Pular para o conteúdo principal

Vila das Artes divulga ampla programação gratuita da Escola de Pública de Música em maio

  Vila das Artes divulga ampla programação gratuita da Escola de Pública de Música em maio Concertos, palestras, lançamentos e outras atividades compõem uma agenda diversa e aberta para todos os públicos   Compartilhar   A Escola Pública de Música da Vila das Artes recebe, ao longo do mês de maio, uma programação especial voltada à formação musical e à valorização dos talentos locais. A agenda reúne concertos, palestras, lançamentos de álbuns e apresentações especiais, com acesso gratuito e classificação livre. Todas as atividades são abertas ao público. A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI). Sobre a Escola Pública de Música A Escola Pública de Música é a mais nova entre as escolas que compõem a Vila das Artes, ao lado das formações em Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança e Teatro. Com atividades totalmente gratuitas, a escola ate...

22ª Semana de Museus: espaços da Secult Ceará realizam programação especial de 13 a 19 de maio

 22ª Semana de Museus: espaços da Secult Ceará realizam programação especial de 13 a 19 de maio


Para refletir a importância dos museus como impulsionadores da educação e pesquisa, equipamentos culturais públicos do estado sediam, dentre outras atividades, palestras, rodas de conversa, exposições, oficinas, visitas mediadas e ações com escolas

Para democratizar, fomentar e fazer circular as artes, além de proporcionar a formação e a profissionalização para diversas áreas, o Governo do Ceará mantém um conjunto ativo de equipamentos culturais na capital e interior. São 27 espaços que formam a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece).

Em maio, museus e equipamentos dedicados à memória que compõem a Rece sediam um dos mais importantes eventos do setor no Brasil. A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), por meio do Sistema Estadual de Museus do Ceará (SEM/CE), mobiliza estes espaços para a participação na 22ª Semana Nacional de Museus.

Entre os dias 13 e 19, o estado sedia uma série de atividades como rodas de conversa, vivências educativas, minicurso, mesa redonda e visitas mediadas. Em 2024, a Semana traz o tema “Museus, Educação e Pesquisa”. A proposta é refletir sobre o papel fundamental destas instituições como impulsionadores de educação e pesquisa, conforme o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Esta especial programação acontece por Quixadá, Quixeramobim e Crato, respectivamente nos equipamentos Casa de Saberes Cego Aderaldo (CSCA), Casa de Antônio Conselheiro, Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira e Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo.

Na capital cearense, a conexão com a 22ª Semana também será atuante no Museu do Ceará - Anexo Bode Ioiô, Museu Ferroviário Estação João Felipe, Pinacoteca do Ceará, Porto Iracema das Artes, Sobrado Dr. José Lourenço, Museu da Imagem e do Som do Ceará Chico Albuquerque (MIS-CE), Museu da Cultura Cearense (MCC-CE) e Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE).

A Semana Nacional de Museus é uma ação alusiva ao Dia Internacional dos Museus, celebrado a cada 18 de maio. Anualmente, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) escolhe um tema para reverenciar esta importante data. 

“A 22ª Semana Nacional de Museus será um momento de encontro e troca de experiências na discussão sobre as principais questões do campo museal, tendo em vista a convergência de suas programações e a mobilização dos museus e suas equipes”, destaca a Supervisora do Núcleo de Monitoramento do Sistema Estadual de Museus e Arquivos da Secult Ceará, Isabelly Pompeu.

Museus, territórios do saber

A abertura institucional da programação acontece na terça-feira (14), na Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá. A cerimônia conta com fala de Isabelly Pompeu e marca a participação da atividade "Formação em Museus" nesta 22ª Semana Nacional de Museus.

No dia 15, o Museu do Ceará - Anexo Bode Ioiô realiza a “Mesa-redonda: História e memória nas publicações do Museu do Ceará: a coleção Outras Histórias”. Na mesma data, a partir das 14h, o Museu Ferroviário Estação João Felipe estreia na Semana Nacional dos Museus com formações, mesas redondas e lançamento da “Coleção de Ferromodelismo ao público via Tainacan”.

O MIS Ceará organiza conversas e visitas mediadas destinadas à reserva técnica do equipamento, além de exposições e encontros. O Museu da Cultura Cearense (MCC) participa com a vivência educativa, “Desafios da preservação e organização do Centro de Documentação Popular do Pirambu”.

Ainda no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMac), o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) reúne Diego di Paula, Hailla Krulicosky e Chico Cavalcante Porto para a roda de conversa “Museus e espaços de memórias como pontos de partida e partilha”. No dia 16, a Pinacoteca do Ceará traz uma troca de experiências de pesquisa e educação entre os museus geridos pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte. A partir do Sobrado Dr. José Lourenço, serão organizadas oficinas de estêncil, gravura experimental e vale destacar a visita mediada para conhecer a residência artística produzida pelo equipamento em parceria com o Ateliê de Impressos.

Outra novidade na programação de 2024 é a participação da Escola Porto Iracema das Artes, com a estreia do catálogo virtual da exposição “Reflorestamento” (dia 16). As ações da Semana permitem refletir a importância das instituições museológicas mantidas pelo Governo do Ceará, por meio da Secult e parcerias com Instituto Dragão do Mar (IDM) e o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Assim, a Rece atua visando o alinhamento constante com as prerrogativas da Política Nacional de Educação Museal. “Os museus abarcam, necessariamente, dimensão educativa reconhecida pela sociedade e desempenham uma relevante função ao promover ambientes enriquecedores para seus visitantes, para a sua comunidade, para estudantes e professores”, assevera, via comunicado, o Ibram.

Na próxima segunda-feira (13), às 16h, a gestora do Museu do Ceará, Raquel Caminha, participa de uma roda de conversa com o tema “Pesquisas, ações educativas e experiências em espaços museológicos”. A atividade acontece no Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Malce) e reúne a coordenadora educativa do Núcleo Educativo do Museu da Indústria, Patrícia Xavier, e a coordenadora do Núcleo Educativo do Centro de Memória da Fazenda, Ana Paula Gomes Bezerra.

Formação e pesquisa pelo interior

Realizada pelo Sistema Estadual de Museus do Ceará (SEM/CE), em parceria com a Associação dos Amigos do Museu do Ceará (ASMUSCE), a "Formação em Museus" é uma atividade que percorre seis cidades do Ceará. A iniciativa já aconteceu em Crato e Pacoti e ainda passará por Quixadá, Limoeiro do Norte, Itapipoca e Fortaleza.

Para esta edição da 22ª Semana Nacional de Museus, entre os dias 14, 15 e 16, a "Formação em Museus" chega a Quixadá, na Casa de Saberes Cego Aderaldo e Museu Municipal Jacinto de Sousa. Ministrada pelo historiador Naudiney Castro, a formação objetiva dialogar sobre as atuais demandas relacionadas ao patrimônio cultural, pensar e divulgar à sociedade cearense as concepções teóricas metodológicas da museologia. Durante os encontros, serão abordados quatro eixos temáticos: “Criação e Gestão de Museus”, “Documentação em Museus”, “Conservação em Museus” e “Educação Museal”.

A Casa de Saberes Cego Aderaldo também será palco da ação educativa: Vivência “Museal no Sítio da Índia - Cultura e Natureza” (dia 17). O Centro Cultural do Cariri recebe o minicurso de educação patrimonial “Porque nos querem esquecidas? Memórias de mulheres em disputas e resistência” entre 14 e 17 de maio.

Em Quixeramobim, a Casa de Antônio Conselheiro reúne o público para uma visita ao Museu Orgânico Antonio Rabelo (dia 15). Outra inovação da participação do Ceará na 22ª Semana é a apresentação do acervo virtual que a Escola Vila da Música realizará por meio da pesquisa: “Patrimônio, Acervo e Memória - MUSICALIDADES DO CARIRI” (dia 14).

“No âmbito da pesquisa, os museus destacam-se como guardiões de acervos valiosos que servem como fontes primárias para investigações acadêmicas e científicas. São relevantes catalisadores para o avanço do conhecimento em diversas áreas”, define o Ibram, via comunicado ao público.

Estes espaços, reforça o Instituto, “promovem o conhecimento de forma prática, abrangente e convidativa por meio de exposições interativas, visitas acompanhadas, oficinas, palestras, entre outras propostas”. Nesse sentido, a rede pública de equipamentos da Secult Ceará alinha-se com as exigências da Política Nacional de Educação Museal.

Além desta rica programação educativa, voltada à democratização do conhecimento cultural para os mais diferentes públicos e faixas etárias, estas instituições mantidas pelo Governo do Ceará são alicerce para o trabalho de inúmeros pesquisadores. 

A participação do Ceará na 22ª Semana Nacional de Museus é parte de outras importantes ações da Secult Ceará ao longo deste ano. “Esse evento antecede o 8º Fórum Nacional de Museus, que acontece entre os dias 26 a 31 de agosto de 2024, em Fortaleza”, conclui Isabelly Pompeu.

Serviço:
22ª Semana Nacional de Museus
De 13 a 19 de maio, na Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece).
Programação completa nesse link.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.