Prefeitura aumenta em 143% os serviços de podas nos primeiros 100 dias de gestão
O reforço preventivo tem reduzido as quedas de árvores durante período chuvoso na Capital

Nos primeiros 100 dias da gestão do prefeito Evandro Leitão, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), mais que dobrou o número de podas realizadas na cidade. De 1º janeiro a 31 de março de 2025, foram realizados 4.288 serviços de podas, um aumento de 143% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 1.760 podas.
O reforço preventivo tem reduzido, sobretudo, os impactos do período chuvoso, quando as ocorrências de quedas de árvores tendem a aumentar. Com 14 equipes atuando diariamente nas ruas, a UrbFor conseguiu antecipar ações e reduzir o risco de acidentes e transtornos para a população, gerando uma redução de 37% no número de quedas de árvores. De janeiro a março de 2025, foram registradas 343 quedas, enquanto no mesmo período de 2024 ocorreram 543.
"A quadra chuvosa é sempre um período crítico para a arborização da cidade. As árvores ficam mais vulneráveis, podendo cair e causar danos. O aumento no número de podas nos permitiu atuar de forma mais eficiente na prevenção, garantindo mais segurança para a população", enfatiza o superintendente da UrbFor, Marcelo Lemos.
A UrbFor realiza podas preventivas e por demanda durante todo o ano, em todos os bairros de Fortaleza. Os serviços são orientados por equipes qualificadas, compostas por engenheiros agrônomos, que vão até o local público para avaliar as condições da planta. As podas são feitas de acordo com a necessidade da planta, seja para correção, manutenção, limpeza, tratamento de parasitas ou para desobstrução de semáforos, placas de trânsito e iluminação pública.
Além disso, podas irregulares podem oferecer risco de queda, conforme alerta o diretor de conservação e monitoramento da UrbFor, Raphael Martins. "As pessoas costumam realizam a poda sem orientação técnica ou autorização da Prefeitura, o que pode desbalancear a árvore. É fundamental que a população tenha consciência da importância do acompanhamento técnico, pois só assim conseguiremos garantir a saúde das árvores e a segurança dos Fortalezenses”, pontuou. O serviço de podas pode ser solicitado através do telefone 156 ou nas Centrais de Acolhimento das Regionais.
Para o recolhimento de galhos e árvores caídas em logradouros públicos, o cidadão pode encaminhar o pedido pelo número de WhatsApp (85) 9 8682-2269. O contato é exclusivo para o recebimento de demandas de árvores caídas e, por meio dele, o solicitante pode enviar fotos e vídeos, junto ao endereço da ocorrência. No caso de árvores caídas no período noturno, nos finais de semana e em feriados, a demanda deve ser solicitada junto ao Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.