III Sinistro Fest seleciona 81 filmes nacionais e internacionais
A terceira edição do Sinistro Fest - Festival Internacional de Cinema Fantástico do Ceará ocorre de 7 a 13 de outubro deste ano, no Cineteatro São Luiz. Esse ano, o festival recebeu 568 inscrições de obras nacionais e internacionais, sendo que 81 filmes foram selecionados para compor a programação. O resultado está disponível no site www.sinistrofest.com e no perfil do Instagram do festival @sinistrofest.
Os curadores Beatriz Saldanha (CE), Carlos Primati (SP) e Yasmine Evaristo (MG) analisaram curtas e longas-metragens de 31 países – incluindo Japão, Malásia, México e Argentina. Os filmes selecionados vão participar das mostras competitivas, que premiam os melhores em cinco categorias: Longa-Metragem Nacional e Internacional, Curta-metragem Internacional e Nacional, e o Ceará Sinistro – que contempla produções do Estado.
No total, 10 longas-metragens vão compor a programação. Os realizadores do festival, Wesley Gondim e Thiago Rocha, destacam Los Ojos del Abismo (Argentina), que estreia mundialmente durante o Sinistro. Com exibição realizada apenas em seu país de origem, o japonês The Beast Hand faz sua estreia no circuito internacional. Ambos foram vistos esse ano no Festival de Cannes, em exibição restrita aos produtores de festivais internacionais. Já Párvulos (México) e Indera (Malásia), serão lançados na América Latina. Entre os curtas-metragens, 30 são internacionais e 34 nacionais. Na categoria local, concorrerão ao prêmio sete curta-metragens cearenses.
“Eu fico muito feliz de ver o quanto o festival vem crescendo, pois estou na curadoria ao lado de Carlos e Beatriz, desde o início e a cada edição, são novas produções, inúmeras formas de contar histórias e uma gama de produções do Brasil e do mundo”, comemora Yasmine Evaristo. Para ela, o mais interessante na curadoria de um festival como o Sinistro “é pensar em como pessoas de culturas distintas contam suas histórias. O cinema fantástico é um terreno profundamente fértil para a construção de narrativas que falam sobre aspectos que tangem o imaginário, bem como o real”.
De acordo com Beatriz Saldanha, “o processo de curadoria é sempre uma atividade muito intensa, mas também muito prazerosa. Podemos ver uma amostra do que tem sido feito nos últimos anos, perceber certos padrões e tendências dentro do gênero fantástico. Ela destaca a relevância da mostra Ceará Sinistro, dando visibilidade à produção local mais recente. “Como o Ceará tem alguns centros de formação em cinema bastante importantes, a exemplo da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Porto Iracema, entre outros, tivemos curtas bem expressivos esse ano, com uma tendência para o horror psicológico”, adianta.
“É muito bacana pensar em formas de trazer filmes que se conectem ao público, mas também formas variadas de ver filmes, de pensar o fantástico. Além disso, considero o Sinistro Fest um ótimo espaço para formação de público, por meio da articulação da arte e da cultura, de forma acessível, principalmente para entusiastas do cinema de gênero”, conclui Yasmine.
Sobre o III Sinistro Fest - Durante sete dias, o festival promove rodas de conversa e feira de economia criativa, além da exibição de filmes do universo fantástico, que vão da Fantasia ao Suspense, passando pela Ficção Científica e pelo Terror. O evento tem se consolidado no calendário cultural da cidade como ponto de encontro de diretores, produtores, atores e atrizes, técnicos, distribuidores e amantes do gênero fantástico em geral.
Realizado desde 2022, o Sinistro Fest é gratuito. Nesta edição, tem patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com apoio cultural do Cineteatro São Luiz, por meio da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult).
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.