Prefeitura de Fortaleza conclui alargamento da Av. Carneiro de Mendonça; via é nova rota para ciclistas Obra incluiu nova ciclovia, acomodação das quatro faixas de tráfego e elementos de segurança viária na região do Jóquei Clube
A Prefeitura de Fortaleza concluiu a obra de alargamento da Av. Carneiro de Mendonça, que recebeu ciclovia, reorganização do tráfego e elementos de segurança viária, dando mais comodidade a quem trafega pela região e garantindo uma mobilidade mais sustentável para o perímetro.
O trabalho, coordenado pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), foi realizado no trecho que abrange a Avenida Lineu Machado e a Rua Paulo Frontin, no bairro Jóquei Clube. Os serviços foram finalizados no último dia 30 de outubro, com a nova sinalização da via.
Entre as intervenções, foi implantada uma ciclovia bidirecional de 335 metros, conectando toda a rede cicloviária da região, ligando à ciclofaixa da própria Av. Carneiro de Mendonça, à ciclofaixa da Avenida Lineu Machado e à existente na Rua Rio Grande do Sul.
Usuária de bike diariamente, Mônica Maria Oliveira Silva, de 43 anos, expressou satisfação com a nova infraestrutura. “Achei maravilhoso, era necessário porque tinha muito acidente. Ando de bicicleta todo dia e me sinto segura, eu que sou medrosa, me sinto segura agora”, comemorou.
O articulador da Gestão Cicloviária na SCSP, Anderson Yago, destacou que a medida traz benefícios a todos os agentes do tráfego.
“O projeto é benéfico para motoristas, ciclistas e pedestres, as intervenções geraram mais fluidez, nós preservamos a capacidade viária e garantimos a segurança dos ciclistas, que não precisam mais competir espaço com os carros e motos na via. O projeto também foi essencial para consolidar o corredor cicloviário que liga o bairro do Pici à Parangaba, isso também incentiva o uso da bicicleta como transporte e facilita os deslocamentos no dia a dia”, reforçou.
Mudanças
As intervenções também incluíram a remoção da conversão à esquerda, a adequação da via para comportar as quatro faixas de tráfego, respeitando a demanda da área, e a readequação do tempo semafórico, medidas que contribuem para aumentar a fluidez do trânsito e reduzir congestionamentos.
Além disso, um estágio exclusivo para pedestres foi criado na interseção da Av. Carneiro de Mendonça com a Rua Professor Manoel Lourenço. Essa iniciativa visa garantir a segurança dos pedestres, especialmente crianças, idosos e pessoas com baixa mobilidade que frequentam alguns equipamentos da região, a exemplo do Hospital da Mulher e da policlínica Dr. Lusmar Veras Rodrigues.
“Frequento aqui todo dia, no princípio achei que seria ruim, mas ficou mais amplo, pavimentado, o acesso ficou melhor. Melhorou porque agora alargou, ficou mais fácil para os pedestres passarem, diminuiu os acidentes, ficou ótimo”, comentou Marcos Vinicius, eletricista automotivo que trabalha no bairro.
A via também recebeu melhorias paisagísticas, nova sinalização horizontal e vertical, com faixas de pedestres e de retenção, linhas divisórias de fluxo, dentre outras implantações, que disciplinam o tráfego e tornam o deslocamento mais seguro.
Pedala Mais
As ações fazem parte do programa Pedala Mais, política cicloviária lançada pelo prefeito José Sarto, que tem como objetivo dobrar o número de usuários de bicicleta em Fortaleza pelos próximos 10 anos. A iniciativa busca transformar Fortaleza na capital latino-americana das bicicletas.
Além da ampliação da malha cicloviária, que atualmente conta com 470 km, e deve alcançar os 500 km até o final de 2024, o Pedala Mais propõe ações de manutenção e melhorias nas infraestruturas cicloviárias, instalação de elementos de proteção, ampliação do Bicicletar, plantio de árvores, elementos inovadores como o primeiro painel de dados de ciclistas, a construção de novos bicicletários, assim como encontros periódicos com a comunidade ciclista e atividades de incentivo ao uso da bicicleta já incorporadas no calendário da cidade, como a Ciclofaixa de Lazer.
Recentemente, o programa conquistou o Prêmio Bicicleta Brasil, promovido pelo Ministério das Cidades. O Pedala Mais ficou em primeiro lugar da categoria 5 do Prêmio, reservada a “Projetos, Planos, Programas e Urbanização”, seguido pelo Bicicletar, um dos braços do programa, que alcançou o 2º lugar da mesma categoria.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.