Porto de Fortaleza recebe operação das Marinhas do Brasil e da França, com apresentação de míssil na baía do Porto
1200 militares do Brasil e da França participaram, nesta terça-feira (25/03), de mais uma etapa da Operação Jeanne d’Arc.
O evento, realizado na baía do Porto de Fortaleza, foi marcado pela apresentação da Bateria de Lançadores Múltiplos de Foguetes (LMF) ASTROS (Bia LMF), adaptada com o Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MANSUP).
O equipamento da Marinha do Brasil chegou do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (24/03), no Porto de Fortaleza, e tem capacidade de alcance de 70 quilômetros.
De acordo com a Marinha do Brasil, o objetivo do exercício é demonstrar a capacidade expedicionária da instituição.
Aeronaves, veículos e navios
A operação também contou com a apresentação de aeronaves, viaturas, carros de combate, embarcações de desembarque anfíbio da Marinha Nacional Francesa, Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf), helicópteros UH-15 Super Cougar, a Fragata Surcouf (F711) da Marinha Nacional Francesa, além dos dois navios que receberam 3025 pessoas, na visitação pública ocorrida, neste final de semana, no Porto de Fortaleza: o Navio Doca Multipropósito Bahia (NDM Bahia), da Marinha do Brasil e o Porta-Helicópteros Anfíbio Mistral (L9013), da Marinha da França.
A importância da Operação Jeanne d’Arc
Ainda de acordo com a Marinha do Brasil, a Operação Jeanne d’Arc é um dos principais treinamentos militares no litoral nordestino.
A operação que começou no sábado (22/03) e segue até esta quarta-feira (26/03), tem viabilizado o intercâmbio entre as Marinhas do Brasil e da França, permitindo, dessa maneira, a evolução das capacidades operacionais das duas nações.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.