Pular para o conteúdo principal

Pacheco diz que Senado não vai acelerar tramitação da PEC da Anistia Proposta aprovada na Câmara isenta multas de partidos políticos

  O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse nesta sexta-feira (12), na capital paulista, que não irá acelerar na Casa o processo de tramitação da Proposta de Emenda Constitucional 9 de 2023, conhecida como   PEC da Anistia , aprovada ontem (11) na Câmara dos Deputados. “Não há de minha parte nenhum tipo de compromisso de ir imediatamente ao plenário do Senado, com qualquer tipo de açodamento [pressa], em relação a essa matéria. Inclusive, cuidarei de poder adotar em relação a essa proposta de emenda da Constituição o que o regimento determina, que é o encaminhamento à comissão própria, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, para a sua avaliação”, disse em sabatina na Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, em dois turnos de votação, a PEC que permite o refinanciamento de dívidas tributárias de partidos políticos e de suas fundações, dos últimos cinco anos, com isenção total de multas e juros ac

Pesquisadores do Ceará realizam estudo para produção de Hidrogênio Verde

 

Iniciativa conta com o apoio da Secitece

O Governo do Ceará, por meio da Secitece, está viabilizando uma pesquisa que visa garantir segurança, eficiência e qualidade no processo de produção de Hidrogênio Verde. O estudo é realizado por pesquisadores do Laboratório Inova Pecém (LABINPEC), localizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Pecém, distante 51km de Fortaleza.

O professor Michael Duarte, que lidera a pesquisa, explica que o estudo utiliza a eletrólise, processo químico feito a partir do uso de eletricidade para produção de hidrogênio. “Estamos analisando a influência de diversas variáveis relacionadas ao processo de produção de hidrogênio por eletrólise, utilizando fontes de energia renovável. Usamos, por exemplo, painéis fotovoltaicos acoplados diretamente aos eletrolisadores”, destaca.

A energia solar utilizada para a produção de Hidrogênio Verde na pesquisa vem dos painéis instalados pela Secitece dentro do Campus IFCE/Pecém. Eles fazem parte da Usina de Minigeração Solar Fotovoltaica de 400kWp, considerada o maior equipamento público de geração fotovoltaica do estado, com 1800m² de área coberta por 895 painéis, cabos e inversores elétricos distribuídos sobre os blocos C, D e E do Campus.

Detalhes

Os recursos para a construção da usina foram de quase R$ 1,3 milhão, obtidos através de convênio firmado entre o Governo do Ceará/Secitece e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Além disso, a Secitece arca com o transporte e a alimentação dos estudantes do IFCE/Pecém. Todo esse apoio e estrutura tem sido decisivos, de acordo com o pesquisador, para a realização do estudo, que está em fase de testes.

“Na pesquisa monitoramos e controlamos variáveis de um processo de produção de hidrogênio por eletrólise alcalina. Variáveis como a condutividade da água, a tensão e a corrente elétrica são analisadas de forma a verificar como influenciam no processo de forma a garantir que o processo ocorra de forma segura e eficiente. A partir dos resultados iremos realizar a proposição de um sistema de baixo custo para monitoramento e controle da produção de Hidrogênio Verde”, complementa Michael.

O projeto de pesquisa está previsto para finalizar em setembro e recebe fomento interno do IFCE, por meio de editais de iniciação científica.

Ceará pioneiro

Diversas pesquisas e incentivos na área de energias renováveis vêm despontando, com memorandos assinados e investimentos para produção do Hidrogênio Verde. Além disso, há iniciativas para formação de mão de obra qualificada, a exemplo do Projeto H-TEC, ação do Governo do Ceará coordenada pela Secitece.

No caso da Usina de Minigeração Solar Fotovoltaica localizada no Pecém, o equipamento é a primeira etapa de um projeto que prevê a criação do Complexo de Energias Renováveis no local e que incluirá ainda um laboratório para atender as demandas da região. Ao todo, serão destinados R$ 6 milhões para a iniciativa, frutos do convênio entre Governo do Ceará/Secitece e MCTI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.