Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Fortaleza realiza concursos com 13 vagas para a ACFor e 30 vagas para a PGM

 Com provas em dezembro deste ano, os certames para a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFor) e para a Procuradoria Geral do Município de Fortaleza (PGM) terão inscrições abertas a partir de 18 de outubro  A Prefeitura de Fortaleza realiza concurso somando 43 vagas para PGM e ACFor com provas em dezembro deste ano. Publicados nesta terça-feira (01/10), no Diário Oficial do Município (DOM), os editais 165/2024 e 166/2024, anunciam, respectivamente, 30 vagas para Analista da Procuradoria Geral do Município de Fortaleza (PGM), além de 11 vagas para Analista de Regulação e duas para Auditor da Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFor). Ambas as seleções terão inscrições iniciadas em 18 de outubro, a ser realizadas por meio de formulário disponível no endereço eletrônico concursos.fortaleza.ce.gov.br. Para o concurso da PGM, o prazo segue até 06 de novembro, já para o da

Prefeitura conclui primeira etapa das obras do Gonzaguinha de Messejana

 O novo hospital aumentou 40% em sua área construída; houve também ampliação dos leitos, com acréscimo de 25% de sua capacidade


Seguindo o plano de modernização da rede materno-infantil da Capital, a Prefeitura de Fortaleza concluiu a primeira etapa das obras do novo Hospital Distrital Gonzaga Mota Messejana (Gonzaguinha de Messejana). A reabertura da unidade será dividida em três etapas, otimizando o retorno dos serviços ofertados à população.


“A estrutura física inicial já está toda pronta e já vamos receber pacientes imediatamente. Em breve, até o final do ano, iremos finalizar as outras duas etapas e o hospital vai funcionar com toda sua capacidade funcional. Este é um compromisso de Fortaleza com a atenção materno-infantil, pois fechamos o antigo hospital e agora estamos reabrindo com uma estrutura de qualidade. Assim como a unidade do José Walter, esse Gonzaguinha não deixa nada a dever para nenhum hospital da rede privada”, destacou o titular da Saúde Municipal (SMS), Galeno Taumaturgo.


Já nesta quinta-feira (26/09), estará à disposição da população seis salas de pré-parto, parto e pós-parto (PPP), locais privativos onde a parturiente permanece nesses três estágios do parto, com seu direito ao acompanhante garantido. Além disso, estão disponíveis 22 leitos de alojamentos conjuntos, dez Unidades de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINco), 10 leitos para medicação e uma sala cirúrgica. Com a entrega, os atendimentos de emergência obstétrica funcionarão à porta aberta, 24h.


A segunda etapa, prevista para ser finalizada em outubro, terá novos leitos de alojamento conjunto. Ainda nesta fase, será disponibilizada para as gestantes uma banheira. O equipamento é o primeiro da rede materno-infantil, sendo uma nova opção para o parto humanizado, trazendo benefícios para a gestante como a redução da pressão sobre o corpo da mãe, auxílio na dilatação, diminuição das dores e aumento da sensação de leveza, que pode facilitar o nascimento do bebê.


A última fase, que será concluída ainda neste ano, entregará leitos de alojamento conjunto, outras salas de PPP, salas cirúrgicas, leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIN), setor de nutrição e a Casa da Gestante. 


O ex-governador do Estado do Ceará, Gonzaga Mota, celebrou a modernização da unidade hospitalar que leva o seu nome.“É uma grande emoção ver a modernização desse hospital, e esta foi a primeira unidade inaugurada por mim. Foi uma semente que eu plantei e que salvou milhares de vidas, assim como ajudou a dar à luz a outras milhares”. 


Marcos Aurélio Medeiros, diretor do hospital Gonzaga Mota da Messejana, também elogiou a nova estrutura física da unidade. “Com essa unidade, com certeza vamos entregar um atendimento de qualidade para as demandas das gestantes e recém-nascidos da nossa cidade. São equipamentos modernos e a equipe médica está bem satisfeita com esses espaços ampliados e novos leitos”.


Estrutura ampliada e modernizada


Com a modernização da unidade, o Gonzaguinha de Messejana passou de 4.545 m² para 6.300 m² de área total, representando um aumento de 40% de sua área construída. As obras, realizadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), já estão 88% concluídas e receberam um investimento de R$33 milhões. 


O projeto de ampliação também incluiu acréscimo de leitos, que passou de 85 para 107, um aumento de 25% da sua capacidade. Os leitos estão divididos em:


79 para internação (incluindo 15 UCINco e quatro Unidades de Cuidados Intermediários Canguru - UCINca)

10 para urgência obstétrica

8 salas de PPP’s, integrando o centro de parto normal 

10 Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal

Além dos leitos ofertados, o hospital contará ainda com:

5 consultórios médicos

1 Centro cirúrgico obstétrico com três salas cirúrgicas e seis leitos de recuperação pós-anestésica

1 Casa da Gestante

Ambulatório

Sala de ultrassonografia e raio-X

Setor de diagnóstico

Posto de coleta de leite humano

E salas para: sutura, vacina, laboratório, observação, cartório, farmácia, serviço social, psicologia, fonoaudiologia, nutrição, necrotério e salas administrativas.


Rede Materno Infantil


Referência em partos humanizados, o Gonzaguinha de Messejana faz parte da rede materno-infantil de Fortaleza, que conta ainda com o Hospital Distrital Gonzaga Mota Barra do Ceará, Hospital Distrital Gonzaga Mota José Walter, Hospital Nossa Senhora da Conceição e o Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann, que acolhe pacientes via Central de Regulação Municipal.


Durante o pré-natal, as gestantes são vinculadas à maternidade municipal de referência, trazendo segurança às pacientes e prevenindo complicações durante a gravidez.


A primeira unidade contemplada no projeto de modernização da rede materno-infantil foi o novo Gonzaguinha do José Walter, reinaugurado em julho de 2022. O equipamento é referência em Fortaleza, liderando o número de partos entre os hospitais públicos e privados da Capital. 


A estrutura antiga do hospital contava com 44 leitos de internação clínica e 10 de observação, totalizando 54 leitos. Em sua reestruturação, a unidade triplicou esta quantidade, saltando para 154 leitos – o que equivale a um aumento de 145% da sua capacidade. 


Somente em 2023, a rede materno infantil somou mais de 10 mil 

partos nas maternidades próprias do município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.