Pular para o conteúdo principal

Consulta pública avalia inclusão de vacina contra herpes zóster no SUS Proposta da Saúde prevê imunização de idosos a partir de 80 anos

  O Ministério da Saúde abriu nesta quarta-feira (17) uma consulta pública para discutir a incorporação da vacina contra o herpes zóster no Programa Nacional de Imunização (PNI). A proposta contempla idosos com 80 anos ou mais, e indivíduos imunocomprometidos a partir de 18 anos . A Consulta Pública nº 78  ficará disponível até 6 de outubro na plataforma Participa + Brasil . Até o momento, já foram registradas 75 contribuições.  Qualquer pessoa pode enviar opiniões e sugestões sobre o tema. Para participar, é necessário preencher o  formulário eletrônico . Os interessados podem enviar até dois arquivos com sugestões ou documentos de apoio. O envio de dados pessoais, informações sensíveis ou materiais de terceiros sem autorização não é permitido. As contribuições serão analisadas pela comissão técnica, que decidirá sobre a incorporação da vacina. Os relatórios técnicos que embasam a recomendação preliminar da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec),...

Saiba que tipo de atendimento buscar ao ter sintomas de covid-19

 

UPAs devem receber apenas casos de síndrome respiratória aguda grave

Diante do aumento dos casos de covid-19 e outras síndromes gripais, é comum a procura nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Essas unidades são voltadas principalmente para atendimento de urgência e emergência, por isso é importante estar atento(a) aos sintomas para buscar atendimento na unidade de saúde mais adequada.

As UPAs atendem pacientes de média complexidade e são consideradas um meio-termo entre unidades básicas de saúde e hospitais. Neste locais, os médicos prestam atendimentos que controlam os sintomas e detalham o diagnóstico, permitindo que o paciente seja estabilizado e possa voltar para casa. Em casos mais específicos, ele é encaminhado a um hospital.

UPAs são recomendadas para atendimentos de urgência e emergência. Em caso de covid-19, os sintomas indicados são falta de ar, dor no peito e tosse intensa e persistente

“A covid-19 é um quadro gripal caracterizado por febre, dor de garganta, coriza e tosse. Se o paciente estiver com esses sintomas, é indicado ir a um posto de saúde. Porém, em sintomas mais graves como falta de ar, dor no peito ou alterações no quadro de saúde decorrentes de diabetes e pressão alta, por exemplo, então é recomendado ir a uma UPA”, explica o coordenador do serviço médico da UPA José Walter, João Carlos Saraiva.

Segundo o profissional, é recomendado fazer o teste a partir do terceiro dia de sintomas para um resultado mais preciso. “No caso específico das UPAs, os testes são realizados em pacientes internados e com perfil de testagem. Sobre a vacinação, vale ressaltar que ocorre nos postos e não nas UPAs”, explica.

Ainda segundo o médico, no primeiro dia de sintomas é importante usar máscara, manter os cuidados de higiene e distanciamento. Caso os sintomas persistam, o paciente deve se dirigir a uma unidade de saúde, de acordo com o perfil. “O foco da UPA são os casos de síndrome respiratória aguda grave que a covid-19 pode causar. Porém, com a vacinação em dia, diminuem bastante as chances desse tipo de ocorrência. Já o posto de saúde tem como foco a testagem de casos suspeitos e controle de sintomas leves”, informa Carlos. “Quem estiver no grupo prioritário é importante buscar se vacinar”, complementa.

Nas UPAs, são distribuídas pulseiras aos pacientes que indicam prioridade na escala de atendimento

UPAs seguem “Protocolo Manchester” na escala de atendimento

A classificação de risco nas UPAs é baseada no Protocolo de Manchester, que permite a identificação da prioridade clínica e a definição do tempo-alvo recomendado até a avaliação médica caso a caso.

Ao chegar à unidade, um profissional da enfermagem faz uma avaliação das queixas relatadas, sinais e sintomas clínicos apresentados. Após essa triagem, o paciente é classificado em uma escala de prioridades definida por cores. Enquanto a pulseira vermelha indica emergência com atendimento imediato a pacientes com risco iminente de morte, a pulseira verde representa atendimento pouco urgente, por isso, com tempo maior de espera.

A estrutura da UPA engloba raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação, o que colabora para a otimização das filas nos prontos-socorros dos hospitais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.