Pular para o conteúdo principal

Incêndio atinge restaurante na Praia de Iracema e mobiliza Corpo de Bombeiros

  Um incêndio em um restaurante localizado na avenida Historiador Raimundo Girão, na Praia de Iracema, em Fortaleza, mobilizou pelo menos duas equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará na tarde desta segunda-feira (14). Foto: Reprodução As chamas começaram na área da churrasqueira do estabelecimento, que estava em pleno funcionamento, e atingiram a chaminé, possivelmente por causa da corrente de ar no local. A proprietária relatou que o fogo se espalhou rapidamente, alcançando parte do telhado, o que causou pânico entre clientes e moradores da região. >>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< Um funcionário do restaurante, que atuava como churrasqueiro, precisou de atendimento médico após inalar fumaça, mas seu estado de saúde era estável. As equipes de combate a incêndio chegaram rapidamente ao local e conseguiram conter as chamas antes que o fogo se alastrasse ainda mais. >>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< Apesar do s...

*André Trigueiro participa, neste sábado (21), do encerramento do 8º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental*

 



*André Trigueiro participa, neste sábado (21), do encerramento do 8º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental*

_Evento realizado no Teatro Celina Queiroz (Unifor), teve início nesta quinta-feira (19), e reúne profissionais e veículos de mídia ambiental de diversas partes do Brasil_


O jornalista André Trigueiro (Globo / Globonews) realiza neste sábado (21), no Teatro Celina Queiroz, localizado no campus da Universidade de Fortaleza (Unifor), em Fortaleza (CE), a palestra *“Jornalismo ambiental na era dos extremos”*, encerrando a programação do 8º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, que pela primeira vez desde a sua criação em 2005, acontece na região Nordeste do Brasil. A programação será iniciada às 8h30. Realizado pela Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (CBJA), Instituto Eco Nordeste e Envolverde o evento é gratuito e tem inscrições abertas pelo Sympla https://www.sympla.com.br/evento/8-congresso-brasileiro-de-jornalismo-ambiental-2024/2579317?referrer=www.google.com. Ainda dá tempo de participar!

Tendo como público alvo jornalistas, estudantes de comunicação e demais profissionais com interesse nas áreas de Meio Ambiente e Sustentabilidade o evento teve início nesta quinta-feira (19), com a realização de três mesas temáticas sendo a primeira delas, sobre *“Economia Regenerativa e Governança Climática Inclusiva”* realizada pelo jornalista, coordenador-executivo do FBMC e ex-secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco, Sérgio Xavier, com mediação do professor de Ciências Econômicas e Jornalismo Ricardo Coimbra.

Nesta sexta-feira (20), a programação contará também com duas mesas e três oficinas, sendo: *“Os grandes temas da cobertura ambiental no Brasil”*, com participação da jornalista Kátia Brasil (Amazônia Real), da secretária da Câmara Setorial Temática do Estado de Mato Grosso Juliana Arini e mediação do editor de conteúdo do ((o)) eco Márcio Isensee e Sá. Na sequência o RBJA recebe o jornalista, presidente da RBJA, diretor executivo do Instituto Envolverde e um dos organizadores do Evento, Dal Marcondes e a doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente, escritora e fundadora da Beeosfera, Magda Maya em um debate sobre a *“A pauta ESG e o Jornalismo Ambiental corporativo”*. A mediação será feita pela jornalista e professora de Jornalismo da Unifor Mariana Fontenele.

A segunda etapa da programação do dia será dedicada às oficinas. A primeira delas “Diários do Clima”, será ministrada pelo jornalista Stefano Wrobleski (InfoAmazonia/ Diários do Clima / RBJA) e pelo diretor executivo de ((o)) eco Paulo André Vieira. Logo depois acontece a oficina “Oficina – Desafios do jornalismo independente, investigativo e sem fins lucrativos, com a Jornalista Kátia Brasil e, encerrando a pauta do dia, Afra Balazina e Marina Vieira Souza, ambas da Fundação Mata Atlântica, comandam a oficina *“Cobertura nos Biomas do Brasil: Mata Atlântica”*.

 

*Terceiro dia de CBJA*

        O terceiro e último dia do Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental terá início às 9h, com a oficina “Modelagem de negócios no Jornalismo Ambiental”, comandada por Dal Marcondes e após a palestra do Jornalismo André Trigueiro, Dal Marcondes e Maristela Crispim, organizadores desta edição do Evento realizam a fala de encerramento fazendo um balanço do evento.

“Essa é uma oportunidade para a gente discutir as pautas do Jornalismo Ambiental e a formação que um profissional de Jornalismo que quer exercer o ‘jornalismo de caráter ambiental’ precisa ter”, diz Dal Marcondes. “São temas que normalmente não estão muito afeitos ao cotidiano do jornalismo, a exemplo de Ecologia, Biologia, Mudanças Climáticas, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e um monte de outras coisas. Nesse Congresso, a gente procura dar uma visão mais abrangente do campo de atuação profissional na área de meio ambiente, falando inclusive sobre mercado de trabalho, onde o Jornalismo Ambiental oferece campos de trabalho interessantes”, destaca Marcondes.

 

*Vasta programação contou com jornalistas de diversas mídias ambientais do país*

        Realizado após o hiato de cinco anos causado pela pandemia de Covid-19 o Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental reuniu em sua abertura uma vasta gama de profissionais de diferentes mídias ambientais e independentes do Brasil. Deram as boas-vindas ao público além de Dal Marcondes e Maristela Crispim, representantes das organizações que realizam este CBJA, o coordenador da Faculdade de Jornalismo da Unifor, entidade apoiadora do evento, professor Wagner Borges e a presidente da Federação Nacional de Jornalismo (Fenaj) Samira de Castro.

        A programação do dia contou ainda com as mesas “A cobertura do desastre no Rio Grande do Sul”, que trouxe relatos dos jornalistas gaúchos Moreno Osório (Farol Jornalismo / PUC-RS), Sílvia Marcuzzo (freelancer/RBJA) e Eloísa Loose ((UFRGS/RBJA) diante dos desafios enfrentados durante as enchentes que atingiram o estado em maio deste ano e suas consequências para a população e Meio Ambiente como um todo.

        A terceira mesa sobre “O Jornalismo Ambiental nos meios digitais” trouxe para o debate os jornalistas Stefano Wrobleski (InfoAmazonia/RBJA), Maristela Crispim e Dal Marcondes, além de Paulo André Vieira e foi mediada pelo jornalista e professor do curso de jornalismo da Unifor Miguel Macedo.

        O primeiro dia teve ainda as oficinas “Cobertura nos Biomas do Brasil: Caatinga” e “Reinvenção do jornalismo científico”, ministradas respectivamente pelos jornalistas Maristela Crispim e Felipe Lima (Funceme).


*SOBRE OS REALIZADORES*

A *Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA)* é uma organização que, desde 1998, tem como objetivo principal a discussão do Jornalismo Ambiental no País, a interação de jornalistas e promoção de encontros marcantes, como o CBJA, para o compartilhamento de informações pertinentes a esse tipo de apuração jornalística. A RBJA conta com 850 participantes em seu grupo de discussão no Google Groups, Facebook e WhatsApp.

O *Instituto Eco Nordeste* é uma organização multimídia com o objetivo de produzir conteúdos que pluralizam atividades acadêmicas, individuais, coletivas, públicas e privadas em prol do desenvolvimento sustentável na região do nordeste brasileiro.

A *Envolverde* é o mais antigo projeto de jornalismo nativo digital existente no Brasil dedicado ao jornalismo em defesa das melhores práticas em meio ambiente e da sustentabilidade.


*SERVIÇO*

*O quê:* Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental (CBJA)

*Quando:* 19, 20 - das 8h às 17h / e 21 de setembro - das 8h30 às 12h

*Onde:* Universidade de Fortaleza (Unifor) - Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz, Fortaleza

*Inscrições gratuitas pelo Sympla*: https://encurtador.com.br/jttML 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.