metrô e os VLTs operados pelo Metrofor realizarão viagens especiais e gratuitas para atender aos deslocamentos de estudantes inscritos no Enem 2025, nos dias 9 e 16 de novembro — os dois domingos de aplicação das provas. Todas as linhas de transporte sobre trilhos estarão em operação, incluindo as que atendem Fortaleza e cidades vizinhas, além das regiões do Cariri e Sobral. A circulação terá início por volta das 10h30, duas horas e meia antes do fechamento dos portões do Enem (às 13h). Para a volta, haverá operação até após as 19h30. Os horários variam conforme a linha e a estação de interesse. É importante que cada passageiro consulte as informações específicas sobre suas estações, disponíveis em info.metrofor.ce.gov.br. Para facilitar, um resumo com os principais horários pode ser baixado em PDF ao final desta matéria. Não é necessário apresentar inscrição no Enem para embarcar gratuitamente. As catracas estarão livres para todos os passageiros. Não haverá embarque com bicicle...
Trabalho do antigo reitor - UFC sobe uma posição e é a 15ª instituição com mais depósito de patentes no INPI em 2023
UFC sobe uma posição e é a 15ª instituição com mais depósito de patentes no INPI em 2023
A Universidade Federal do Ceará (UFC) avançou uma posição e ficou na 15ª posição no ranking dos 50 maiores depositantes de patentes de inovação de 2023 (https://abre.ai/iKMi), que acaba de ser divulgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). No total, o Instituto apontou 31 inventos depositados, seis a mais do que em 2022, quando a UFC ocupou a 16ª posição.
O depósito de patentes é o momento em que um pesquisador ou instituição solicita o reconhecimento da autoria de determinado invento. Ele é um indicador importante da capacidade de inovação de uma instituição.
Com o resultado do ranking, a UFC ficou à frente de importantes centros de pesquisa e inovação brasileiros, como a Universidade Federal de Pernambuco (16ª posição), Universidade de São Paulo (18ª) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (27ª). A PETROBRAS ficou com a primeira posição no levantamento, seguida pela Universidade Federal de Campina Grande.
“É notável que a UFC esteja nesse ranking, especialmente quando se lembra que 15% das patentes depositadas foram concedidas”, comemora a Profª Cláudia do Ó Pessoa, titular da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (UFC Inova). Segundo a gestora, as patentes depositadas estão distribuídas principalmente nas áreas da Ciências da Saúde, Alimentos, Engenharias, Química, Agropecuária, Indústria, Energia e Meio Ambiente.
Para a Profª Cláudia, o bom resultado é decorrente do trabalho que a Universidade desenvolveu a partir da Lei de Inovação nº 10.973/04 e nº 13.243; do Marco Legal da Inovação; e do Decreto nº 9.283/2018.
"A política de inovação no âmbito das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) vem sendo estabelecida. E, especialmente na Universidade Federal do Ceará, vem sendo reestruturada pela qualificação da equipe UFC Inova, com revisão das resoluções e apoio da atual gestão, que visa expandir o conhecimento além dos muros da UFC, sendo propulsor da pesquisa e inovação no Ceará”, complementa.
Fonte: Profª Cláudia do Ó Pessoa, titular da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (UFC Inova) – e-mail: cpessoa@ufc.br
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.