Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, nas primeiras horas desta sexta-feira (28), a operação “Embrião Fase 4”, que resultou no cumprimento de três mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão, contra integrantes de um grupo criminoso de origem paulista. As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de Tauá e Parambu – pertencentes a Área Integrada de Segurança Pública 22 (AIS 22) do Ceará e na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais. Dos três mandados de prisão, expedidos em decorrência dos crimes de tráfico ilícito de drogas e de integrar organização criminosa, um deles foi cumprido contra um suspeito que já estava recolhido no sistema prisional. O alvo já responde por tráfico ilícito de drogas, roubo e porte ilegal de arma de fogo. Outra ordem judicial foi cumprida na cidade de Tauá (CE). Em Poços de Caldas (MG), o suspeito, que responde por homicídio doloso e crime contra a administração pública, foi preso com apoio de uma equipe da Polícia Civil...
Trabalho do antigo reitor - UFC sobe uma posição e é a 15ª instituição com mais depósito de patentes no INPI em 2023
UFC sobe uma posição e é a 15ª instituição com mais depósito de patentes no INPI em 2023
A Universidade Federal do Ceará (UFC) avançou uma posição e ficou na 15ª posição no ranking dos 50 maiores depositantes de patentes de inovação de 2023 (https://abre.ai/iKMi), que acaba de ser divulgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). No total, o Instituto apontou 31 inventos depositados, seis a mais do que em 2022, quando a UFC ocupou a 16ª posição.
O depósito de patentes é o momento em que um pesquisador ou instituição solicita o reconhecimento da autoria de determinado invento. Ele é um indicador importante da capacidade de inovação de uma instituição.
Com o resultado do ranking, a UFC ficou à frente de importantes centros de pesquisa e inovação brasileiros, como a Universidade Federal de Pernambuco (16ª posição), Universidade de São Paulo (18ª) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (27ª). A PETROBRAS ficou com a primeira posição no levantamento, seguida pela Universidade Federal de Campina Grande.
“É notável que a UFC esteja nesse ranking, especialmente quando se lembra que 15% das patentes depositadas foram concedidas”, comemora a Profª Cláudia do Ó Pessoa, titular da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (UFC Inova). Segundo a gestora, as patentes depositadas estão distribuídas principalmente nas áreas da Ciências da Saúde, Alimentos, Engenharias, Química, Agropecuária, Indústria, Energia e Meio Ambiente.
Para a Profª Cláudia, o bom resultado é decorrente do trabalho que a Universidade desenvolveu a partir da Lei de Inovação nº 10.973/04 e nº 13.243; do Marco Legal da Inovação; e do Decreto nº 9.283/2018.
"A política de inovação no âmbito das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) vem sendo estabelecida. E, especialmente na Universidade Federal do Ceará, vem sendo reestruturada pela qualificação da equipe UFC Inova, com revisão das resoluções e apoio da atual gestão, que visa expandir o conhecimento além dos muros da UFC, sendo propulsor da pesquisa e inovação no Ceará”, complementa.
Fonte: Profª Cláudia do Ó Pessoa, titular da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (UFC Inova) – e-mail: cpessoa@ufc.br
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.