre.ai/iKMi), que acaba de ser divulgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). No total, o Instituto apontou 31 inventos depositados, seis a mais do que em 2022, quando a UFC ocupou a 16ª posição.
O depósito de patentes é o momento em que um pesquisador ou instituição solicita o reconhecimento da autoria de determinado invento. Ele é um indicador importante da capacidade de inovação de uma instituição.
Com o resultado do ranking, a UFC ficou à frente de importantes centros de pesquisa e inovação brasileiros, como a Universidade Federal de Pernambuco (16ª posição), Universidade de São Paulo (18ª) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (27ª). A PETROBRAS ficou com a primeira posição no levantamento, seguida pela Universidade Federal de Campina Grande.
“É notável que a UFC esteja nesse ranking, especialmente quando se lembra que 15% das patentes depositadas foram concedidas”, comemora a Profª Cláudia do Ó Pessoa, titular da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (UFC Inova). Segundo a gestora, as patentes depositadas estão distribuídas principalmente nas áreas da Ciências da Saúde, Alimentos, Engenharias, Química, Agropecuária, Indústria, Energia e Meio Ambiente.
Para a Profª Cláudia, o bom resultado é decorrente do trabalho que a Universidade desenvolveu a partir da Lei de Inovação nº 10.973/04 e nº 13.243; do Marco Legal da Inovação; e do Decreto nº 9.283/2018.
"A política de inovação no âmbito das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) vem sendo estabelecida. E, especialmente na Universidade Federal do Ceará, vem sendo reestruturada pela qualificação da equipe UFC Inova, com revisão das resoluções e apoio da atual gestão, que visa expandir o conhecimento além dos muros da UFC, sendo propulsor da pesquisa e inovação no Ceará”, complementa.
Fonte: Profª Cláudia do Ó Pessoa, titular da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (UFC Inova) – e-mail: cpessoa@ufc.br
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.