A ação preventiva realizada pela Guarda Municipal visa aumentar a segurança dos usuários do transporte público
A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) tem intensificado a segurança nos transportes coletivos da cidade, por meio de blitze preventivas em pontos de ônibus e estações. Como parte do programa Fortaleza Mais Segura, as operações já resultaram, entre os meses de junho e setembro, na abordagem de 20.162 pessoas,1.102 veículos e pontos de embarque.
A iniciativa, que conta com um efetivo de 540 guardas distribuídos em três turnos (manhã, tarde e noite), tem como objetivo principal prevenir crimes nos transportes públicos da cidade. As ações estão sendo realizadas em locais de grande fluxo de passageiros, como as avenidas Aguanambi, 13 de Maio, Leste-Oeste, Oliveira Paiva, BR 116, Paulino Rocha, Borges de Melo e Presidente Costa e Silva, além dos BRTs dos bairros de Fátima e Aguanambi.
De acordo com o diretor-geral da GMF, inspetor Romulo Reis, as blitze são fundamentais para aumentar a sensação de segurança da população. "Nossa principal missão com essas operações é inibir a ação de criminosos e garantir que os cidadãos possam utilizar o transporte público com mais tranquilidade. As blitze são realizadas em horários estratégicos, e nossos guardas estão preparados para realizar abordagens preventivas. O feedback dos passageiros tem sido muito positivo, o que reforça a importância de continuarmos com esse trabalho", afirma o inspetor.
As localizações das blitze são escolhidas estrategicamente com base em relatórios da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). Esses relatórios identificam os pontos de ônibus e coletivos com maior incidência de assaltos e outros crimes, permitindo que a Guarda Municipal atue de forma mais eficiente nas áreas de maior risco.
Percepção dos passageiros
Para os passageiros, a presença da Guarda Municipal nos ônibus e estações traz um sentimento de alívio e segurança. "Eu costumava ficar com medo de usar transporte público à noite, mas, desde que começaram essas blitze, me sinto mais tranquila", afirma a estudante Luana Silva, que utiliza ônibus diariamente na Avenida 13 de Maio.
Já para o motorista de ônibus Carlos Oliveira, que trabalha na Avenida Aguanambi, as ações preventivas têm surtido efeito também entre os condutores. "Percebemos que há menos ocorrências de assaltos e os passageiros ficam mais calmos quando veem a presença da Guarda. Isso é importante para que todos se sintam mais seguros", relata.
As blitze têm sido elogiadas tanto pelos passageiros quanto pelos profissionais que atuam no transporte público. A expectativa é que as operações continuem sendo realizadas, principalmente nas áreas com maior fluxo de pessoas e maior histórico de ocorrências.
A continuidade dessas operações faz parte da estratégia da Prefeitura de Fortaleza para reduzir os índices de criminalidade no transporte público. As autoridades locais estão monitorando os resultados da iniciativa e estudando possíveis ajustes para expandir o alcance das blitze e melhorar ainda mais a seg
urança dos cidadã.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.