Pular para o conteúdo principal

Moraes pede comprovação do histórico clínico de Augusto Heleno Ministro analisa pedido de prisão domiciliar para aliado de Bolsonaro

  Relator do processo da trama golpista, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou neste sábado (29) comprovação do histórico de saúde do general Augusto Heleno para decidir sobre pedido da defesa de cumprimento da pena de 21 anos em prisão domiciliar, devido ao diagnóstico de Alzheimer e a antecedentes de transtorno depressivo e transtorno misto ansioso depressivo. De acordo com a defesa do general, que tem 78 anos e está custodiado em uma cela especial do Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília, ele apresenta sintomas psiquiátricos e cognitivos desde 2018.  Em despacho, Moraes cobrou a anexação de documentos comprobatórios do histórico do estado de saúde do ex-ministro de Jair Bolsonaro.   "Não foi juntado aos autos nenhum documento, exame, relatório, notícia ou comprovação da presença dos sintomas contemporâneos aos anos de 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023; período, inclusive, em que o réu exerceu o cargo de Ministr...

Aesp/CE e Senasp realizam o primeiro Curso de Polícia Antirracista – Nível Operador voltado para profissionais da segurança pública

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) deu início, nesta segunda-feira (22), à primeira edição do Curso de Polícia Antirracista – Nível Operador. Esse treinamento é promovido em parceria com a Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A turma tem mais de 30 alunos das forças coirmãs ligadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

O objetivo do curso é preparar os profissionais para a adoção de uma mentalidade de trabalho alicerçada nos princípios do Estado de Direito, no respeito aos direitos humanos, na consciência ética em relação à diversidade social e em uma atuação técnico-operacional que promova uma relação próxima com a comunidade.

O diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, expôs aos alunos a necessidade de promoção e de compartilhamento desse tipo de filosofia entre os quadros da segurança pública. “É uma orientação expressa do governador Elmano de Freitas que nós, desta Academia e das forças coirmãs, estejamos sempre atentos à multiplicação de uma cultura de paz, de respeito e de proteção a todas as populações, aos povos minoritários e vulneráveis, ao mesmo tempo em que o enfrentamento ao problema que ainda cerca essa realidade é feito”, sublinhou o gestor.

A doutora Renata Mello está ministrando a disciplina de Letramento Racial para o curso. “Estou muito feliz, porque esse é um trabalho inovador, em que todas as áreas da segurança pública estão aqui aprendendo, discutindo e pensando nas desconstruções de imaginários em relação à população negra brasileira”, afirmou.

Com uma carga horária de 40 horas-aula, a qualificação aborda temas importantes, como letramento racial e segurança pública, o Sistema Único de Saúde (SUS) e o enfrentamento ao racismo, abordagem policial aplicada às questões de raça, qualidade de vida, atividade policial e relações raciais, além de outros conteúdos relevantes para fomentar uma prática policial mais justa e inclusiva, contribuindo para a reversão da desigualdade racial no Brasil.

O policial militar Davson Vieira, de Alagoas, atua na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Ele comentou sobre a ação educacional de polícia antirracista que a Senasp está promovendo no estado do Ceará. “Tenho certeza que esse curso vai somar, vai agregar grandiosamente na formação desses servidores”, indicou.

Essa primeira turma é composta por 34 alunos das Forças de Segurança Pública, incluindo a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Perícia Forense e o Corpo de Bombeiros. Essa capacitação deve se estender até a próxima sexta-feira (26).  A iniciativa busca formar esses agentes para a implementação de uma polícia antirracista.

Ao término do curso, os alunos estarão equipados para aprofundar o entendimento sobre o racismo estrutural, sua trajetória histórica e as formas como ele se manifesta nas práticas policiais e sociais.

Além disso, a turma deve ser multiplicadora visando reduzir comportamentos e práticas discriminatórias no cotidiano da atuação policial, fortalecer a relação entre a polícia e as comunidades, especialmente aquelas mais afetadas pelo racismo, resultando em maior cooperação e confiança mútua, e implementar políticas e práticas antirracistas consistentes nas forças de segurança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.