Pular para o conteúdo principal

Homem é condenado a mais de 13 anos de prisão por homicídio qualificado em Santana do Acaraú

  Justiça do Ceará, por meio do Conselho de Sentença da Vara Única da Comarca de Santana do Acaraú, condenou, Antônio Filho de Maria a 13 anos, 2 meses e 15 dias de reclusão pelo homicídio de um homem na madrugada de 30 de maio de 2022. Ao final do julgamento, realizado nessa terça-feira (18/06), foi definido que a pena deverá ser cumprida inicialmente em regime fechado. De acordo com os autos, a vítima e seu primo estavam voltando para casa após uma partida de futebol quando foram surpreendidos pelo acusado, conhecido de ambos, que exigiu ser levado a uma festa. Ao receber uma resposta negativa, o réu afirmou que iria matá-los. Temeroso, o primo conseguiu entrar na residência, enquanto a vítima permaneceu do lado de fora, onde iniciou uma discussão com o acusado. De acordo com testemunhas, incluindo o tio da vítima, que estava dentro da casa, o acusado desferiu múltiplos golpes, o que causou traumatismo cranioencefálico. Sob efeito de álcool, a vítima não esboçou reação durante o ataq

Ceará inicia campanha de vacinação contra poliomielite; estado é o que mais vacinou contra doença em 2023

 

A vacinação é a única forma de prevenção contra a poliomielite

O Ceará iniciará, no dia 25 de maio, a campanha de vacinação contra a poliomielite, também chamada de paralisia infantil ou pólio. A ação é direcionada para crianças menores de cinco anos de idade e seguirá até 14 de junho. Em 2023, o Estado ocupou o primeiro lugar no ranking de cobertura vacinal entre as unidades federadas, conforme os dados do Ministério da Saúde (MS).

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda irreversível causada pelo poliovírus selvagem (PVS). Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

A coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Ana Karine Borges, destaca que a vacinação é a única forma de prevenção da doença, e fundamental para impedir a reintrodução do poliovírus no Brasil. “A disponibilização do imunizante evitou o adoecimento e demais complicações em milhares de crianças, estabelecendo uma boa relação de custo e efetividade nas ações em saúde pública”, explica.

A doença está erradicada no Brasil desde 1989. No ano de 1994, o País recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. A gestora lembra que, para que a situação permaneça dessa forma, é necessário que a população continue completando o esquema vacinal das crianças.

“A campanha nacional de vacinação reafirma o nosso compromisso em proteger a população contra as doenças preveníveis por vacinas. Por isso, a campanha contra paralisia infantil será indiscriminada, ou seja, apesar da criança estar com o seu cartão de vacinação em dia, ela poderá receber uma dose adicional”, detalha.

Cobertura Vacinal

O Ceará ocupa o primeiro lugar no ranking de cobertura vacinal em 2023, entre as unidades federadas, na vacina Poliomielite administrada em crianças menores de um ano de idade. O estado obteve cobertura vacinal de 93%, seguido pelo Piauí, com 92%, e Santa Catarina, com 90%.

Em 2023, o Ceará ocupou o primeiro lugar no ranking de cobertura vacinal entre as unidades federadas

“O resultado do Ceará mostra os esforços que as gestões estadual e municipais realizaram durante o último ano, fortalecendo cada vez mais as estratégias para continuidade dos anos seguintes. A imunização é dinâmica e complexa, portanto as estratégias serão cada vez mais intensificadas visando o aperfeiçoamento das atividades de vacinação e almejando a homogeneidade dos indicadores em cada região do estado”, afirma a coordenadora de imunização.

Esquema de imunização

As vacinas VOP (vacina oral poliomielite) e VIP (vacina inativada poliomielite) são os dois imunizantes disponíveis no Brasil para proteger contra a poliomielite. Desde 2016, o esquema contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável para crianças com 2, 4 e 6 meses. Além disso, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente, conhecida como gotinha.

“A vacina contra poliomielite injetável confere uma proteção para três sorotipos (1, 2 e 3). Enquanto que a vacina contra poliomielite oral reforça o esquema básico, protegendo para os sorotipos 1 e 3, além de conferir a proteção também da comunidade”, conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.