Pular para o conteúdo principal

Serviços já respondem por 57% dos empregos formais no país, diz CNS Pesquisa aponta que área conta com 31,6 milhões postos de trabalho

  A pesquisa da Confederação Nacional de Serviços (CNS) apontou que o setor já responde por 57% dos empregos formais do país. Com dados relativos ao mês de maio, o levantamento mensal da entidade apurou que o segmento é responsável por 31,686 milhões dos 55,6 milhões de postos de trabalho formais no Brasil. Com base nos dados do sistema RAIS-CAGED do Ministério do Trabalho e Emprego e informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o levantamento trouxe que o setor de serviços privados não financeiros alcançou 15,7 milhões de postos de trabalho. Ainda pelo levantamento, o segmento de serviços privados não financeiros abriu 682 mil de janeiro a maio de 2025 sobre igual período no ano passado.  Neste ano, o acumulado até maio foi de 333 mil novos empregos no campo das empresas e 118 mil nos serviços voltados às famílias. Por sua vez, os setores de serviços de transportes registraram mais de 107 mil novos postos de trabalho no acumulado do ano de 2025 e igual período d...

SSPDS-CE, Sepince e Ministério dos Povos Indígenas discutem a demarcação do território Tapeba, em Caucaia

 

Com foco no fortalecimento do trabalho de prevenção à violência e no auxílio à demarcação do território indígena do povo Tapeba, na cidade de Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) recebeu, nesta quinta-feira (10), representantes do Ministério dos Povos Indígenas do Governo Federal, Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (Sepince), Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), entre outros. O encontro aconteceu no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

O secretário da SSPDS, Roberto Sá, destacou o compromisso da Secretaria em atender às demandas dos povos indígenas. “Além da minha admiração pessoal aos nossos povos indígenas, temos a obrigação, enquanto Estado, de proteger os grupos vulneráveis. Entre eles, os povos indígenas. É um tema complexo, transversal, que temos que ter a responsabilidade, enquanto operadores da Segurança Pública, de acolher as demandas, colaborar com o estabelecimento de protocolos e dar os devidos encaminhamentos”, frisou.

Para a secretária da Sepince, Juliana Alves, o momento é importante para escutar aqueles que estão no território. “Trabalhamos para dar prevenção e segurança aos nossos pares, e nós, enquanto Governo do Ceará, temos que contribuir para dar seguridade ao processo de demarcação. Acima de tudo, temos que escutar. Não podemos tomar nenhuma decisão sem ouvir aqueles que estão no território”, destacou a secretária da Sepince.

O secretário executivo do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) do Governo Federal, Eloy Terena, elogiou o compromisso do Governo do Ceará em defender os interesses dos povos originários. “Aqui temos uma iniciativa inédita, é a primeira vez em que um governo de estado está fazendo essa cooperação com o governo federal para garantir território (…) Nossa vinda aqui é para alinhar e reforçar esse elemento institucional, também trazer a compreensão de que tratar dos direitos dos povos indígenas é compromisso do estado brasileiro”.

O coordenador da Funai-CE, Thiago Anacé, concordou com a secretária da Sepince, e afirmou que a demarcação é importante para a preservação do povo Tapeba. “É uma demanda antiga do nosso povo. Queremos que as nossas próximas gerações possam usufruir desse direito conquistado. Temos feito discussões internas sobre dimensões geográficas, culturais e sobre outras situações internas relacionadas ao assunto”.

Participaram da reunião: o secretário da SSPDS, Roberto Sá; o secretário executivo de Inteligência e Defesa Social (SSPDS), Alzir Chaves; o secretário executivo de Ações Integradas e Estratégicas, Sérgio Pereira dos Santos; o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutiérrez; o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Klênio Savyo; a delegada-geral adjunta da PCCE, Teresa Cruz; o coronel subcomandante da PMCE, Vinícius Vineimar; o coordenador da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS), Harley Filho; o coordenador de Inteligência da SSPDS (Coin), Nelson Pimentel; a capitão subcomandante do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac/PMCE), Dayane Rodrigues; o chefe de gabinete da SSPDS, tenente-coronel PMCE, Cristiano Lins; o secretário executivo do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) do Governo Federal, Eloy Terena; a secretária dos Povos Índigenas do Ceará (Sepince), Juliana Alves; a secretária de Direitos Humanos do Ceará, Socorro França; o superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), João Alfredo; o secretário executivo da Sepince, Jorge Tabajara; o coordenador Jurídico da Sepince, Alexandre Fonseca; a orientadora de Célula da Sepince, Antônia Kanindé; a secretária Nacional de Gestão Ambiental e Territorial Indígena do MPI, Ceiça Pitaguary; a chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Direitos Territoriais do Ministério dos Povos Indígenas, Lara Taroco; representante da Defensoria Pública da União (DPU), Edilson Santana Filho; a técnica do Idace, Sara Juvêncio; o representante da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Thiago Anacé; e as lideranças do povo Tapeba, Sérgio Tapeba e João Casimiro Tapeba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.