Pular para o conteúdo principal

PF atua em ação de resgate de trabalhadores em condições degradantes Operação conjunta resultou no rasgaste de 20 trabalhadores em pedreiras nos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco

  Juazeiro do Norte/CE.  A Polícia Federal participou de ação fiscal realizada entre os dias 27/10 e 05/11, que resultou no resgate total de 20 trabalhadores encontrados em condições degradantes, durante diligências realizadas nos municípios de Juazeiro do Norte/CE, Caldeirão Grande do Piauí/PI, Araripina/PE, Exu/PE e Parnaramirim/PE, em conjunto com equipes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Defensoria Pública da União (DPU). Conforme apurações realizadas, os trabalhadores foram resgatados especialmente em razão da identificação de alojamentos precários, bem como diante da inobservância pelos empregadores quanto às normas trabalhistas, como ausência do registro da CTPS assinada e inexistência de equipamentos de proteção individual – EPI, dentre outros aspectos. Ademais, as irregularidades foram identificadas principalmente em locais relacionados a frentes de trabalho acerca de pedreiras e extração de pedras para calçamento, sendo os trabalhadores identificados e r...

Prefeitura de Fortaleza inicia Operação Fronteira em parceria com Maracanaú para combater arboviroses Iniciativa tem objetivo de conter a proliferação do Aedes aegypti no limite entre as cidades; próximas atividades serão em conjunto com Caucaia

  

agente de saúde examina uma cacimba numa casa
Cerca de 250 ACEs de Fortaleza estão envolvidos na operação, com a eliminação manual dos focos e aplicação de larvicida biológico nos armazenamentos d'água e aerosystem intradomiciliar, entre outros (Fotos: Daniel Calvet)

Fortaleza iniciou, nesta terça-feira (27/02), a Operação Fronteira, em parceria com o município de Maracanaú. A estratégia visa combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, intensificando as ações de controle e incentivando a população a adotar medidas que evitem a proliferação nas fronteiras.

“Essa fronteira do município sempre foi uma área muito sensível. Então a parceria vem sanar essa dificuldade que se tinha há alguns anos de atribuir de quem era a responsabilidade. A responsabilidade é de todos e estamos aqui juntando esforços para que esse combate seja cada vez mais intenso e efetivo”, enfatizou Galeno Taumaturgo, secretário da Saúde de Fortaleza.

A operação será realizada até sexta-feira (01/03) em seis bairros de Fortaleza, nas áreas limítrofes com Maracanaú: Siqueira, Canindezinho, Parque Presidente Vargas, Aracapé, Planalto Ayrton Senna e José Walter. Como parte da programação, serão visitados 175 quarteirões e 10.512 imóveis serão vistoriados, beneficiando 21 mil fortalezenses.

Cerca de 250 agentes de combate a endemias (ACEs) de Fortaleza estão envolvidos na operação, com a eliminação manual dos focos e aplicação de larvicida biológico nos armazenamentos d'água e aerosystem intradomiciliar, além de medidas de educação em saúde com visitas aos imóveis, exposições educativas, antirratização e formação de brigadas.

Dando continuidade às ações nos limites entre as cidades, as próximas atividades serão realizadas em conjunto com o município de Caucaia.

Prevenção

Antônio dos Santos posa para a foto
Antônio dos Santos teve chikungunya e hoje foi encontrado novo foco do mosquito no seu quintal, o que o fez ficar ainda mais alerta

A melhor forma de combater o mosquito é a prevenção. Alguns cuidados devem ser adotados e reforçados nas casas.

Vedação de tonéis, caixas d’água e demais recipientes que possam acumular água. Trocar água dos bebedouros dos animais, desobstruir as calhas, guardar o lixo em sacos plásticos bem fechados são algumas das medidas a serem realizadas pela população.

Antônio dos Santos, de 58 anos, teve chikungunya recentemente e sofreu com as dores que a doença causa. Ao receber a visita dos agentes, foi encontrado um novo foco do mosquito no seu quintal, o que fez o aposentado ficar ainda mais alerta para não adoecer novamente. 

“Eu cobri o vaso com plástico, mas estava furado. Agora vou ficar ligado, mais vigilante, porque essa doença é muito séria. Deixa a pessoa enfraquecida, com dor nas juntas, falta de apetite, é muito ruim. Vou ficar mais atento sobre os cuidados em casa com o mosquito, porque a chuva começou agora, se não tiver cuidado pode aumentar ainda mais”, contou ele.

Casos

De acordo com o Boletim Epidemiológico mais recente, em 2024, foram notificados 427 casos suspeitos de dengue. Desses, 6,3% (27) foram confirmados, 39,8% (170) descartados e 53,9% (230) ainda estão sob investigação, caracterizando um cenário de baixas confirmações dessa doença na Capital.

O cenário nacional, no entanto, é preocupante. É o que explica Nélio Morais, coordenador da Vigilância em Saúde de Fortaleza (Covis). “Normalmente os casos de dengue começam a aumentar a partir de março, indo até o mês de junho ou julho. Quando esse número extrapola, ele gera uma epidemia. Nós temos que estar atentos, porque o Brasil enfrenta a sua maior crise na história de transmissão da dengue, especialmente no sudeste e centro-oeste. É importante que tomemos as precauções, incluindo essa iniciativa, com os municípios unidos por uma responsabilidade maior que é a saúde da nossa população”, afirmou.

O gerente de endemias de Maracanaú, Herberth Girão, também comentou sobre a situação epidemiológica no seu município: “Já temos vários casos notificados de arboviroses em Maracanaú, com um índice de infestação um pouco elevado. Isso já é um alerta para a situação do nosso município, e mostra o quanto essa ação é importante, trazendo mais tranquilidade e segurança para a população”, explicou ele.

Operação Inverno

Outra ação com foco na prevenção às arboviroses é a Operação Inverno, realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que teve início em novembro do ano passado e antecede o período da quadra chuvosa com o objetivo de intensificar a prevenção e o controle das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Envolve 1.200 profissionais da Vigilância Ambiental de Fortaleza, que irão realizar, até o fim de fevereiro de 2024, atividades domiciliares em 46 bairros de Fortaleza, contemplando um raio de 5.789 quarteirões.

Na Operação Inverno 2022/2023, os agentes de endemias realizaram a visita domiciliar com tratamento focal em 695.102 residências, eliminando 8.600 focos de mosquitos. Também foram recolhidas 590 toneladas de pneus e realizadas 159 fiscalizações em borracharias, sucatas e canteiros de obras. Além disso, 15.410 ações de educação em saúde foram desenvolvidas.

As ações contam com a parceria das secretarias municipais de Educação (SME), de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), com a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e entidades não governamentais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.