Bicicletas sem uso poderão ser doadas em Fortaleza; confira como participar de novo projeto Iniciativa faz parte do Pedala Mais, política cicloviária da Prefeitura de Fortaleza
Já reparou nas bicicletas abandonadas em condomínios ou vilas, sem qualquer uso? Para dar um novo destino a elas, a Galeria de Recondicionamento e Aprendizagem sobre Bicicletas Urbanas (GRAU), iniciativa do programa Pedala Mais da Prefeitura de Fortaleza, está recolhendo essas bikes para transformá-las em oportunidade.
A GRAU recebe bicicletas doadas por pessoas físicas ou condomínios mediante cadastro on-line. Uma equipe técnica especializada vai organizar a logística de recebimento e coleta das bikes, e realizará uma triagem para decidir o destino delas: reciclagem ou reparo para doação.
As bicicletas doadas beneficiarão pessoas de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social, que poderão utilizá-las para melhorar sua mobilidade e gerar renda.
Sobre a GRAU
A Galeria de Recondicionamento e Aprendizagem sobre Bicicletas Urbanas (GRAU) é uma das iniciativas do Pedala Mais, promovido pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), com o patrocínio do Instituto de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (IC) e so Instituto Aromeiazero.
O objetivo do equipamento é promover educação e estimular o uso da bicicleta como ferramenta de geração de renda. Uma das ações é capacitar empreendedores a ampliar suas possibilidades de negócio por meio da bicicleta. O primeiro curso gratuito será realizado a partir do dia 25 de novembro na sala da GRAU, localizada na sede da AMC.
Pedala Mais
Lançado em 2023, o Pedala Mais Fortaleza é impulsionado pela Iniciativa Bloomberg para Infraestrutura Ciclável (BICI, da sigla em inglês), programa da Bloomberg Philanthropies gerenciado pela Global Designing Cities Initiative (GDCI) para a implementação de projetos inovadores relacionados à ciclomobilidade. O Pedala Mais tem como meta dobrar o número de usuários de bicicleta em Fortaleza, passando de 5% para 10% nos próximos 10 anos.
Sobre a Aromeiazero
O Instituto Aromeiazero desenvolve projetos sociais, educacionais e culturais para reduzir as desigualdades sociais e tornar as cidades mais resilientes. Nossa missão é promover mudança positiva no modo de vida das pessoas e das cidades através da bicicleta.
Atualmente, a equipe do Aro é formada por duas frentes de desenvolvimento: institucional e projetos, cada uma com uma diretoria eleita pela Assembleia Geral. Os conselheiros possuem dois anos de mandato, bem como a diretoria e não há restrição para reeleições.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.