A Sexta-Feira Santa é parte do tríduo pascal, celebração da Igreja Católica que retoma a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A data varia a cada ano porque tem como referência o período da Festa de Pessach (páscoa judaica), citado nos evangelhos cristãos. “Quando a gente vislumbra o período de preparação para a páscoa, isso vai acontecer por uma tradição que vem desde antes do período cristão, e já era praticada pelo judaísmo”, explica Ana Beatriz Dias Pinto, doutora em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Segundo a especialista, os escritos relatam que, para os judeus, a festividade ocorria no sábado e domingo de lua cheia após o início da primavera no hemisfério norte (outono no hemisfério sul). “Quando Jesus foi sentenciado à morte, eles precisaram antecipar o momento de crucificação dele - que foi o castigo imposto na época - para que não atrapalhasse as festividades dos judeus. Então, acabou sendo numa sexta-feira”, diz. Na celebração judaica, a ...
PAPO DE FINAL! Maranguape e Quixadá entram em campo neste sábado (12), às 16h, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, para decidir quem será o campeão da Série B do Campeonato Cearense 2024. A partida terá transmissão ao vivo pela TV Ceará e pelo canal da Federação Cearense de Futebol (FCFTV) no YouTube.
Ambas as equipes já asseguraram o acesso à Primeira Divisão estadual na temporada 2026, após vitórias emocionantes nas semifinais, no último fim de semana. Agora, buscam coroar a campanha com o título da competição.
Será a primeira vez que Maranguape e Quixadá se enfrentam em uma final da Série B. Apesar disso, os dois clubes têm histórico em decisões da Segundona. O Quixadá, conhecido como Canarinho do Sertão, tem um título conquistado em 1967 e três vice-campeonatos. Já o Maranguape, o Gavião da Serra, chega à sua quinta final com a esperança de levantar a taça pela primeira vez, após quatro vices anteriores.
Na fase classificatória, as duas equipes terminaram com 16 pontos, o que evidencia o equilíbrio do confronto. Nas semifinais, tanto Maranguape quanto Quixadá saíram atrás no placar, mas conseguiram reverter os resultados, garantindo de forma dramática suas vagas na elite do futebol cearense.
O confronto contará com o comando de Marcelo de Lima Henrique, Árbitro Master que possuiu escudo FIFA de 2008 a 2014.
Confira a escala:
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Master CBF)
Árbitro Assistente 1: Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA)
Árbitro Assistente 2: Antonio Wellington Furtado (Especial)
Quarto Árbitro: Michelle Peixoto Safatle (CBF)
Quinto Árbitro: Carlos Eduardo Barbosa do Nascimento (Promissor CBF)
Inspetor de Arbitragem: Paulo Silvio dos Santos
A edição de 2025 irá homenagear o Tenente-Coronel Landim, reconhecido por sua atuação firme e comprometida com a ordem pública.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.