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Governo avalia reduzir tarifa de importação para baratear alimentos Foco será no estímulo da produção agrícola local, diz Rui Costa

  O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou, nesta sexta-feira (24), que o governo pode reduzir o Imposto de Importação para baratear o preço de determinados alimentos no mercado brasileiro. Segundo ele, estudos já estão sendo feito para garantir a paridade com os preços internacionais. “O preço se forma no mercado, o mercado é competitivo. Se nós tornamos mais barato a importação desses produtos, vão ter vários fatores econômicos do mercado importando esses produtos, porque tem uma diferença de preço e, portanto, vão enxergar um lucro a ganhar. Vão importar e ajudar a baixar o preço do produto interno, pelo menos, ao preço internacional”, disse, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, lembrou que medida semelhante foi adotada no ano passado para segurar os preços do arroz e garantir o abastecimento após as enchentes no Rio Grande do Sul. O estado responde por 70% da oferta nacional do p...

Fortaleza celebra 10 anos do Bicicletar e a transformação da mobilidade urbana da Cidade

 Fortaleza celebra 10 anos do Bicicletar e a transformação da mobilidade urbana da Cidade


Sistema ultrapassou a marca de 7 milhões de viagens; com expansão, metade da população atualmente vive a menos de 500 metros de uma estação (Fotos:Divulgação/PMF)

O Bicicletar, sistema público de bicicletas compartilhadas de Fortaleza, celebra no próximo sábado (14/12) uma década de funcionamento, consolidando-se como referência nacional em mobilidade ativa e sustentável. A data marca também a maior fase de expansão e modernização do programa, que esse ano passou a operar em todas as 12 Regionais da Cidade com renovação dos equipamentos e inclusão de bikes elétricas à frota. A medida permitiu que 52% da população viva a menos de 500 metros de uma estação do sistema.

Com mais de 2,4 milhões de habitantes, a capital cearense tem se destacado ao democratizar o acesso à política pública de deslocamento sustentável. Fortaleza se evidencia na comparação com outras cidades brasileiras que possuem iniciativas similares. São Paulo e Rio de Janeiro possuem apenas 18,1% e 6,5% da população, respectivamente, próximas de uma estação.

Marcelo da Silva é entregador e começou a utilizar o Bicicletar nesta semana graças à Estação 266 - Gonzaguinha de Messejana, entregue este ano, localizada a apenas duas quadras da sua casa. Com a sua bicicleta própria que utiliza para trabalhar em reparo, o sistema tornou-se a solução ideal para ele. “É muito fácil usar o Bicicletar. Daqui eu posso fazer entregas, visitar minha mãe no [bairro] Tancredo Neves. Tudo que eu puder fazer de bicicleta, eu faço”, compartilha.

Marcelo também reflete outra peculiaridade do sistema público de bicicletas compartilhadas de Fortaleza. Enquanto o acesso às bikes compartilhadas é mais comum em áreas nobres nas cidades do sudeste brasileiro, Fortaleza expande a iniciativa para as periferias.

Expansão liga a periferia às áreas mais desenvolvidas

A ampliação do Bicicletar proporciona mais lazer, estimula a mobilidade ativa e reforça o cunho social e inclusivo do sistema público de compartilhamento de bikes. Os critérios para a escolha da localização das novas estações transcendem a infraestrutura cicloviária – atualmente superior a 495 km de extensão - e incluem a implantação em bairros com menor acesso a oportunidades de educação e de emprego, bem como considera a densidade demográfica.

“Com novas estações espalhadas por todas as Regionais, é possível conectarmos as áreas periféricas da Cidade, onde reside a maior parte da população de baixa renda, às áreas mais centrais, onde se concentram os principais postos de trabalho e instituições de ensino. Além do incentivo à mobilidade ativa, o Bicicletar contribui para melhorar o acesso das populações de baixa renda às oportunidades e ainda facilitando integração do modal ciclístico com o transporte público, que já ocorre desde o início do programa”, destaca Isabela Castro, coordenadora de Mobilidade da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP).

Consolidação

O Bicicletar tem passado por um processo de transformação gradativo desde o início da operação, em dezembro de 2014. O sistema inicialmente gerido totalmente sob patrocínio da iniciativa privada nos cinco primeiros anos de execução, passou a ser custeado em maior parte pelo poder público desde 2019, garantindo a sua expansão com recursos provenientes da venda dos cartões da Zona Azul, o sistema de estacionamento rotativo.

Para a expansão, uma equipe intersetorial foi destinada para gerenciar o programa no ano passado. As melhorias também incluem a renovação das estações e bicicletas existentes e a incorporação ao sistema de 100 bicicletas elétricas, as chamadas e-bikes neste ano.

Em outubro, o Bicicletar alcançou uma média recorde de 3.967 viagens diárias, totalizando mais de 123 mil viagens no mês. Já o dia 22 de outubro foi responsável pelo pico de viagens desde o início da operação, com 4.472 utilizações. Para atender a demanda, a frota atual é de 1.593 bicicletas, a maior já disponível desde a criação do programa.

Ao todo, a iniciativa viabilizou mais de 7,2 milhões de viagens, estimando-se que mais de 286 mil usuários utilizaram o sistema e impedindo a emissão de mais de 2.950 toneladas de gás carbônico na atmosfera.

“A bicicleta, no sistema público de compartilhamento de Fortaleza, é uma forma de poder complementar os deslocamentos diários ou, até mesmo, ser um meio de transporte acessível e gratuito para que essas pessoas possam se locomover no cotidiano”, reforça Antônio Ferreira Silva, superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), órgão responsável pela operação do sistema.

Pedala Mais

O maior acesso da população às bikes compartilhadas é possível graças a uma abrangente política pública de incentivo à mobilidade, fortalecida pela Prefeitura em 2023 com a criação do programa Pedala Mais, que engloba uma série de projetos de inovação, infraestrutura e sustentabilidade.

A meta é tornar Fortaleza a cidade mais ciclável da América Latina, dobrando o número de ciclistas de 5% para 10% em 10 anos. A iniciativa nasceu após a cidade ser a primeira colocada no programa Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (BICI), dentre 275 concorrentes de todo o mundo.

Com os investimentos do Pedala Mais, o Bicicletar está aumentando o número de estações e a disponibilização de bikes. Com 58 novas implantações e outras 114 renovações este ano, o sistema possui atualmente 252 estações e passou a abranger pela primeira vez todas as 12 Regionais da cidade em setembro.

Como utilizar o sistema

O Bicicletar oferece passe gratuito para usuários do Bilhete Único, permitindo viagens de até 60 minutos, de segunda a sábado, e 90 minutos aos domingos e feriados, com intervalo mínimo de 15 minutos entre as viagens. Fora do intervalo, é necessário adquirir Para outras opções, os passes estão disponíveis (hiperlink: https://www.bicicletar.com.br/comoutilizar.aspx).

Os usuários podem se cadastrar no aplicativo do Bicicletar, disponível para Android e iOS, e escolher ou reservar sua bicicleta. Alternativamente, é possível retirar as bikes utilizando o Bilhete Único diretamente nas estações, aproximando o cartão do leitor para liberar a bicicleta.

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