Pular para o conteúdo principal

PCCE realiza operação e cumpre cinco mandados de prisão contra suspeitos de integrar grupo criminoso em Sobral

  A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas do Interior Norte (Draco Norte), deflagrou, nesta terça-feira (16), uma operação que resultou no cumprimento de cinco mandados de prisão preventiva, 14 mandados de busca e apreensão e 14 bloqueios de contas bancárias. As ações aconteceram em Sobral, cidade pertencente à Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. Dessas ações, dois mandados de prisão foram cumpridos contra indivíduos já recolhidos no sistema prisional. Durante as diligências foi preso em flagrante um homem de 26 anos em posse de drogas e duas granadas artesanais. O artefato foi recolhido e detonado em região afastada do município por uma equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), que foi deslocada de Fortaleza para Sobral para realizar o procedimento de detonação das granadas artesanais. O indivíduo flagranteado possui antecedentes por tráfico ...

Exposições gratuitas nos espaços da Secult Ceará são a dica para o passeio cultural em abril

 


Contemplando riqueza de temas, linguagens artísticas e recursos tecnológicos, 28 atrações oferecem conhecimento e atividades lúdicas para todos os públicos

A jornada do talentoso “Doutor do Baião”. Os saberes ancestrais das mulheres cearenses. A memória pelos trilhos da ferrovia. Da lida dos vaqueiros ao universo da gastronomia quilombola. De instalação multimídia à pintura, tem xilogravura, fotografia, dentre outras linguagens visuais. Com fartura de temas e públicos, uma exposição gratuita aguarda a população nos espaços culturais do Governo do Ceará.

Espalhada por capital e interior, a rica programação em abril marca 12 espaços da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará). É encaixar o tempo na agenda e seguir as classificações indicativas de cada exposição em cartaz.

Ao todo, 28 mostras traduzem as expressões, o modo de ser, a história e a produção artística cearense de ontem e hoje. Sucesso de público no Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS Ceará), a exposição “Quando o sertão ganhou o mar – A obra de Humberto Teixeira” foi prorrogada por mais três meses.

Unindo fotos e peças de acervo, o trabalho viaja pela vida de Humberto Teixeira (1915-1979) e também da música brasileira. Filho de Iguatu, o “Doutor do Baião” encantou a nação em parcerias com Luiz Gonzaga (1912-189) e Lauro Maia (1913-1950).

A mostra adentra o processo de composição de Humberto, responsável por clássicos como “Asa Branca”, a vida no Rio de Janeiro, a atuação política e luta pela valorização da música nacional. Ainda no MIS Ceará, é possível trilhar a fauna do estado por meio de tecnologia e recursos que unem projeção e vídeo na exposição “Aves do Ceará”.

Conhecendo as guardiãs

Itinerante, a exposição fotográfica “Guardiãs da Biodiversidade do Ceará: Memória, Território e Agroecologia” apresenta os saberes populares tecidos por mulheres de comunidades rurais de 10 municípios cearenses. Este projeto foi contemplado no edital da II Chamada Pública de Projetos Artísticos e Culturais do Sertão Central (2023), da Casa de Antônio Conselheiro e Casa de Saberes Cego Aderaldo.

O visitante conhece a experiência de 20 mulheres cearenses de comunidades tradicionais, como quilombolas, agricultoras, artesãs da palha da carnaúba, quebradeiras de coco babaçu, guardiãs de sementes crioulas e pescadoras artesanais.

Em abril, o trabalho percorrerá escolas de Quixeramobim e chega a Fortaleza nos dias 25 e 26 deste mês, na Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará.Com curadoria de Rocicleide Ferreira e fotos de Fernanda Oliveira e João Caetano, os registros fotográficos foram realizados ao longo dos anos de 2015 a 2023 nos territórios de atuação do Instituto Antônio Conselheiro (IAC).

Arte que gera emprego

Ações conjuntas envolvendo equipamentos da Rece resultaram em exposições no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMac). Em parceria com a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), o CDMac disponibiliza a mostra coletiva “Patrimônios, Memórias, Artes e Ofícios”.

A atração celebra as mais de duas décadas de atuação da EAOTPS no campo da educação patrimonial. A coleção adentra um recorte da produção dos jovens artistas que passaram pelas formações na Escola. Alunos e alunas que estudaram nas áreas de conservação, restauração e ofícios tradicionais.

Em cartaz no Museu da Cultura Cearense (MCC), localizado no CDMac, a atividade reúne trabalhos que utilizam técnicas como a gravura (xilogravura, serigrafia, litografia e gravura em metal), a prataria artesanal e o bordado, além de obras de renomados artistas restauradas por estudantes formados na Escola.

A atuação conjunta do Museu do Ceará e CDMac resultou na mostra “Anas, Simôas e Dragões: Lutas Negras pela Liberdade”. Com curadoria de Ana Aline Furtado e Cícera Barbosa, o acervo traz peças do Museu e obras de Adriana Clemente, Alexia Ferreira, Blecaute, Cecília Calaça, Clébson Francisco e Paula Trojany.

Esta oportunidade única reúne mais de 30 trabalhos, entre lambes, colagens, retratos, instalações, pinturas e outros, que tensionam o apagamento de mulheres negras nos processos de lutas e resistências pela liberdade. Em cartaz, o destaque à história da resistência negra no Ceará sob uma perspectiva “contracolonial”, a partir de encruzilhadas entre arte, histórias e memórias das culturas negras cearenses.

Iluminando a história

Na Pinacoteca do Ceará é hora de vivenciar a arte e o universo de um dos maiores artistas do País. O cearense Leonilson (1967-1993) é presente na Pinacoteca do Ceará com a mostra “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”.

No Arquivo Público do Estado do Ceará (Apec), a mostra “44 Anos da Anistia: Mulheres, Estudantes e Movimentos Sociais nas Lutas pela Anistia no Ceará” recupera a recente memória do País.

O acervo é composto por registros das mobilizações sociais feitas, principalmente, por mulheres, pelos movimentos estudantis e pela população da periferia da cidade de Fortaleza. Além disso, a educativa mostra também apresenta registros de documentos relativos às ações do aparato repressor do Estado.

Lar da leitura e ensino, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) adentra um importante capítulo na história dos cearenses. A exposição Galeria Folheada – “Jornal cearense impresso: dois séculos de atos, fatos e resistências” homenageia o bicentenário de criação do jornal impresso no Ceará.

A retrospectiva revela a atuação da imprensa no estado, passando por momentos históricos, de grupos editoriais que participaram da cena de Fortaleza, com seu modo próprio de levar as notícias e seus comentários ao público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.