
Após a entrega da mensagem que revoga Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (TMRSU), conhecida popularmente como “taxa do lixo”, realizada pelo prefeito Evandro Leitão (PT) à Mesa Diretora, na manhã desta quinta-feira, 02, no Paço Municipal, o presidente da Câmara Municipal, vereador Léo Couto (PSB) anunciou que irá definir a data da sessão extraordinária nos próximos dias.
O prefeito Evandro Leitão (PT) pediu à Câmara a celeridade na tramitação da matéria e afirmou que a extinção da taxa, não trará aumento na carga tributária para os fortalezenses, já que a Prefeitura pretende compensar a perda de receita, estimada em R$ 120 milhões por ano, com ajustes nos gastos públicos.
Ao ser questionado sobre a possibilidade de anistiar dívidas de contribuintes inadimplentes com a taxa do lixo ou de ressarcir os valores pagos por aqueles que estão em dia, Leitão, afirmou que a atual situação financeira da Prefeitura impede decisões retroativas sobre o tributo.
“O nosso compromisso foi a revogação da taxa do lixo de hoje por diante. Essa lei que ainda está em vigor é algo obrigatório no sentido de pagamento, então eu não posso fazer nenhuma afirmação para trás, o que posso afirmar é para frente. Seria uma irresponsabilidade falar sobre anistia, ressarcimento às pessoas que pagaram ou aquelas que estão na Dívida Ativa”, declarou.
Na ocasião, o presidente da Câmara, vereador Léo Couto (PSB) informou que pretende convocar uma sessão extraordinária nos próximos dias para votação da matéria. Segundo ele, o processo de formação das comissões está em andamento e, assim que finalizado, será definida a data da sessão extraordinária.
“Primeiro agradecer ao prefeito em nome da população por esta mensagem, uma tema tão debatido, promessa de campanha e hoje primeiro dia útil do ano, estamos em andamento na formação das comissões e, nos próximos dias, estaremos colocando o dia exato da extraordinária, deixando bem às claras para todos os vereadores como será o trâmite”, concluiu.


Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.