O novo hospital aumentou 40% em sua área construída; houve também ampliação dos leitos, com acréscimo de 25% de sua capacidade
Seguindo o plano de modernização da rede materno-infantil da Capital, a Prefeitura de Fortaleza concluiu a primeira etapa das obras do novo Hospital Distrital Gonzaga Mota Messejana (Gonzaguinha de Messejana). A reabertura da unidade será dividida em três etapas, otimizando o retorno dos serviços ofertados à população.
“A estrutura física inicial já está toda pronta e já vamos receber pacientes imediatamente. Em breve, até o final do ano, iremos finalizar as outras duas etapas e o hospital vai funcionar com toda sua capacidade funcional. Este é um compromisso de Fortaleza com a atenção materno-infantil, pois fechamos o antigo hospital e agora estamos reabrindo com uma estrutura de qualidade. Assim como a unidade do José Walter, esse Gonzaguinha não deixa nada a dever para nenhum hospital da rede privada”, destacou o titular da Saúde Municipal (SMS), Galeno Taumaturgo.
Já nesta quinta-feira (26/09), estará à disposição da população seis salas de pré-parto, parto e pós-parto (PPP), locais privativos onde a parturiente permanece nesses três estágios do parto, com seu direito ao acompanhante garantido. Além disso, estão disponíveis 22 leitos de alojamentos conjuntos, dez Unidades de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINco), 10 leitos para medicação e uma sala cirúrgica. Com a entrega, os atendimentos de emergência obstétrica funcionarão à porta aberta, 24h.
A segunda etapa, prevista para ser finalizada em outubro, terá novos leitos de alojamento conjunto. Ainda nesta fase, será disponibilizada para as gestantes uma banheira. O equipamento é o primeiro da rede materno-infantil, sendo uma nova opção para o parto humanizado, trazendo benefícios para a gestante como a redução da pressão sobre o corpo da mãe, auxílio na dilatação, diminuição das dores e aumento da sensação de leveza, que pode facilitar o nascimento do bebê.
A última fase, que será concluída ainda neste ano, entregará leitos de alojamento conjunto, outras salas de PPP, salas cirúrgicas, leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIN), setor de nutrição e a Casa da Gestante.
O ex-governador do Estado do Ceará, Gonzaga Mota, celebrou a modernização da unidade hospitalar que leva o seu nome.“É uma grande emoção ver a modernização desse hospital, e esta foi a primeira unidade inaugurada por mim. Foi uma semente que eu plantei e que salvou milhares de vidas, assim como ajudou a dar à luz a outras milhares”.
Marcos Aurélio Medeiros, diretor do hospital Gonzaga Mota da Messejana, também elogiou a nova estrutura física da unidade. “Com essa unidade, com certeza vamos entregar um atendimento de qualidade para as demandas das gestantes e recém-nascidos da nossa cidade. São equipamentos modernos e a equipe médica está bem satisfeita com esses espaços ampliados e novos leitos”.
Estrutura ampliada e modernizada
Com a modernização da unidade, o Gonzaguinha de Messejana passou de 4.545 m² para 6.300 m² de área total, representando um aumento de 40% de sua área construída. As obras, realizadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), já estão 88% concluídas e receberam um investimento de R$33 milhões.
O projeto de ampliação também incluiu acréscimo de leitos, que passou de 85 para 107, um aumento de 25% da sua capacidade. Os leitos estão divididos em:
79 para internação (incluindo 15 UCINco e quatro Unidades de Cuidados Intermediários Canguru - UCINca)
10 para urgência obstétrica
8 salas de PPP’s, integrando o centro de parto normal
10 Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal
Além dos leitos ofertados, o hospital contará ainda com:
5 consultórios médicos
1 Centro cirúrgico obstétrico com três salas cirúrgicas e seis leitos de recuperação pós-anestésica
1 Casa da Gestante
Ambulatório
Sala de ultrassonografia e raio-X
Setor de diagnóstico
Posto de coleta de leite humano
E salas para: sutura, vacina, laboratório, observação, cartório, farmácia, serviço social, psicologia, fonoaudiologia, nutrição, necrotério e salas administrativas.
Rede Materno Infantil
Referência em partos humanizados, o Gonzaguinha de Messejana faz parte da rede materno-infantil de Fortaleza, que conta ainda com o Hospital Distrital Gonzaga Mota Barra do Ceará, Hospital Distrital Gonzaga Mota José Walter, Hospital Nossa Senhora da Conceição e o Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann, que acolhe pacientes via Central de Regulação Municipal.
Durante o pré-natal, as gestantes são vinculadas à maternidade municipal de referência, trazendo segurança às pacientes e prevenindo complicações durante a gravidez.
A primeira unidade contemplada no projeto de modernização da rede materno-infantil foi o novo Gonzaguinha do José Walter, reinaugurado em julho de 2022. O equipamento é referência em Fortaleza, liderando o número de partos entre os hospitais públicos e privados da Capital.
A estrutura antiga do hospital contava com 44 leitos de internação clínica e 10 de observação, totalizando 54 leitos. Em sua reestruturação, a unidade triplicou esta quantidade, saltando para 154 leitos – o que equivale a um aumento de 145% da sua capacidade.
Somente em 2023, a rede materno infantil somou mais de 10 mil
partos nas maternidades próprias do município.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.