Pular para o conteúdo principal

Ondas de calor ainda são negligenciadas no Brasil, diz pesquisadora Chegada do El Niño pode provocar extremos e aumentar riscos à saúde

  Ondas de calor ainda são negligenciadas no Brasil, diz pesquisadora Chegada do El Niño pode provocar extremos e aumentar riscos à saúde Rafael Cardoso - Repórter da Agência Brasil Publicado em 11/08/2026 - 20:16 Rio de Janeiro © Bruno Peres/Agência Brasil Versão em áudio As ondas de calor ainda são um desastre "completamente negligenciado” no Brasil e podem se tornar mais frequentes e intensas com a chegada de um novo El Niño. O alerta é da professora do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Renata Libonati, que também é membro do Comitê de Especialistas em Monitoramento Climático da Organização Meteorológica Mundial (OMM). Com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS) de 14 regiões metropolitanas do país, a pesquisadora afirma que foram identificadas 50 mil mortes motivadas por ondas de calor entre os anos 2000 e 2020 . Apesar do número expressivo, o problema ainda não recebe a devida importância, na avaliação da pesquisadora. ...

Aprovados na Alece criação de 358 cargos de investigador de polícia e mais 13 projetos

  - Foto: Dário Gabriel

O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou, nesta quarta-feira (02/04), projeto de lei do Poder Executivo que prevê a criação de 358 cargos efetivos de oficial investigador da Polícia Civil nos seus quadros. Além desse, foram aprovados mais um projeto do Poder Executivo e doze de parlamentares, sendo um projeto de emenda constitucional, oito projetos de lei e três de indicação.

Conforme o projeto 30/25,  do Governo do Estado, a criação dos novos cargos, somados aos 142 cargos hoje existentes na estrutura da Polícia Civil, vai permitir a abertura de concurso público para a nomeação de 500 novos policiais.

Segundo o Executivo estadual, a iniciativa visa não apenas aumentar a quantidade de profissionais nas ruas, mas, principalmente, fortalecer a atuação da Polícia Civil no combate à criminalidade, expandindo sua capacidade investigativa e o atendimento à população. A medida contempla ainda a ampliação dos serviços prestados pelos distritos policiais, com especial atenção para as regiões do interior do Estado que, historicamente, enfrentam desafios adicionais relacionados à segurança.

Também de autoria do Executivo, foi aprovado o PL 29/25, que dispõe sobre a repactuação dos contratos administrativos para execução indireta de serviços no Poder Executivo, propondo disciplinar, especificamente, o regime de contratação de serviços envolvendo o emprego de mão de obra nos órgãos e entidades do poder.

Já a proposta de emenda constitucional 02/2025, de autoria do deputado Renato Roseno (Psol), altera o artigo 264 da Constituição do Estado, determinando que cabe ao estado do Ceará promover o licenciamento ambiental de atividades e empreendimentos utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, de qualquer forma, de causar degradação ambiental.

Dos projetos de lei de parlamentares aprovados, dois são de autoria do deputado Alysson Aguiar (PCdoB). O 176/24 acrescenta inciso ao artigo 2º da Lei n.º 18.085, de 31 de maio de 2022, que institui a Rota do Turismo Religioso no Estado do Ceará, enquanto o 777/24 denomina de Professora Fernanda Maria Gomes de Amorim a escola de ensino médio em tempo integral (EEMTI) localizada no bairro Messejana, em Fortaleza.

O 375/24, da ex-deputada Gabriella Aguiar (PSD) e do deputado Antônio Granja (PSB), reconhece, no âmbito do estado do Ceará, 16 de maio como o Dia do Geriatra. O 472/24, da deputada Marta Gonçalves (PSB), concede Título de Cidadão Cearense a Emerson Mariano da Silva. O 813/24, do deputado João Jaime (Progressistas), denomina de José Firmino de Arruda a escola estadual de ensino médio em tempo integral a ser construída no Distrito de Manhoso, no município de Viçosa do Ceará.

Foram aprovados ainda os PLs 822/24, do deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas), que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará a semana estadual para celebrar a amizade entre os animais de estimação e seus tutores, com emenda do deputado Guilherme Sampaio (PT); o 836/24, do deputado Jeová Mota (PSB), denominando como José Arteiro Rosa o terminal rodoviário localizado no município de Tamboril, e o 559/23, da deputada Larissa Gaspar (PT), que institui no âmbito das escolas da rede pública estadual de ensino a Campanha de Conscientização e Combate ao Uso de Fogos de Artifício Produtores de Poluição Sonora.

A Casa aprovou também os projetos de indicação 328/23, da deputada Marta Gonçalves; 386/23, do deputado Davi de Raimundão (MDB), e 544/23, do deputado Guilherme Sampaio (PT).

Edição: Clara Guimarães

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Chacina em Maranguape

 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 *~𝐍🅾️𝐭í𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐂🅾️𝐦 ©️𝐫𝐞𝐝𝐢𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞~* *©️𝐞𝐚𝐫á 𝐧𝐚 🅿️𝐚𝐧𝐝𝐞𝐦𝐢𝐚 𝐝𝐚 🅱️𝐚𝐥𝐚*🔫 *MAIS UMA MULHER É ASSASSINADA,JÁ SÃO 2️⃣3️⃣3️⃣ MULHERES ASSASSINADAS NO CEARÁ* *A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NÃO PARA NO CEARÁ* *MARANGUAPE/CHACINA* Segundo informações quarto pessoas foram executadas no Distrito de Amanari.  Elemento pernicioso, do Fundoró, Amanari, lesionado a bala, e depois de alguns minutos veio a óbito. Segundo informes, os algozes são da GDE da Babilônia. Tbm Amanari. Estavam em uma casa, onde foi invadida e começaram a disparar em todos. 04 obitos no local,03 homens e uma mulher.  *🅰️𝐆𝐔𝐀𝐑𝐃𝐀𝐍𝐃𝐎 𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀ÇÕ𝐄𝐒* 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 🚔 *T&RÇ@-F&IR@/14/11/𝟐𝟎𝟐3*