CONSUNI aprova mudança de nome de mais dois espaços da UFC e homologa a criação do Fórum de Assistência Estudantil, entre outras pautas
Em sua 26ª sessão extraordinária, realizada na última segunda-feira (25), o Conselho Universitário da UFC (CONSUNI) aprovou, por unanimidade, a troca dos nomes de dois espaços da Universidade, dando continuidade ao processo de revisões históricas que contribuam para a adoção de símbolos mais condizentes com os valores de democracia, justiça e diversidade defendidos pela Universidade.
A primeira troca refere-se ao nome do Auditório Valnir Chagas, da Faculdade de Educação (FACED), que agora passa a se chamar Auditório Paulo Freire. Na justificativa do seu parecer e voto, a relatora Heulalia Rafante, diretora da FACED, aponta que Valnir Chagas foi “um dos principais responsáveis pelas políticas educacionais do regime de exceção, atuando de forma ininterrupta no Conselho Federal de Educação (CFE) por quatorze anos, de 1962 a 1976”, contribuindo, assim, para a elaboração e implementação de um projeto autoritário e doutrinário no Brasil.
Na contramão, Paulo Reglus Neves Freire é reconhecido nacional e internacionalmente por seu ideário marcado pela luta de classe e pela defesa de uma educação libertadora, para superação da desigualdade, da injustiça social e da opressão. Sua importância é reconhecida na alfabetização de adultos, na promoção da educação popular, na transformação do ensino em todos os níveis e na influência nas reformas educacionais.
“Esse é um texto construído a várias mãos, tendo passado pelo Conselho Departamental da FACED. Não é um processo simples, mas de longa data, porque se trata de uma disputa pela memória, algo que existe em sociedades democráticas”, ponderou a professora Heulália Rafante.
A fala foi fortalecida pela estudante Dandahra Ariadina, conselheira representante do corpo discente. “Está muito clara a disputa que estamos fazendo, não apenas nos 70 anos da UFC, mas nos 60 anos de descomemoração do golpe. Estamos reivindicando nossa posição democrática, e essa conquista de hoje é muito importante. Que possamos varrer todo o resto de maldade que esse período deixou”, pontuou.
A segunda resolução altera a denominação da Biblioteca do Curso de Arquitetura e Urbanismo para Biblioteca dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design Prof. Liberal de Castro. A mudança homenageia o professor Liberal de Castro, reconhecido por sua relevante contribuição ao desenvolvimento da Escola de Arquitetura e Urbanismo e ao ensino de Arquitetura na UFC, além de atender a uma demanda do curso de Design, que passará a ter seu nome incluído na biblioteca.
Liberal de Castro (1926-2022) participou ativamente das primeiras edificações da UFC, colaborando na construção de edifícios como o da Pró-Reitoria de Extensão (PREX) e dos anexos da Reitoria, além de estar envolvido no planejamento físico do Campus do Pici. Em 1957, fundou o Departamento do Ceará do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-CE) e foi um de seus primeiros presidentes.
Em 1964, a convite do reitor Martins Filho, fundou o curso de Arquitetura e Urbanismo ao lado dos arquitetos Ivan da Silva Brito, José Armando Farias e José Neudson Bandeira Braga. Liberal recebeu a Medalha de Mérito Cultural da UFC em 1988, aposentou-se em 1993 e foi reconhecido como Professor Emérito em 2007.
RECONHECIMENTO – Outras duas pautas importantes votadas na sessão foram a indicação de servidores para receberem a Medalha UFC 70 Anos e a criação do Fórum de Assistência Estudantil, vinculado à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE).
Sob relatoria do próprio reitor Custódio Almeida, os nomes indicados para a Medalha UFC 70 Anos foram aprovados por unanimidade. Ao todo, 14 unidades acadêmicas – entre pró-reitorias, secretarias e o Gabinete do Reitor – indicaram 30 servidores, escolhidos a partir da escuta e de sugestões de colegas, e levando em consideração aspectos como tempo de serviço e destaques em suas contribuições à Universidade. A cerimônia de entrega acontecerá no dia do aniversário de 70 anos da UFC, em 16 de dezembro de 2024.
Igualmente aprovada por unanimidade, a criação do Fórum de Assistência Estudantil tem por finalidade garantir a participação efetiva dos estudantes e da comunidade universitária na formulação e execução das políticas de assistência aos discentes, garantindo a promoção da equidade e da transparência na gestão de recursos.
Destacada no relatório de transição da atual gestão da UFC e depois reivindicada pelo movimento estudantil, a proposta do Fórum e seu regimento interno foram elaborados por um grupo de trabalho (GT) designado pelo CONSUNI em outubro deste ano.
Ao todo, serão 21 participantes, sendo 11 discentes e 10 servidores. A coordenação será eleita entre os representantes do plenário, e a assembleia contará com a representação de cada centro ou diretório acadêmico da UFC. “A criação desse Fórum é uma vitória do movimento estudantil da UFC junto à PRAE”, frisou a estudante Dandahra Ariadina.
PAUTAS – Finalizou o conjunto de pautas da sessão a homologação da Resolução Ad Referendum nº 58/CONSUNI, de 8 de novembro de 2024, que extingue a Divisão de Atividades Desportivas da PRAE, frente à criação, aprovada em agosto deste ano, da Secretaria de Esporte da UFC. O novo órgão passa a ser responsável pela idealização e gestão de todas as políticas e ações relacionadas ao desporto dentro da Universidade.
Também foi aprovada a indicação da Profa. Maria Denise Nunes Rodrigues para integrar o Conselho Curador da Fundação de Apoio à Ciência, Cultura, Estudos e Pesquisas (FACEP), na qualidade de Conselheira Científica, em substituição ao Prof. Alexandre Oliveira Lima.
Fonte: Divisão de Apoio aos Conselhos Superiores da UFC – e-mail: conselhos@ufc.br
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.