Pular para o conteúdo principal

Moraes vota por Zambelli pegar 10 anos de prisão por invasão ao CNJ Ministros têm até sexta-feira para registrar o voto

  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (9) pela condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 10 anos de prisão por ser mentora intelectual de uma invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em janeiro de 2023. Relator do caso, Moraes votou ainda pela perda do mandato da deputada.  A execução da medida, contudo, depende de ato da Mesa Diretora da Câmara. Pelo voto do ministro, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), deve ser intimado, se for confirmada a condenação. Zambelli é julgada junto com o  hacker  Walter Delgatti . Os dois foram denunciados pelo procurador-geral a República, Paulo Gonet, pelos crimes de invasão de dispositivos informáticos e falsidade ideológica. Moraes votou para que Delgatti receba a pena de 8 anos e 3 meses de prisão. “É completamente absurda a atuação vil de uma deputada federal, que exerce mandato em representação do povo brasileiro...

CCBNB: Abril para Leitura tem nesta quinta, 25/4, minicurso sobre construções poéticas, com Keila Rodrigues, e lançamento do livro "Avarias", de Glória Diógenes. Na terça, 30/4, tem Amara Moira e debate sobre literatura trans. Entrada franca

 CCBNB: Abril para Leitura tem nesta quinta, 25/4, minicurso sobre construções poéticas, com Keila Rodrigues, e lançamento do livro "Avarias", de Glória Diógenes. Na terça, 30/4, tem Amara Moira e debate sobre literatura trans. Entrada franca



O Abril para Leitura 2024, promovido pelo Centro Cultural do Banco do Nordeste Fortaleza (CCBNB), continua nesta semana e segue até o dia 30. Com curadoria da escritora e produtora cultural cearense Sara Síntique, a programação especial celebra a diversidade literária cearense com atividades que abrangem a pluralidade da nossa cena. As ações acontecem no CCBNB Fortaleza, na Rua Conde D´Eu, 560, Centro, com entrada franca, assim como toda a programação do centro cultural.


Nesta quinta-feira, 25/4, das 14h às 18h, acontece o minicurso interdisciplinar "Construções poéticas: entre o movimento e a palavra", com Keila Rodrigues, tendo como público-alvo mulheres (cis/trans).


“O corpo dá a medida e as dimensões do mundo”, afirma o poeta e romancista Paul Zumthor, logo “o texto poético significa o mundo”. O Flamenco, sinônimo de força, sensualidade, paixão e emoção à flor da pele, é uma das manifestações artísticas mais originais e profundas, que expressam a concepção do mundo e da vida. O poeta João Cabral de Melo Neto defendia que o poeta deve retratar a realidade em que se vive, por isso, para ele “[...] dançar flamenco é sempre um faz, nunca um fez”. 


Assim, o minicurso interdisciplinar ministrado por Keila Rodrigues propõe em seu fazer, entre o movimento e a palavra, um modo de pensar o corpo e de experienciar a leitura e a escrita a partir de exercícios atravessados pela dança em sua expressividade e cotidiano e por textos literários, bem como em interface com outras linguagens artísticas, como o audiovisual, o teatro e a música. Os procedimentos de construção poética objetivam promover um espaço de criação e de expressão subjetivas através do sentir em ação, do processo criativo e do dizer em movimento das participantes, buscando promover, ao final, reflexões sobre o corpo feminino, sobre presença, memória e corporeidade, além das possibilidades de diálogos com o próprio eu e das relações singulares e plurais. 


Também nesta quinta-feira, 25/4, às 19h, no CCBNB, acontece o lançamento do livro "Avarias", de Glória Diógenes, com mediação de Joice Nunes. Avarias" (editora Urutau, 2024) é a primeira obra publicada da escritora, professora (UFC) e pesquisadora Glória Diógenes. O livro é composto por 28 contos, com narrativas permeadas por "muitas marcas de força: muita água, travessias, ímpetos de cavalos selvagens", como descreve, no posfácio da obra, a escritora Tércia Montenegro.


Na terça-feira, 30/4, às 14h, o CCBNB recebe a escritora Amara Moira,  de São Paulo-SP, travesti, feminista, doutora em teoria e crítica literária pela Unicamp e militante dos direitos de prostitutas e pessoas LGBTQIAPN+. Das 14h às 17h Amara ministra a oficina "Textos Impossíveis", propondo a escrita literária como reescritura insistente de um eterno rascunho, com apropriações e deformações de toda espécie em busca do estilo próprio, da marca inconfundível. Também será trabalhado o olhar crítico, para que o escrever e o criticar estejam sempre em pé de igualdade: a mesmíssima obra por múltiplas perspectivas e as múltiplas perspectivas desmesmizando a obra. A proposta da oficina é usar a escrita como ferramenta de desidentificação. Como pensar a construção de corpos e subjetividades quando abolem-se os padrões que asseguram legibilidade? 

Amara Moira é travesti, feminista, doutora em teoria e crítica literária pela Unicamp e militante dos direitos de prostitutas e pessoas LGBTQIAPN+. Tem inúmeros artigos publicados sobre gênero e literatura, com foco em releituras feministas do cânone e na presença LGBTQIAPN+, sobretudo T, na literatura brasileira. É autora, dentre outras obras, do livro autobiográfico “E se eu fosse puta” (2016, republicado em 2018 como: E se eu fosse puRa), do capítulo também autobiográfico "Destino Amargo", presente em Vidas Trans – A coragem de existir (2017), entre outros. Ministra palestras, cursos e oficinas em instituições como MASP, MAM-RJ, Casa das Rosas, além de inúmeros SESCs e universidades do país. Atualmente reside em São Paulo capital, é colunista da Mídia Ninja e do BuzzFeed e professora de literatura no cursinho Descomplica. É também coordenadora de exposições e programação cultural no Museu da Diversidade Sexual.


Também na terça, às 19h, Amara apresenta a palestra "O mundo das palavras Trans", tratando da literatura brasileira escrita por pessoas trans. 



SERVIÇO:

Abril para Leitura 2024 - De 3 a 30 de abril, no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza - CCBNB. Entrada franca em todas as atividades. Rua Conde D'eu 560, Fortaleza, CE. Mais informações: (85) 3464-3108, redes sociais do CCBNB Fortaleza e do Banco do Nordeste Cultural.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.